Abordagem multimodal: estratégias de storytelling e gamificação de O Principezinho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Luís Carlos Borges
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/85009
Resumo: Trabalho de projeto final de mestrado em Humanidades Digitais
id RCAP_9eb0e536589ed9791105855494d43e59
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85009
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Abordagem multimodal: estratégias de storytelling e gamificação de O PrincipezinhoMultimodal approach: storytelling and gamification strategies of The Little PrinceNarrativa digitalLiteraturaGamificaçãoAnimaçãoSala de fugaDigital storytellingLiteratureGamificationAnimationEscape roomHumanidades::Outras HumanidadesTrabalho de projeto final de mestrado em Humanidades DigitaisEste projeto, motivado pela plataforma Powerbook, pelo incentivo às práticas literárias, pelo processo transitório do ensino e aprendizagem e pelo crescimento das práticas gamificadas, debruça-se nas temáticas de gamificação, narrativa e narrativa digital, sala de fuga e multimodalidade, as quais foram utilizadas tendo em vista uma expansão lúdica do livro, O Príncipezinho, de Antoine de Saint-Exupéry. Assim, procedeu-se à elaboração de um itinerário gamificado, transformando a obra referida de um formato físico, para um digital. Esta conversão foisustentada por uma sala de fuga, onde se encontram os principais capítulos do livro em dinâmica de missões, tendo esta sido desenvolvida na plataforma Genially com o complemento da linguagem de programação Scratch. Este trabalho tem a perspetiva de criar formas de acesso a uma obra integral e contribuir para a criação de caminhos de aprendizagem personalizados. Uma das bases deste projeto, foram as extensões associadas ao Genially, desenvolvidas em JavaScript, pelas equipas S’cape e Sandbox Educación, que, para além de atribuírem inúmeras e diversificadas funcionalidades, facilitaram a inserção e organização do conteúdo por camadas. Denota-se que inerente a estas, surge também a interatividade, que, aliada a conceitos como a experiência do utilizador, navegabilidade e estética, torna-se um utensílio importante, no intuito de aumentar a autonomia, potenciar a compreensão da informação e envolver os alunos na aprendizagem, que surgem também como principais metas do presente projeto.This project, motivated by the Powerbook platform, the encouragement of literary practices, by the transitional process of teaching and learning and the growth of gamified practices, focuses on the themes of gamification, narrative and digital narrative, escape room and multimodality, which were used with a view to a playful expansion of the book, The Little Prince, by Antoine de Saint-Exupéry. Thus, a gamified itinerary was elaborated, transforming the aforementioned work from a physical format to a digital one. This conversion was supported by an escape room, where the main chapters of the book on mission dynamics are located, having been developed on Genially platform with the addition of Scratch programming language. This work has the perspective of creating ways of accessing an integral work and contributing to the creation of personalized learning paths. One of the foundations of this project, was the extensions associated with Genially, developed in JavaScript, by the S’cape and Sandbox Educación teams, which, in addition to providing numerous and diverse functionalities, facilitated the insertion and organization of content by layers. It is noted that inherent to these, interactivity also arises, which, combined with concepts such as user experience, navigability and aesthetics, becomes an important tool, in order to increase autonomy, enhance the understanding of information and involve the students in learning, which are also the main goals of this project.Araújo, SílviaUniversidade do MinhoGonçalves, Luís Carlos Borges2023-05-162023-05-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/85009por203290399info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:23:47Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85009Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:17:37.183703Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem multimodal: estratégias de storytelling e gamificação de O Principezinho
Multimodal approach: storytelling and gamification strategies of The Little Prince
title Abordagem multimodal: estratégias de storytelling e gamificação de O Principezinho
spellingShingle Abordagem multimodal: estratégias de storytelling e gamificação de O Principezinho
Gonçalves, Luís Carlos Borges
Narrativa digital
Literatura
Gamificação
Animação
Sala de fuga
Digital storytelling
Literature
Gamification
Animation
Escape room
Humanidades::Outras Humanidades
title_short Abordagem multimodal: estratégias de storytelling e gamificação de O Principezinho
title_full Abordagem multimodal: estratégias de storytelling e gamificação de O Principezinho
title_fullStr Abordagem multimodal: estratégias de storytelling e gamificação de O Principezinho
title_full_unstemmed Abordagem multimodal: estratégias de storytelling e gamificação de O Principezinho
title_sort Abordagem multimodal: estratégias de storytelling e gamificação de O Principezinho
author Gonçalves, Luís Carlos Borges
author_facet Gonçalves, Luís Carlos Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Sílvia
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Luís Carlos Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativa digital
Literatura
Gamificação
Animação
Sala de fuga
Digital storytelling
Literature
Gamification
Animation
Escape room
Humanidades::Outras Humanidades
topic Narrativa digital
Literatura
Gamificação
Animação
Sala de fuga
Digital storytelling
Literature
Gamification
Animation
Escape room
Humanidades::Outras Humanidades
description Trabalho de projeto final de mestrado em Humanidades Digitais
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-16
2023-05-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/85009
url https://hdl.handle.net/1822/85009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203290399
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132628665761792