Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carla Sofia Cardoso
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/16586
Resumo: O presente relatório realizado no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico pretende fundamentar a prática pedagógica desenvolvida nos contextos de Educação Pré-escolar e do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Nele será apresentada a contextualização da prática, na qual primeiramente existiu um período de observação que permitiu o conhecimento dos contextos e dos grupos nos quais se desenvolveria a nossa ação. No decorrer da prática foram desenvolvidas experiências de aprendizagem que visavam uma aprendizagem ativa, uma vez que o objetivo era, fundamentalmente, despertar o interesse e a curiosidade da criança e estimular-lhe o espírito de investigação e o seu desejo de aprender. Neste sentido, foram proporcionadas experiências de aprendizagem, planeadas a partir dos interesses e das necessidades das crianças, que promoviam a interdisciplinaridade entre todas as áreas de conteúdo, através do uso de diferentes estratégias, de modo a promover experiências ricas e a criar oportunidades educativas.
id RCAP_9d94830e9df7c68504b89dc4df71cdd1
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/16586
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoExperiências de aprendizagemEducação pré-escolar1.º ciclo do Ensino básicoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório realizado no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico pretende fundamentar a prática pedagógica desenvolvida nos contextos de Educação Pré-escolar e do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Nele será apresentada a contextualização da prática, na qual primeiramente existiu um período de observação que permitiu o conhecimento dos contextos e dos grupos nos quais se desenvolveria a nossa ação. No decorrer da prática foram desenvolvidas experiências de aprendizagem que visavam uma aprendizagem ativa, uma vez que o objetivo era, fundamentalmente, despertar o interesse e a curiosidade da criança e estimular-lhe o espírito de investigação e o seu desejo de aprender. Neste sentido, foram proporcionadas experiências de aprendizagem, planeadas a partir dos interesses e das necessidades das crianças, que promoviam a interdisciplinaridade entre todas as áreas de conteúdo, através do uso de diferentes estratégias, de modo a promover experiências ricas e a criar oportunidades educativas.The following report conducted within the Master`s Degree in Pres-chool Education and teaching of the of the 1st cycle of the basic Éducation proposes to the base educational practice developed in pres-school context and teaching of the 1st cycle of basic education. In it, it will be presented the contextualization of the practice, giving emphasis to the relevance of an observation period that allows the knowledge of the contexts and groups working. In the course of practical learning, experiences were developed, aiming an active learning, since aim is to arouse the interest and curiosity of the child, and stimulate the spirit of research.In this sense, were provided learning experiences to promoted interdisciplinary of all content areas, having been used diverse strategies, in order to promote rich experiences and to create educational opportunities.Mesquita, CristinaRibeiro, Maria do CéuBiblioteca Digital do IPBSantos, Carla Sofia Cardoso2018-03-27T15:18:20Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/16586TID:201828693porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T12:18:19ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Santos, Carla Sofia Cardoso
Experiências de aprendizagem
Educação pré-escolar
1.º ciclo do Ensino básico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Santos, Carla Sofia Cardoso
author_facet Santos, Carla Sofia Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mesquita, Cristina
Ribeiro, Maria do Céu
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Carla Sofia Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Experiências de aprendizagem
Educação pré-escolar
1.º ciclo do Ensino básico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Experiências de aprendizagem
Educação pré-escolar
1.º ciclo do Ensino básico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório realizado no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico pretende fundamentar a prática pedagógica desenvolvida nos contextos de Educação Pré-escolar e do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Nele será apresentada a contextualização da prática, na qual primeiramente existiu um período de observação que permitiu o conhecimento dos contextos e dos grupos nos quais se desenvolveria a nossa ação. No decorrer da prática foram desenvolvidas experiências de aprendizagem que visavam uma aprendizagem ativa, uma vez que o objetivo era, fundamentalmente, despertar o interesse e a curiosidade da criança e estimular-lhe o espírito de investigação e o seu desejo de aprender. Neste sentido, foram proporcionadas experiências de aprendizagem, planeadas a partir dos interesses e das necessidades das crianças, que promoviam a interdisciplinaridade entre todas as áreas de conteúdo, através do uso de diferentes estratégias, de modo a promover experiências ricas e a criar oportunidades educativas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-03-27T15:18:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/16586
TID:201828693
url http://hdl.handle.net/10198/16586
identifier_str_mv TID:201828693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301892997578752