A mobilidade como fator de desenvolvimento local em zonas de baixa densidade: o caso da ruralidade costeira de S. Jacinto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Breda, Jonathan Daniel Teles
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/16967
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do projeto de investigação «Movilidades, Diversidad Social y Sostenibilidad» e propõe-se a identificar como a mobilidade pode influenciar o desenvolvimento local de uma zona de baixa densidade demográfica, dando como exemplo a freguesia de S. Jacinto, no município de Aveiro. A mobilidade é uma das grandes invenções da humanidade e permite hoje ser um meio de desenvolvimento de uma comunidade. Também a acessibilidade, aliada à mobilidade, permite uma maior dinâmica num território isolado e de baixa densidade, contribuindo para o desenvolvimento local. Ambos os conceitos, se bem aplicados, permitem a sustentabilidade de uma comunidade, garantindo o seu desenvolvimento. O turismo se adequado corretamente às potencialidades de um território poderá ser outro elemento propulsor de desenvolvimento local originando maior sustentabilidade a um território. Mas cada lugar é único, pelo que cada território deve criar a sua própria estratégia conforme as suas potencialidades e fraquezas, bem como pelos atores envolvidos. No caso de S. Jacinto é preciso ter em atenção às características naturais e físicas do lugar no delimitar de estratégias, de forma a construir um desenvolvimento local sustentável que perdure no tempo. Ao longo do trabalho pretende-se fazer uma reflexão teórica sobre a mobilidade como fator de desenvolvimento local culminando numa análise prática à freguesia de S. Jacinto, com o propósito de perceber a realidade do local através dos próprios agentes que o configuram. Comprova-se que em S. Jacinto a falta de mobilidade, acessibilidade e serviços não permitem à freguesia desenvolver-se economicamente e turisticamente, restando como forma de sustentabilidade as mobilidades pendulares para o acesso à educação e ao emprego. Este estudo apresenta finalmente um quadro relativo às potencialidades, fraquezas, pontos fortes e pontos fracos de S. Jacinto, com base na análise socioeconómica realizada e nas entrevistas realizadas no território a diversos agentes, com o intuito de ser uma base para uma estratégia que possa contribuir para o desenvolvimento local e melhoria da qualidade de vida da população.
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O turismo se adequado corretamente às potencialidades de um território poderá ser outro elemento propulsor de desenvolvimento local originando maior sustentabilidade a um território. Mas cada lugar é único, pelo que cada território deve criar a sua própria estratégia conforme as suas potencialidades e fraquezas, bem como pelos atores envolvidos. No caso de S. Jacinto é preciso ter em atenção às características naturais e físicas do lugar no delimitar de estratégias, de forma a construir um desenvolvimento local sustentável que perdure no tempo. Ao longo do trabalho pretende-se fazer uma reflexão teórica sobre a mobilidade como fator de desenvolvimento local culminando numa análise prática à freguesia de S. Jacinto, com o propósito de perceber a realidade do local através dos próprios agentes que o configuram. Comprova-se que em S. Jacinto a falta de mobilidade, acessibilidade e serviços não permitem à freguesia desenvolver-se economicamente e turisticamente, restando como forma de sustentabilidade as mobilidades pendulares para o acesso à educação e ao emprego. Este estudo apresenta finalmente um quadro relativo às potencialidades, fraquezas, pontos fortes e pontos fracos de S. Jacinto, com base na análise socioeconómica realizada e nas entrevistas realizadas no território a diversos agentes, com o intuito de ser uma base para uma estratégia que possa contribuir para o desenvolvimento local e melhoria da qualidade de vida da população.The present paper was developed within the research project "Movilidades, Social Diversidad y Sostenibilidad" and it proposes to identify how mobility can influence local development in a costal low density area, giving as an example the village of S. Jacinto, municipality of Aveiro. Mobility is one of the greatest inventions of humanity and nowadays it is considered as an important tool for the development of a community. Combined with mobility, acessibility also contributes to foster the social and economic dynamics in isolated and low-density territories, contributing to local development. Both concepts, if properly applied, contribute to the sustainability of a community, ensuring its development. Tourism, if correctly planned based on the potentialities of a territory may be another important tool to foster local development leading to a greater sustainability. But every place is unique, so each territory must create its own strategy according to their strengths and weaknesses, as well as by the actors involved. In the case of S. Jacinto it is necessary to pay attention to the natural and physical characteristics of the place in defining strategies in order to build a sustainable local development that lasts in time. Throughout the study it is intended to make a theoretical reflection on mobility as a local development factor culminating in a practical analysis on the village of San Jacinto, in order to understand the socioeconomic aspects through the discourses of the local inhabitants and agents. The data collected demonstrate that in S. Jacinto the lack of mobility, accessibility and services do not allow the parish economically and touristically develop. However the daily commuting of the local population (to work and to study, mainly) may be understood as a factor of sustainability. Finally, the study provides a SWOT analysis, comparing the potentialities, constrains, strengths and weaknesses of S. Jacinto, based on the socioeconomic analysis and on the interviews conducted in the territory. The SWOT analysis may constitute the basis for a strategy that can contribute to local development and improve the people's quality of life.Universidade de Aveiro2017-03-06T17:15:24Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/16967TID:201580780porBreda, Jonathan Daniel Telesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:25Zoai:ria.ua.pt:10773/16967Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:12.378189Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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