Comparação do Desgaste de correntes de bicicleta em condições de serviço e em laboratório
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/20426 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra |
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Comparação do Desgaste de correntes de bicicleta em condições de serviço e em laboratórioDesgasteabrasãocorrentes de bicicletaDissertação de mestrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de CoimbraO presente trabalho teve como objectivo principal desenvolver metodologias laboratoriais que se revelassem adequadas para estudar a resistência ao desgaste de correntes de bicicleta. Fazer o estudo do desgaste directamente nas correntes em serviço tornar-se-ia demasiado complexo, devido a todas as variáveis inerentes difíceis de quantificar. Como primeiro objectivo pretendeu então seleccionar-se um tipo de ensaio e estabelecer as variáveis operatórias que permitam, em laboratório, ensaiar ao desgaste placas internas de corrente de bicicleta de forma a replicar os modos de falha que ocorrem em serviço. Como base do estudo começaram por se avaliar os mecanismos de dano que ocorrem em condições normais de uso. Paralelamente fez-se um estudo das condições de contacto com base nas partículas provenientes da limpeza de várias correntes. Realizaram-se vários ensaios prévios para definir tempos, cargas e massa abrasiva que replicassem o mecanismo de dano. Estabeleceram-se metodologias de tratamento de resultados com base em modelos clássicos de desgaste, especialmente o modelo de Archard, e com base em abordagens energéticas. Aplicou-se esta metodologia em vários aços, nas mesmas condições, de forma a distingui-los pela resistência ao desgaste. Por fim estabeleceu-se um modelo de previsão que a partir de resultados obtidos em laboratório permite estimar o alongamento que ocorre nas correntes em condições de serviço.Abstract The present research work aims to develop new test procedures suitable to evaluate the wear resistance of bicycle chains. Studying the wear by field test is very expensive and complex due to the lack of control of the several variables. Therefore, the first objective was to select a type of test and establish the operative variables whish, in laboratory, would test the wear of internal plates of the chain, in order to replicate the failure modes that occur in service. As a basis for the study, one has started to evaluate the mechanisms of damage that occur under normal conditions of use. Alongside it one has made a study of the conditions of contact based on the particles from the cleaning of various chains. There were several preliminary tests to determine duration, loads and abrasive with the intention of replicate the mechanism of damage. Suitable methodologies have been established suitable to the results analysis. Both classic models, especially Archard’s model, and energetic models have been considered. This methodology was applied in various steels in order to set up which one will have greater wear resistance. Finally a simple forecasting model has been established in order to estimate the elongation of the chain based on test results.2009-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/20426http://hdl.handle.net/10316/20426porFIGUEIREDO, Luis Miguel Mendes - Comparação do desgaste de correntes de bicicleta em condições de serviço e em laboratório. Coimbra:[s.n.],2009. Dissertação de MestradoFigueiredo, Luis Miguel Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:49:02ZPortal AgregadorONG |
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