O impacto da contentorização nas cidades portuárias: O caso do porto de Ponta Delgada (1979-2009)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Nuno Manuel Ferreira Soares
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4773
Resumo: A contentorização foi um fenómeno que atingiu todo o mundo e a cidade de Ponta Delgada não ficou indiferente. No inicio da década de 80, os contentores começaram a chegar ao Porto de Ponta Delgada, e, desde então, estes chegam cada vez em maior número e como maior tonelagem. O porto teve de criar infra-estruturas e de fazer investimentos para poder dar resposta a esta enorme movimentação, porque para além deste porto ser a principal porta de entrada de mercadorias na cidade, é também muito importante para a baldeação de mercadorias para o restante arquipélago dos Açores. A comparação a partir da década de 80 entre a mercadoria contentorizada e a mercadoria em carga geral, diz-nos que apesar de hoje em dia o contentor ser extremamente, importante no mundo dos transportes marítimos, o modo de transportar carga convencional não deixou de existir e não é menos importante, até porque existem certos tipos de cargas que não podem ser transportados em contentores. Tal como em todas as outras cidades do mundo, o impacto da contentorização tem aspectos positivos e aspectos negativos. Ponta Delgada adaptou-se à contentorização e esta trouxe muitas melhorias para a cidade e para a sua população. Assim, o aumento de embarcações no porto e o aumento de tráfego de camiões na cidade contribuem para uma maior poluição e para demoras crescentes na circulação de veículos.
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