Avaliação da aplicabilidade de fitorremediação como complemento de técnicas de remediação in situ numa planície aluvionar contaminada por metais pesados (MG, Brasil)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Catarina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Fonseca, Rita, Carneiro, Júlio, Araújo, António
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/24440
Resumo: A necessidade de exploração de recursos energéticos por indústrias mineiras tem vindo desde cedo a causar efeitos nefastos no ambiente, nomeadamente através da sua contaminação em metais pesados, traduzindo-se numa ameaça para os ecossistemas e, por sua vez, para o Homem. Assim, a remediação ambiental, mediante diferenciadas técnicas, tem vindo a ser cada vez mais utilizada em diferentes tipos de contaminantes e em diferentes meios. Um dos processos de remediação de materiais geológicos contaminados por metais é a fitorremediação. Este processo é definido como a utilização de vegetação in situ para remover, degradar, ou imobilizar poluentes presentes em solos, sedimentos, aluviões ou águas.
id RCAP_9cc34d99444f02235f2bf12c96aed19b
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/24440
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação da aplicabilidade de fitorremediação como complemento de técnicas de remediação in situ numa planície aluvionar contaminada por metais pesados (MG, Brasil)FitorremediaçãoMetais pesadosNutrientesPlanície aluvionarRemediação ambientalA necessidade de exploração de recursos energéticos por indústrias mineiras tem vindo desde cedo a causar efeitos nefastos no ambiente, nomeadamente através da sua contaminação em metais pesados, traduzindo-se numa ameaça para os ecossistemas e, por sua vez, para o Homem. Assim, a remediação ambiental, mediante diferenciadas técnicas, tem vindo a ser cada vez mais utilizada em diferentes tipos de contaminantes e em diferentes meios. Um dos processos de remediação de materiais geológicos contaminados por metais é a fitorremediação. Este processo é definido como a utilização de vegetação in situ para remover, degradar, ou imobilizar poluentes presentes em solos, sedimentos, aluviões ou águas.Vulcânica, Revista portuguesa de Vulcanologia2019-02-04T17:53:41Z2019-02-042018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/24440http://hdl.handle.net/10174/24440porPinho, A. C.; Fonseca, R.; Carneiro, J.; Araújo, A. (2018). Avaliação da aplicabilidade de fitorremediação como complemento de técnicas de remediação in situ numa planície aluvionar contaminada por metais pesados (MG, Brasil). X Congresso Nacional de Geologia. Vulcânica, Revista portuguesa de Vulcanologia, vol. II 2018, pp. 493-495simnaonaoGEOndrfonseca@uevora.ptjcarneiro@uevora.ptaaraujo@uevora.pt396Pinho, CatarinaFonseca, RitaCarneiro, JúlioAraújo, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:17:34Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24440Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:15:09.588802Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aplicabilidade de fitorremediação como complemento de técnicas de remediação in situ numa planície aluvionar contaminada por metais pesados (MG, Brasil)
title Avaliação da aplicabilidade de fitorremediação como complemento de técnicas de remediação in situ numa planície aluvionar contaminada por metais pesados (MG, Brasil)
spellingShingle Avaliação da aplicabilidade de fitorremediação como complemento de técnicas de remediação in situ numa planície aluvionar contaminada por metais pesados (MG, Brasil)
Pinho, Catarina
Fitorremediação
Metais pesados
Nutrientes
Planície aluvionar
Remediação ambiental
title_short Avaliação da aplicabilidade de fitorremediação como complemento de técnicas de remediação in situ numa planície aluvionar contaminada por metais pesados (MG, Brasil)
title_full Avaliação da aplicabilidade de fitorremediação como complemento de técnicas de remediação in situ numa planície aluvionar contaminada por metais pesados (MG, Brasil)
title_fullStr Avaliação da aplicabilidade de fitorremediação como complemento de técnicas de remediação in situ numa planície aluvionar contaminada por metais pesados (MG, Brasil)
title_full_unstemmed Avaliação da aplicabilidade de fitorremediação como complemento de técnicas de remediação in situ numa planície aluvionar contaminada por metais pesados (MG, Brasil)
title_sort Avaliação da aplicabilidade de fitorremediação como complemento de técnicas de remediação in situ numa planície aluvionar contaminada por metais pesados (MG, Brasil)
author Pinho, Catarina
author_facet Pinho, Catarina
Fonseca, Rita
Carneiro, Júlio
Araújo, António
author_role author
author2 Fonseca, Rita
Carneiro, Júlio
Araújo, António
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Catarina
Fonseca, Rita
Carneiro, Júlio
Araújo, António
dc.subject.por.fl_str_mv Fitorremediação
Metais pesados
Nutrientes
Planície aluvionar
Remediação ambiental
topic Fitorremediação
Metais pesados
Nutrientes
Planície aluvionar
Remediação ambiental
description A necessidade de exploração de recursos energéticos por indústrias mineiras tem vindo desde cedo a causar efeitos nefastos no ambiente, nomeadamente através da sua contaminação em metais pesados, traduzindo-se numa ameaça para os ecossistemas e, por sua vez, para o Homem. Assim, a remediação ambiental, mediante diferenciadas técnicas, tem vindo a ser cada vez mais utilizada em diferentes tipos de contaminantes e em diferentes meios. Um dos processos de remediação de materiais geológicos contaminados por metais é a fitorremediação. Este processo é definido como a utilização de vegetação in situ para remover, degradar, ou imobilizar poluentes presentes em solos, sedimentos, aluviões ou águas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2019-02-04T17:53:41Z
2019-02-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/24440
http://hdl.handle.net/10174/24440
url http://hdl.handle.net/10174/24440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pinho, A. C.; Fonseca, R.; Carneiro, J.; Araújo, A. (2018). Avaliação da aplicabilidade de fitorremediação como complemento de técnicas de remediação in situ numa planície aluvionar contaminada por metais pesados (MG, Brasil). X Congresso Nacional de Geologia. Vulcânica, Revista portuguesa de Vulcanologia, vol. II 2018, pp. 493-495
sim
nao
nao
GEO
nd
rfonseca@uevora.pt
jcarneiro@uevora.pt
aaraujo@uevora.pt
396
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Vulcânica, Revista portuguesa de Vulcanologia
publisher.none.fl_str_mv Vulcânica, Revista portuguesa de Vulcanologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136633451184128