Avaliação da eficácia das intervenções vocacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/14602 |
Resumo: | O presente estudo analisa a eficácia relativa de três programas de intervenção: "Futuro Bué!", "Ser Activo - Explorar para Decidir" e "Orienta-te e Segue". A amostra inclui 40 alunos do 9° ano de escolaridade, de ambos os sexos, com idades entre os 13 e os 17 anos. Destes, 141 alunos integraram o programa "Futuro Bué!", 74 realizaram o programa "Ser Activo - Explorar para Decidir", e 82 o programa "Orienta-te e Segue", num total de 5 sessões em pequeno grupo, 12 e 4 sessões em sala de aula, respectivamente. Observou-se também um grupo de controlo com 143 alunos. Como medida de pré e pós-teste, utilizou-se uma escala de exploração vocacional. Verifica-se que a intervenção em pequeno grupo causa maior efeito que as restantes. |
id |
RCAP_9dadcd66b91afd2df2eb32d24eb43717 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14602 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da eficácia das intervenções vocacionaisRelative effectiveness evaluation of three career interventionsIntervenção vocacionalEficácia absolutaEficácia relativaOrientação escolar e profissionalProgramas de orientaçãoVocational interventionEfficacyRelative efficacyScholl and profissional orientationOrientation programsO presente estudo analisa a eficácia relativa de três programas de intervenção: "Futuro Bué!", "Ser Activo - Explorar para Decidir" e "Orienta-te e Segue". A amostra inclui 40 alunos do 9° ano de escolaridade, de ambos os sexos, com idades entre os 13 e os 17 anos. Destes, 141 alunos integraram o programa "Futuro Bué!", 74 realizaram o programa "Ser Activo - Explorar para Decidir", e 82 o programa "Orienta-te e Segue", num total de 5 sessões em pequeno grupo, 12 e 4 sessões em sala de aula, respectivamente. Observou-se também um grupo de controlo com 143 alunos. Como medida de pré e pós-teste, utilizou-se uma escala de exploração vocacional. Verifica-se que a intervenção em pequeno grupo causa maior efeito que as restantes.This study analyses the relative efficacy of three career interventions: "The Future is cool!", "Be active - Explore to decide" and "Orientate yourself and move on". The sample includes 440 students of 9th grade, both sexes, aged between 13 and 17 years. Of these, 141 students joined the program "Future is cool!” 74 completed the program "Be active, explore to decide", and 82 "Guide yourself and move on", a total of 5 sessions in small groups, 12 and 4 sessions in classroom, respectively. There was also a control group of 143 students. A career exploration scale was used as a pre-post-test measure. The intervention in small groups caused greater effects than the others.Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e DesenvolvimentoUniversidade do MinhoFaria, LilianaKönigstedt, MartinaTaveira, Maria do Céu2011-052011-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/14602por0874-2391info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:20:39ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da eficácia das intervenções vocacionais Relative effectiveness evaluation of three career interventions |
title |
Avaliação da eficácia das intervenções vocacionais |
spellingShingle |
Avaliação da eficácia das intervenções vocacionais Faria, Liliana Intervenção vocacional Eficácia absoluta Eficácia relativa Orientação escolar e profissional Programas de orientação Vocational intervention Efficacy Relative efficacy Scholl and profissional orientation Orientation programs |
title_short |
Avaliação da eficácia das intervenções vocacionais |
title_full |
Avaliação da eficácia das intervenções vocacionais |
title_fullStr |
Avaliação da eficácia das intervenções vocacionais |
title_full_unstemmed |
Avaliação da eficácia das intervenções vocacionais |
title_sort |
Avaliação da eficácia das intervenções vocacionais |
author |
Faria, Liliana |
author_facet |
Faria, Liliana Königstedt, Martina Taveira, Maria do Céu |
author_role |
author |
author2 |
Königstedt, Martina Taveira, Maria do Céu |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Liliana Königstedt, Martina Taveira, Maria do Céu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intervenção vocacional Eficácia absoluta Eficácia relativa Orientação escolar e profissional Programas de orientação Vocational intervention Efficacy Relative efficacy Scholl and profissional orientation Orientation programs |
topic |
Intervenção vocacional Eficácia absoluta Eficácia relativa Orientação escolar e profissional Programas de orientação Vocational intervention Efficacy Relative efficacy Scholl and profissional orientation Orientation programs |
description |
O presente estudo analisa a eficácia relativa de três programas de intervenção: "Futuro Bué!", "Ser Activo - Explorar para Decidir" e "Orienta-te e Segue". A amostra inclui 40 alunos do 9° ano de escolaridade, de ambos os sexos, com idades entre os 13 e os 17 anos. Destes, 141 alunos integraram o programa "Futuro Bué!", 74 realizaram o programa "Ser Activo - Explorar para Decidir", e 82 o programa "Orienta-te e Segue", num total de 5 sessões em pequeno grupo, 12 e 4 sessões em sala de aula, respectivamente. Observou-se também um grupo de controlo com 143 alunos. Como medida de pré e pós-teste, utilizou-se uma escala de exploração vocacional. Verifica-se que a intervenção em pequeno grupo causa maior efeito que as restantes. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-05 2011-05-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/14602 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/14602 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0874-2391 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303735227121664 |