A perceção das testemunhas de bullying acerca deste fenómeno durante a pandemia do Covid19: um estudo em Portugal e Espanha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Cátia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Villa, Fernando Gil, Urchaga Litago, José David, Gonçalves, Vitor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/29496
Resumo: Como atores intervenientes no fenómeno do bullying, as testemunhas, embora menos estudadas, têm um papel importante na dinâmica desta problemática que se espera positivo, tanto ao longo do seu desenrolar como na sua finalização. Este estudo transversal, de caráter quantitativo e qualitativo tem como objetivo a percepção das testemunhas de bullying acerca deste fenómeno durante a pandemia Covid19. Realizou-se com uma amostra composta por 376 alunos de escolas públicas em Portugal e Espanha (de duas cidades próximas da fronteira Portugal-Espanha), 253 de Portugal e 123 de Espanha, respetivamente, e de ambos os géneros. A idade variou entre os 10 e os 16 anos. Além da pesquisa bibliográfica, a metodologia utilizada baseou-se no inquérito por questionário específico de bullying utilizado na investigação de Gonçalves e Vaz (2020), disponibilizado no Google Forms em Portugal, imprimido e enviado para aplicação em papel em Espanha. Os resultados mostram que durante a pandemia do Covid19, tanto em Portugal como em Espanha os inquiridos viveram, direta ou indiretamente, alguma situação de bullying escolar. Embora a maioria, não tenha vivenciado situações de bullying, nem como vítima, nem como agressor, nem como testemunha, verificou-se, no entanto, que aqueles que as vivenciaram como testemunhas foram em maior número do que como vítimas ou agressores.
id RCAP_9e0a8488cfa4a81d480faa3da3e47fff
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/29496
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A perceção das testemunhas de bullying acerca deste fenómeno durante a pandemia do Covid19: um estudo em Portugal e EspanhaWitnesses' perceptions of bullying during the Covid19 pandemic: a study in Portugal and SpainBullyingPandemia Covid19Testemunhas bullyingComo atores intervenientes no fenómeno do bullying, as testemunhas, embora menos estudadas, têm um papel importante na dinâmica desta problemática que se espera positivo, tanto ao longo do seu desenrolar como na sua finalização. Este estudo transversal, de caráter quantitativo e qualitativo tem como objetivo a percepção das testemunhas de bullying acerca deste fenómeno durante a pandemia Covid19. Realizou-se com uma amostra composta por 376 alunos de escolas públicas em Portugal e Espanha (de duas cidades próximas da fronteira Portugal-Espanha), 253 de Portugal e 123 de Espanha, respetivamente, e de ambos os géneros. A idade variou entre os 10 e os 16 anos. Além da pesquisa bibliográfica, a metodologia utilizada baseou-se no inquérito por questionário específico de bullying utilizado na investigação de Gonçalves e Vaz (2020), disponibilizado no Google Forms em Portugal, imprimido e enviado para aplicação em papel em Espanha. Os resultados mostram que durante a pandemia do Covid19, tanto em Portugal como em Espanha os inquiridos viveram, direta ou indiretamente, alguma situação de bullying escolar. Embora a maioria, não tenha vivenciado situações de bullying, nem como vítima, nem como agressor, nem como testemunha, verificou-se, no entanto, que aqueles que as vivenciaram como testemunhas foram em maior número do que como vítimas ou agressores.Universidade Federal do Rio de JaneiroBiblioteca Digital do IPBVaz, CátiaVilla, Fernando GilUrchaga Litago, José DavidGonçalves, Vitor2024-02-16T10:17:20Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/29496porVaz, C., Gil-Villa, F., Urchaga-Litago, J.D. & Gonçalves, V. (2023). A Perceção das Testemunhas de Bullying Acerca Deste Fenómeno Durante a Pandemia do Covid19: um estudo em Portugal e Espanha. Revista EducaOnline. ISSN 1983-2664. 17:3, p. 120-1391983-2664info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-21T01:18:46Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/29496Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:14.643322Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A perceção das testemunhas de bullying acerca deste fenómeno durante a pandemia do Covid19: um estudo em Portugal e Espanha
Witnesses' perceptions of bullying during the Covid19 pandemic: a study in Portugal and Spain
title A perceção das testemunhas de bullying acerca deste fenómeno durante a pandemia do Covid19: um estudo em Portugal e Espanha
spellingShingle A perceção das testemunhas de bullying acerca deste fenómeno durante a pandemia do Covid19: um estudo em Portugal e Espanha
Vaz, Cátia
Bullying
Pandemia Covid19
Testemunhas bullying
title_short A perceção das testemunhas de bullying acerca deste fenómeno durante a pandemia do Covid19: um estudo em Portugal e Espanha
title_full A perceção das testemunhas de bullying acerca deste fenómeno durante a pandemia do Covid19: um estudo em Portugal e Espanha
title_fullStr A perceção das testemunhas de bullying acerca deste fenómeno durante a pandemia do Covid19: um estudo em Portugal e Espanha
title_full_unstemmed A perceção das testemunhas de bullying acerca deste fenómeno durante a pandemia do Covid19: um estudo em Portugal e Espanha
title_sort A perceção das testemunhas de bullying acerca deste fenómeno durante a pandemia do Covid19: um estudo em Portugal e Espanha
author Vaz, Cátia
author_facet Vaz, Cátia
Villa, Fernando Gil
Urchaga Litago, José David
Gonçalves, Vitor
author_role author
author2 Villa, Fernando Gil
Urchaga Litago, José David
Gonçalves, Vitor
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Cátia
Villa, Fernando Gil
Urchaga Litago, José David
Gonçalves, Vitor
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Pandemia Covid19
Testemunhas bullying
topic Bullying
Pandemia Covid19
Testemunhas bullying
description Como atores intervenientes no fenómeno do bullying, as testemunhas, embora menos estudadas, têm um papel importante na dinâmica desta problemática que se espera positivo, tanto ao longo do seu desenrolar como na sua finalização. Este estudo transversal, de caráter quantitativo e qualitativo tem como objetivo a percepção das testemunhas de bullying acerca deste fenómeno durante a pandemia Covid19. Realizou-se com uma amostra composta por 376 alunos de escolas públicas em Portugal e Espanha (de duas cidades próximas da fronteira Portugal-Espanha), 253 de Portugal e 123 de Espanha, respetivamente, e de ambos os géneros. A idade variou entre os 10 e os 16 anos. Além da pesquisa bibliográfica, a metodologia utilizada baseou-se no inquérito por questionário específico de bullying utilizado na investigação de Gonçalves e Vaz (2020), disponibilizado no Google Forms em Portugal, imprimido e enviado para aplicação em papel em Espanha. Os resultados mostram que durante a pandemia do Covid19, tanto em Portugal como em Espanha os inquiridos viveram, direta ou indiretamente, alguma situação de bullying escolar. Embora a maioria, não tenha vivenciado situações de bullying, nem como vítima, nem como agressor, nem como testemunha, verificou-se, no entanto, que aqueles que as vivenciaram como testemunhas foram em maior número do que como vítimas ou agressores.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-02-16T10:17:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/29496
url http://hdl.handle.net/10198/29496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Vaz, C., Gil-Villa, F., Urchaga-Litago, J.D. & Gonçalves, V. (2023). A Perceção das Testemunhas de Bullying Acerca Deste Fenómeno Durante a Pandemia do Covid19: um estudo em Portugal e Espanha. Revista EducaOnline. ISSN 1983-2664. 17:3, p. 120-139
1983-2664
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137442753675264