Avaliação da eficácia das intervenções vocacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Liliana
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Königstedt, Martina, Taveira, Maria do Céu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/14602
Resumo: O presente estudo analisa a eficácia relativa de três programas de intervenção: "Futuro Bué!", "Ser Activo - Explorar para Decidir" e "Orienta-te e Segue". A amostra inclui 40 alunos do 9° ano de escolaridade, de ambos os sexos, com idades entre os 13 e os 17 anos. Destes, 141 alunos integraram o programa "Futuro Bué!", 74 realizaram o programa "Ser Activo - Explorar para Decidir", e 82 o programa "Orienta-te e Segue", num total de 5 sessões em pequeno grupo, 12 e 4 sessões em sala de aula, respectivamente. Observou-se também um grupo de controlo com 143 alunos. Como medida de pré e pós-teste, utilizou-se uma escala de exploração vocacional. Verifica-se que a intervenção em pequeno grupo causa maior efeito que as restantes.
id RCAP_9dadcd66b91afd2df2eb32d24eb43717
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14602
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Avaliação da eficácia das intervenções vocacionaisRelative effectiveness evaluation of three career interventionsIntervenção vocacionalEficácia absolutaEficácia relativaOrientação escolar e profissionalProgramas de orientaçãoVocational interventionEfficacyRelative efficacyScholl and profissional orientationOrientation programsO presente estudo analisa a eficácia relativa de três programas de intervenção: "Futuro Bué!", "Ser Activo - Explorar para Decidir" e "Orienta-te e Segue". A amostra inclui 40 alunos do 9° ano de escolaridade, de ambos os sexos, com idades entre os 13 e os 17 anos. Destes, 141 alunos integraram o programa "Futuro Bué!", 74 realizaram o programa "Ser Activo - Explorar para Decidir", e 82 o programa "Orienta-te e Segue", num total de 5 sessões em pequeno grupo, 12 e 4 sessões em sala de aula, respectivamente. Observou-se também um grupo de controlo com 143 alunos. Como medida de pré e pós-teste, utilizou-se uma escala de exploração vocacional. Verifica-se que a intervenção em pequeno grupo causa maior efeito que as restantes.This study analyses the relative efficacy of three career interventions: "The Future is cool!", "Be active - Explore to decide" and "Orientate yourself and move on". The sample includes 440 students of 9th grade, both sexes, aged between 13 and 17 years. Of these, 141 students joined the program "Future is cool!” 74 completed the program "Be active, explore to decide", and 82 "Guide yourself and move on", a total of 5 sessions in small groups, 12 and 4 sessions in classroom, respectively. There was also a control group of 143 students. A career exploration scale was used as a pre-post-test measure. The intervention in small groups caused greater effects than the others.Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e DesenvolvimentoUniversidade do MinhoFaria, LilianaKönigstedt, MartinaTaveira, Maria do Céu2011-052011-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/14602por0874-2391info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:20:39ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da eficácia das intervenções vocacionais
Relative effectiveness evaluation of three career interventions
title Avaliação da eficácia das intervenções vocacionais
spellingShingle Avaliação da eficácia das intervenções vocacionais
Faria, Liliana
Intervenção vocacional
Eficácia absoluta
Eficácia relativa
Orientação escolar e profissional
Programas de orientação
Vocational intervention
Efficacy
Relative efficacy
Scholl and profissional orientation
Orientation programs
title_short Avaliação da eficácia das intervenções vocacionais
title_full Avaliação da eficácia das intervenções vocacionais
title_fullStr Avaliação da eficácia das intervenções vocacionais
title_full_unstemmed Avaliação da eficácia das intervenções vocacionais
title_sort Avaliação da eficácia das intervenções vocacionais
author Faria, Liliana
author_facet Faria, Liliana
Königstedt, Martina
Taveira, Maria do Céu
author_role author
author2 Königstedt, Martina
Taveira, Maria do Céu
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Liliana
Königstedt, Martina
Taveira, Maria do Céu
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção vocacional
Eficácia absoluta
Eficácia relativa
Orientação escolar e profissional
Programas de orientação
Vocational intervention
Efficacy
Relative efficacy
Scholl and profissional orientation
Orientation programs
topic Intervenção vocacional
Eficácia absoluta
Eficácia relativa
Orientação escolar e profissional
Programas de orientação
Vocational intervention
Efficacy
Relative efficacy
Scholl and profissional orientation
Orientation programs
description O presente estudo analisa a eficácia relativa de três programas de intervenção: "Futuro Bué!", "Ser Activo - Explorar para Decidir" e "Orienta-te e Segue". A amostra inclui 40 alunos do 9° ano de escolaridade, de ambos os sexos, com idades entre os 13 e os 17 anos. Destes, 141 alunos integraram o programa "Futuro Bué!", 74 realizaram o programa "Ser Activo - Explorar para Decidir", e 82 o programa "Orienta-te e Segue", num total de 5 sessões em pequeno grupo, 12 e 4 sessões em sala de aula, respectivamente. Observou-se também um grupo de controlo com 143 alunos. Como medida de pré e pós-teste, utilizou-se uma escala de exploração vocacional. Verifica-se que a intervenção em pequeno grupo causa maior efeito que as restantes.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05
2011-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/14602
url http://hdl.handle.net/1822/14602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0874-2391
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303735227121664