A relevância dos custos da qualidade nas PME portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sandra Pereira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7180
Resumo: Numa conjuntura económica penosa por todo o mundo, torna-se essencial que haja um apertado controlo nos custos de qualquer empresa. Ao longo da cadeia de valor de uma empresa vão existindo custos intrínsecos devido a ineficiências, improdutividade, etc. Neste contexto as Pequenas e Médias Empresas (PME) não são excepção. É neste meio envolvente, tão hostil e em constante mudança que as empresas têm que ser cada vez mais eficientes avaliando e aprimorando o seu desempenho, sob pena de deixarem de ser competitivas. Nos últimos anos o tema qualidade institui no assunto principal de muitas discussões no contexto das organizações. Melhorar a qualidade de produtos e serviços passou a ser um desafio imposto aos gestores, particularmente no que diz respeito à redução de custos. Esta minimização é concretizada através da implementação de medidas de gestão da qualidade, contudo o objectivo deve passar pela utilidade e controlo dos custos da qualidade. A ausência de produção científica significativa publicada sobre esta matéria em Portugal motiva o desenvolvimento desta dissertação, que pretende realizar uma abordagem prévia a este tema. Neste contexto esta investigação tem como principal objectivo examinar a importância dedicada pelas pequenas e médias empresas portuguesas aos custos da qualidade. O estudo desenvolvido junto das pequenas e médias empresas portuguesas procura avaliar o grau de conhecimento e a forma como as empresas utilizam a informação que obtém sobre os custos da qualidade e como a empregam para melhorar. Neste sentido foram aplicados inquéritos através de questionário a 2280 empresas distribuídas por todo o país, como instrumentos de recolha de dados, sendo estes tratados com recurso a técnicas de estatística. No final do trabalho são discutidos os resultados obtidos que evidenciam que o controlo/monitorização dos custos da qualidade não é um conceito amplamente utilizado pelas PME portuguesas. O estudo realizado consente ainda extrair diversas conclusões e apontar algumas recomendações.
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