A perceção das testemunhas de bullying acerca deste fenómeno durante a pandemia do Covid19: um estudo em Portugal e Espanha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/29496 |
Resumo: | Como atores intervenientes no fenómeno do bullying, as testemunhas, embora menos estudadas, têm um papel importante na dinâmica desta problemática que se espera positivo, tanto ao longo do seu desenrolar como na sua finalização. Este estudo transversal, de caráter quantitativo e qualitativo tem como objetivo a percepção das testemunhas de bullying acerca deste fenómeno durante a pandemia Covid19. Realizou-se com uma amostra composta por 376 alunos de escolas públicas em Portugal e Espanha (de duas cidades próximas da fronteira Portugal-Espanha), 253 de Portugal e 123 de Espanha, respetivamente, e de ambos os géneros. A idade variou entre os 10 e os 16 anos. Além da pesquisa bibliográfica, a metodologia utilizada baseou-se no inquérito por questionário específico de bullying utilizado na investigação de Gonçalves e Vaz (2020), disponibilizado no Google Forms em Portugal, imprimido e enviado para aplicação em papel em Espanha. Os resultados mostram que durante a pandemia do Covid19, tanto em Portugal como em Espanha os inquiridos viveram, direta ou indiretamente, alguma situação de bullying escolar. Embora a maioria, não tenha vivenciado situações de bullying, nem como vítima, nem como agressor, nem como testemunha, verificou-se, no entanto, que aqueles que as vivenciaram como testemunhas foram em maior número do que como vítimas ou agressores. |
id |
RCAP_9e0a8488cfa4a81d480faa3da3e47fff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/29496 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A perceção das testemunhas de bullying acerca deste fenómeno durante a pandemia do Covid19: um estudo em Portugal e EspanhaWitnesses' perceptions of bullying during the Covid19 pandemic: a study in Portugal and SpainBullyingPandemia Covid19Testemunhas bullyingComo atores intervenientes no fenómeno do bullying, as testemunhas, embora menos estudadas, têm um papel importante na dinâmica desta problemática que se espera positivo, tanto ao longo do seu desenrolar como na sua finalização. Este estudo transversal, de caráter quantitativo e qualitativo tem como objetivo a percepção das testemunhas de bullying acerca deste fenómeno durante a pandemia Covid19. Realizou-se com uma amostra composta por 376 alunos de escolas públicas em Portugal e Espanha (de duas cidades próximas da fronteira Portugal-Espanha), 253 de Portugal e 123 de Espanha, respetivamente, e de ambos os géneros. A idade variou entre os 10 e os 16 anos. Além da pesquisa bibliográfica, a metodologia utilizada baseou-se no inquérito por questionário específico de bullying utilizado na investigação de Gonçalves e Vaz (2020), disponibilizado no Google Forms em Portugal, imprimido e enviado para aplicação em papel em Espanha. Os resultados mostram que durante a pandemia do Covid19, tanto em Portugal como em Espanha os inquiridos viveram, direta ou indiretamente, alguma situação de bullying escolar. Embora a maioria, não tenha vivenciado situações de bullying, nem como vítima, nem como agressor, nem como testemunha, verificou-se, no entanto, que aqueles que as vivenciaram como testemunhas foram em maior número do que como vítimas ou agressores.Universidade Federal do Rio de JaneiroBiblioteca Digital do IPBVaz, CátiaVilla, Fernando GilUrchaga Litago, José DavidGonçalves, Vitor2024-02-16T10:17:20Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/29496porVaz, C., Gil-Villa, F., Urchaga-Litago, J.D. & Gonçalves, V. (2023). A Perceção das Testemunhas de Bullying Acerca Deste Fenómeno Durante a Pandemia do Covid19: um estudo em Portugal e Espanha. Revista EducaOnline. ISSN 1983-2664. 17:3, p. 120-1391983-2664info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-21T01:18:46Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/29496Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:14.643322Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A perceção das testemunhas de bullying acerca deste fenómeno durante a pandemia do Covid19: um estudo em Portugal e Espanha Witnesses' perceptions of bullying during the Covid19 pandemic: a study in Portugal and Spain |
title |
A perceção das testemunhas de bullying acerca deste fenómeno durante a pandemia do Covid19: um estudo em Portugal e Espanha |
spellingShingle |
A perceção das testemunhas de bullying acerca deste fenómeno durante a pandemia do Covid19: um estudo em Portugal e Espanha Vaz, Cátia Bullying Pandemia Covid19 Testemunhas bullying |
title_short |
A perceção das testemunhas de bullying acerca deste fenómeno durante a pandemia do Covid19: um estudo em Portugal e Espanha |
title_full |
A perceção das testemunhas de bullying acerca deste fenómeno durante a pandemia do Covid19: um estudo em Portugal e Espanha |
title_fullStr |
A perceção das testemunhas de bullying acerca deste fenómeno durante a pandemia do Covid19: um estudo em Portugal e Espanha |
title_full_unstemmed |
A perceção das testemunhas de bullying acerca deste fenómeno durante a pandemia do Covid19: um estudo em Portugal e Espanha |
title_sort |
A perceção das testemunhas de bullying acerca deste fenómeno durante a pandemia do Covid19: um estudo em Portugal e Espanha |
author |
Vaz, Cátia |
author_facet |
Vaz, Cátia Villa, Fernando Gil Urchaga Litago, José David Gonçalves, Vitor |
author_role |
author |
author2 |
Villa, Fernando Gil Urchaga Litago, José David Gonçalves, Vitor |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaz, Cátia Villa, Fernando Gil Urchaga Litago, José David Gonçalves, Vitor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying Pandemia Covid19 Testemunhas bullying |
topic |
Bullying Pandemia Covid19 Testemunhas bullying |
description |
Como atores intervenientes no fenómeno do bullying, as testemunhas, embora menos estudadas, têm um papel importante na dinâmica desta problemática que se espera positivo, tanto ao longo do seu desenrolar como na sua finalização. Este estudo transversal, de caráter quantitativo e qualitativo tem como objetivo a percepção das testemunhas de bullying acerca deste fenómeno durante a pandemia Covid19. Realizou-se com uma amostra composta por 376 alunos de escolas públicas em Portugal e Espanha (de duas cidades próximas da fronteira Portugal-Espanha), 253 de Portugal e 123 de Espanha, respetivamente, e de ambos os géneros. A idade variou entre os 10 e os 16 anos. Além da pesquisa bibliográfica, a metodologia utilizada baseou-se no inquérito por questionário específico de bullying utilizado na investigação de Gonçalves e Vaz (2020), disponibilizado no Google Forms em Portugal, imprimido e enviado para aplicação em papel em Espanha. Os resultados mostram que durante a pandemia do Covid19, tanto em Portugal como em Espanha os inquiridos viveram, direta ou indiretamente, alguma situação de bullying escolar. Embora a maioria, não tenha vivenciado situações de bullying, nem como vítima, nem como agressor, nem como testemunha, verificou-se, no entanto, que aqueles que as vivenciaram como testemunhas foram em maior número do que como vítimas ou agressores. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-01-01T00:00:00Z 2024-02-16T10:17:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/29496 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/29496 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Vaz, C., Gil-Villa, F., Urchaga-Litago, J.D. & Gonçalves, V. (2023). A Perceção das Testemunhas de Bullying Acerca Deste Fenómeno Durante a Pandemia do Covid19: um estudo em Portugal e Espanha. Revista EducaOnline. ISSN 1983-2664. 17:3, p. 120-139 1983-2664 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137442753675264 |