O software magickeyboard e a comunicação na síndrome de rett: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Isabel Maria Galego Candeias
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/1557
Resumo: Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
id RCAP_9c3a298a30ab6efc3c9d7e7fb089e461
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1557
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O software magickeyboard e a comunicação na síndrome de rett: estudo de casoEducação especialSíndrome de RettComunicaçãoTecnologias de Informação e ComunicaçãoDissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.O presente trabalho de projeto constitui uma investigação junto de uma jovem que se enquadra no âmbito das necessidades educativas especiais. Esta investigação teve lugar numa sala da escola do ensino especial de uma instituição de recuperação de menores, no Alto Alentejo, onde se encontra institucionalizada a jovem desencadeadora da nossa intervenção, com diagnóstico de síndrome de Rett. Tendo em consideração que a intervenção deve ser devidamente fundamentada em pressupostos teóricos que sustentem as opções realizadas, foram objeto de revisão de literatura as seguintes dimensões: organização e funcionamento da Educação Especial, caraterização de síndrome de Rett, o processo de comunicação e tecnologias de informação e comunicação. No que respeita ao enquadramento metodológico, atendendo ao facto da investigação ser realizada num contexto institucional, com caraterísticas muito peculiares, fez com que nesta investigação a componente reflexiva fosse uma prioridade em todas as fases do trabalho. Por estas razões optou-se por uma metodologia de caráter qualitativo, num estudo de caso onde se realizou uma investigação-ação, dado o envolvimento direto da investigadora. Foram utilizados diversos métodos para a recolha de dados, nomeadamente a análise documental, a observação e a entrevista, o que nos permitiu recolher várias perspetivas e opiniões sobre o mesmo contexto e proceder ao cruzamento de informação entre elas no sentido de constatar e de complementar toda a informação recolhida para uma maior valorização da investigação. Da caracterização da jovem e dos contextos, partimos para uma intervenção estruturada, numa dinâmica de planificação, ação, avaliação e reflexão, geradora de práticas educativas diferenciadas e impulsionadoras do uso das tecnologias de informação e comunicação (software Magickeyboard), em prol do sucesso em geral e do sucesso comunicativo da jovem, em particular. Pretendemos com a intervenção criar uma dinâmica de trabalho assente na inovação tecnológica, onde se potencie a comunicação como um elemento essencial na melhoria da qualidade de vida da jovem. Os resultados alcançados indicam-nos que a jovem progrediu em termos comunicativos ao longo das sessões de trabalho e foi ampliando o seu nível comunicativo, facilitando a interação com pares, professores e cuidadores, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida. Quer isto dizer que a utilização das TIC (software Magickeyboard) se apresentou como um elemento decisivo no incremento da capacidade de comunicação da jovem nos domínios: reconhecimento de quem comunica consigo, alimentação, higiene e material didático.Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoVaz, Isabel Maria Galego Candeias2012-12-04T10:31:04Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1557porVAZ, Isabel Maria Galego Candeias (2012) - O software magickeyboard e a comunicação na síndrome de rett: estudo de caso. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 177 f. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:53Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1557Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:59.575405Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O software magickeyboard e a comunicação na síndrome de rett: estudo de caso
title O software magickeyboard e a comunicação na síndrome de rett: estudo de caso
spellingShingle O software magickeyboard e a comunicação na síndrome de rett: estudo de caso
Vaz, Isabel Maria Galego Candeias
Educação especial
Síndrome de Rett
Comunicação
Tecnologias de Informação e Comunicação
title_short O software magickeyboard e a comunicação na síndrome de rett: estudo de caso
title_full O software magickeyboard e a comunicação na síndrome de rett: estudo de caso
title_fullStr O software magickeyboard e a comunicação na síndrome de rett: estudo de caso
title_full_unstemmed O software magickeyboard e a comunicação na síndrome de rett: estudo de caso
title_sort O software magickeyboard e a comunicação na síndrome de rett: estudo de caso
author Vaz, Isabel Maria Galego Candeias
author_facet Vaz, Isabel Maria Galego Candeias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Isabel Maria Galego Candeias
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Síndrome de Rett
Comunicação
Tecnologias de Informação e Comunicação
topic Educação especial
Síndrome de Rett
Comunicação
Tecnologias de Informação e Comunicação
description Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-04T10:31:04Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/1557
url http://hdl.handle.net/10400.11/1557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv VAZ, Isabel Maria Galego Candeias (2012) - O software magickeyboard e a comunicação na síndrome de rett: estudo de caso. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 177 f. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130787878010880