Nível socioeconómico e funções executivas em adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Diana Inês Lopes Costa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/1997
Resumo: O desempenho das FE e a sua relação com o Nível Socioeconómico (NSE) tem sido amplamente estudado, contando-se já com um grande corpo de investigação que sustenta que as primeiras são afetadas por vários fatores sociais e económicos. Este estudo foi realizado com o objetivo de avaliar se existem diferenças no desempenho das FE (memória operatória, atenção seletiva, flexibilidade cognitiva, inibição cognitiva e tomada de decisão) entre adolescentes pertencentes a Nível Socioeconómico Alto (NSE Alto) e adolescentes pertencentes a Nível Socioeconómico Baixo (NSE Baixo). Participaram neste estudo um total de 213 adolescentes (N=213). A flexibilidade foi avaliada através do Teste Wisconsin (Grant & Berg, 1948), a atenção foi avaliada através do Teste D2 (Brickenkamp, 2002), a inibição foi avaliada através do Teste Stroop (Ridley, 1935), a memória de trabalho foi avaliada através da Escala de Inteligência para Adultos (WAIS-III, Wechsler, 1997) e da Escala de Inteligência para Crianças (WISC-III, Wechsler, 1991) e a tomada de decisão foi avaliada através do Cambridge Gambling Task (Roger et al., 1999). O Questionário Sociodemográfico foi utilizado para recolher dados sobre a escolaridade dos pais. Os resultados demonstraram existir diferenças no funcionamento executivo entre o grupo de adolescentes pertencentes ao NSE Alto e o grupo de adolescentes pertencentes ao NSE Baixo, nomeadamente ao nível da flexibilidade cognitiva, da atenção, da inibição e da memória operatória. Estes resultados são congruentes com estudos similares feitos com crianças, mas dão uma contribuição para que se façam mais estudos nesta área com adolescentes.
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