Vinculação e exploração em jovens adultos : um estudo exploratório em alunos do primeiro ciclo do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Ana Alexandra Bandeira Leitão da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/18043
Resumo: Apesar dos sistemas comportamentais de vinculação e exploração funcionarem em estreita ligação, o comportamento exploratório em adultos tem merecido menor atenção. O presente artigo procura examinar a relação entre estilos de vinculação e exploração (intelectual, ambiental, social) numa amostra de 281 estudantes universitários portugueses. Para a avaliação da vinculação foi utilizada a Escala de Vinculação do Adulto (Canavarro, 1998; Canavarro, Dias, & Lima, 2006); a exploração foi avaliada através do Índice de Exploração, versão portuguesa do Exploration Index (Green, & Campbell, 2000). De um modo geral, os resultados demonstraram que participantes seguros apresentam maior propensão para a exploração quando comparados com participantes inseguros e participantes desligados apresentam valores inferiores na dimensão social da exploração em relação aos restantes participantes. Verificou-se ainda a ausência de diferenças significativas entre estudantes que participam em atividades extracurriculares e estudantes que não participam nestas atividades ao nível da exploração. Relativamente aos participantes pertencentes a grupos associativos verificou-se que estes apresentam valores mais elevados ao nível da exploração em comparação com participantes que relatam não fazer parte de grupos associativos. De salientar que as correlações entre as duas medidas de avaliação apontam para a complementaridade entre sistema de vinculação e exploração, tal como descrito por Bowlby (1969).
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