A utilização das Barras Cuisenaire no ensino e aprendizagem da matemática: uma experiência com alunos do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Rita Garrido
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/65935
Resumo: Dissertação de mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_9ac2c6c638236e9122170d24bc7697dd
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/65935
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização das Barras Cuisenaire no ensino e aprendizagem da matemática: uma experiência com alunos do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básicoThe application of Cuisenaire Bars in the teaching and learning of mathematics: an experience with students from the 1st and 2nd cycles of basic educationBarras de CuisenaireMateriais manipuláveisMultiplicaçãoPadrõesRegularidadesCuisenaire barsManipulable materialsMultiplicationPatternsRegularitiesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino BásicoO presente projeto de intervenção pedagógica supervisionada foi realizado no âmbito da unidade curricular de Estágio, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, foi implementado numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e numa turma do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Para além de proporcionar aos alunos uma experiência didática com as Barras Cuisenaire tornando a aprendizagem da matemática mais significativa, este projeto procurou perceber de que forma é que este material manipulável ajudou os alunos a compreender melhor os conceitos matemáticos abordados ao longo das intervenções. Para isso foram definidas as seguintes questões de investigação: Q1 – De que forma é que as Barras Cuisenaire foram utilizados pelos alunos durante a realização das tarefas propostas? Q2 - De que forma é que a utilização das Barras Cuisenaire em sala de aula ajudou os alunos na realização das tarefas propostas? Q3 - Quais foram as dificuldades sentidas pelos alunos durante a utilização das Barras Cuisenaire? Q4 - Os alunos conseguem transferir as aprendizagens construídas com o auxílio das Barras Cuisenaire para outras questões curriculares? O presente projeto de intervenção procurou adotar uma metodologia que se identifica com as caraterísticas do modelo de investigação-ação seguindo um processo cíclico que integra as seguintes etapas: observar, planificar, agir e avaliar. Os principais instrumentos de recolha e analise de dados, no decorrer de todo o projeto, foram: produções realizadas pelos alunos, notas de campo, registos reflexivos, registos fotográficos e registos de áudio e também foram aplicados dois questionários a ambas as turmas. O presente projeto de intervenção pedagógica supervisionada revelou, de um modo geral, que a manipulação e a observação das Barras Cuisenaire, seguida de uma ação interativa e reflexiva acerca das tarefas executadas com as mesmas, contribuiu para o desenvolvimento da abstração matemática e do pensamento lógico dos alunos, encorajando-os a descobrirem conceitos que são os alicerces da maioria dos conteúdos a estudar.The present project consists on a supervised pedagogical intervention developed in the context of the course unit Internship, from the master’s degree in the Teaching of the 1st cycle of Basic Teaching and of Mathematics and Natural Science of the 2nd cycle of Basic Teaching. The project was, thus, implemented in a class from the 3rd grade of the 1st cycle of Basic Teaching, as well as on a class from the 6th grade of the 2nd cycle of Basic Teaching. Besides allowing the students to have a didactic experience with Cuisenaire Bars and a more significant mathematical learning, the purpose of this project was to try to understand in what way this manipulable object helped the students to better understand the mathematical concepts studied throughout all the interventions. In order to do that, the following research questions were defined: Q1 – In what way were the Cuisenaire Bars used by the students during the execution of the proposed tasks? Q2 – In what extent did the using of the Cuisenaire Bars in the classroom helped the students in the execution of the proposed tasks? Q3 – What were the difficulties felt by the students during the use of the Cuisenaire Bars? Q4 – Can the students transfer the learning they deleveloped with the help of the Cuisenaire Bars to other curricular questions? In this context, the intervention project sought to adopt an appropriate methodology for the characteristics of the investigation-action model, following a cyclic process that integrates the following stages: observe, plan, act and evaluate. The main instruments used for the gathering and analysis of data during the entire project were productions executed by the students, field notes, reflective records, photographic records and audio records, as well as the application of two questionnaires to both classes. The present project of supervised pedagogical intervention revealed, in a general sense, that the manipulation and observation of the Cuisenaire Bars, followed by an interactive and reflective action regarding the executed tasks using these bars, contributed to the development of mathematical abstraction, as well as the students’ logical thinking, encouraging them to discover and explore concepts that are the foundation of the majority of the studied contents.Martinho, Maria HelenaUniversidade do MinhoSilva, Ana Rita Garrido20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/65935por202366839info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/65935Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:07.727961Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização das Barras Cuisenaire no ensino e aprendizagem da matemática: uma experiência com alunos do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
The application of Cuisenaire Bars in the teaching and learning of mathematics: an experience with students from the 1st and 2nd cycles of basic education
title A utilização das Barras Cuisenaire no ensino e aprendizagem da matemática: uma experiência com alunos do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
spellingShingle A utilização das Barras Cuisenaire no ensino e aprendizagem da matemática: uma experiência com alunos do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
Silva, Ana Rita Garrido
Barras de Cuisenaire
Materiais manipuláveis
Multiplicação
Padrões
Regularidades
Cuisenaire bars
Manipulable materials
Multiplication
Patterns
Regularities
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A utilização das Barras Cuisenaire no ensino e aprendizagem da matemática: uma experiência com alunos do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
title_full A utilização das Barras Cuisenaire no ensino e aprendizagem da matemática: uma experiência com alunos do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
title_fullStr A utilização das Barras Cuisenaire no ensino e aprendizagem da matemática: uma experiência com alunos do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A utilização das Barras Cuisenaire no ensino e aprendizagem da matemática: uma experiência com alunos do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
title_sort A utilização das Barras Cuisenaire no ensino e aprendizagem da matemática: uma experiência com alunos do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
author Silva, Ana Rita Garrido
author_facet Silva, Ana Rita Garrido
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martinho, Maria Helena
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Rita Garrido
dc.subject.por.fl_str_mv Barras de Cuisenaire
Materiais manipuláveis
Multiplicação
Padrões
Regularidades
Cuisenaire bars
Manipulable materials
Multiplication
Patterns
Regularities
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Barras de Cuisenaire
Materiais manipuláveis
Multiplicação
Padrões
Regularidades
Cuisenaire bars
Manipulable materials
Multiplication
Patterns
Regularities
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/65935
url http://hdl.handle.net/1822/65935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202366839
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132462879604736