Questões e modelos de avaliação e intervenção em Psicologia Escolar : o caso da Europa e América do Norte

Bibliographic Details
Main Author: Lopes, João
Publication Date: 2015
Other Authors: Almeida, Leandro S.
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/1822/33909
Summary: As práticas da Psicologia Escolar parecem ser cada vez mais marcadas pelas necessidades de referenciação/diagnóstico de crianças para o subsistema de educação especial, em detrimento do desenho e implementação de intervenções dirigidas aos problemas específicos dos alunos. A aparente insatisfação dos psicólogos escolares com essa tendência, bem como as dificuldades na utilização de modelos categoriais de diagnóstico em contexto escolar, têm dado origem à progressiva implementação de modelos alternativos de avaliação e intervenção, principalmente de modelos Response to Intervention, Curriculum-Based Measurement e Problem Solving. A controvérsia quanto à natureza verdadeiramente alternativa desses modelos parece, no entanto, longe de se esgotar. Neste artigo são discutidas vantagens e limitações dos diferentes modelos, de acordo com a melhor evidência disponível na literatura, e são ainda equacionadas as suas implicações nas práticas da Psicologia Escolar. Practices in School Psychology seem to be increasingly restricted to referrals/diagnosis of children for the sub-system of special education instead of being focused on the design and implementation of interventions for students with specific problems. The apparent dissatisfaction of school psychologists with this trend and the difficulties dealing with categorical diagnostic models within the school context have stimulated a movement toward the implementation of alternative assessment and intervention models, such as Response to Intervention, Curriculum-Based Measurement and Problem-Solving. However, the controversy about the true alternative nature of these models seems far from being exhausted. The aim of this paper is to discuss the benefits and limitations of the different models according to the best evidence available. We also consider the implications for practices in School Psychology
id RCAP_9eb4eca94736cfcd4f11ea2f38193bf7
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33909
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Questões e modelos de avaliação e intervenção em Psicologia Escolar : o caso da Europa e América do NorteAssessment and intervention issues and models in School Psychology : the case of Europe and North AmericaAvaliaçãoDiagnósticoIntervençãoDistúrbios da aprendizagemEducação especialAssessmentDiagnosisInterventionLearning disabilitiesSpecial educationCiências Sociais::PsicologiaAs práticas da Psicologia Escolar parecem ser cada vez mais marcadas pelas necessidades de referenciação/diagnóstico de crianças para o subsistema de educação especial, em detrimento do desenho e implementação de intervenções dirigidas aos problemas específicos dos alunos. A aparente insatisfação dos psicólogos escolares com essa tendência, bem como as dificuldades na utilização de modelos categoriais de diagnóstico em contexto escolar, têm dado origem à progressiva implementação de modelos alternativos de avaliação e intervenção, principalmente de modelos Response to Intervention, Curriculum-Based Measurement e Problem Solving. A controvérsia quanto à natureza verdadeiramente alternativa desses modelos parece, no entanto, longe de se esgotar. Neste artigo são discutidas vantagens e limitações dos diferentes modelos, de acordo com a melhor evidência disponível na literatura, e são ainda equacionadas as suas implicações nas práticas da Psicologia Escolar. Practices in School Psychology seem to be increasingly restricted to referrals/diagnosis of children for the sub-system of special education instead of being focused on the design and implementation of interventions for students with specific problems. The apparent dissatisfaction of school psychologists with this trend and the difficulties dealing with categorical diagnostic models within the school context have stimulated a movement toward the implementation of alternative assessment and intervention models, such as Response to Intervention, Curriculum-Based Measurement and Problem-Solving. However, the controversy about the true alternative nature of these models seems far from being exhausted. The aim of this paper is to discuss the benefits and limitations of the different models according to the best evidence available. We also consider the implications for practices in School PsychologyPractices in School Psychology seem to be increasingly restricted to referrals/diagnosis of children for the sub-system of special education instead of being focused on the design and implementation of interventions for students with specific problems. The apparent dissatisfaction of school psychologists with this trend and the difficulties dealing with categorical diagnostic models within the school context have stimulated a movement toward the implementation of alternative assessment and intervention models, such as Response to Intervention, Curriculum-Based Measurement and Problem-Solving. However, the controversy about the true alternative nature of these models seems far from being exhausted. The aim of this paper is to discuss the benefits and limitations of the different models according to the best evidence available. We also consider the implications for practices in School Psychology(undefined)Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaUniversidade do MinhoLopes, JoãoAlmeida, Leandro S.2015-012015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/33909por0103-166X10.1590/0103-166X2015000100007info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33909Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:53:17.411527Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Questões e modelos de avaliação e intervenção em Psicologia Escolar : o caso da Europa e América do Norte
Assessment and intervention issues and models in School Psychology : the case of Europe and North America
title Questões e modelos de avaliação e intervenção em Psicologia Escolar : o caso da Europa e América do Norte
spellingShingle Questões e modelos de avaliação e intervenção em Psicologia Escolar : o caso da Europa e América do Norte
Lopes, João
Avaliação
Diagnóstico
Intervenção
Distúrbios da aprendizagem
Educação especial
Assessment
Diagnosis
Intervention
Learning disabilities
Special education
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Questões e modelos de avaliação e intervenção em Psicologia Escolar : o caso da Europa e América do Norte
title_full Questões e modelos de avaliação e intervenção em Psicologia Escolar : o caso da Europa e América do Norte
title_fullStr Questões e modelos de avaliação e intervenção em Psicologia Escolar : o caso da Europa e América do Norte
title_full_unstemmed Questões e modelos de avaliação e intervenção em Psicologia Escolar : o caso da Europa e América do Norte
title_sort Questões e modelos de avaliação e intervenção em Psicologia Escolar : o caso da Europa e América do Norte
author Lopes, João
author_facet Lopes, João
Almeida, Leandro S.
author_role author
author2 Almeida, Leandro S.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, João
Almeida, Leandro S.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Diagnóstico
Intervenção
Distúrbios da aprendizagem
Educação especial
Assessment
Diagnosis
Intervention
Learning disabilities
Special education
Ciências Sociais::Psicologia
topic Avaliação
Diagnóstico
Intervenção
Distúrbios da aprendizagem
Educação especial
Assessment
Diagnosis
Intervention
Learning disabilities
Special education
Ciências Sociais::Psicologia
description As práticas da Psicologia Escolar parecem ser cada vez mais marcadas pelas necessidades de referenciação/diagnóstico de crianças para o subsistema de educação especial, em detrimento do desenho e implementação de intervenções dirigidas aos problemas específicos dos alunos. A aparente insatisfação dos psicólogos escolares com essa tendência, bem como as dificuldades na utilização de modelos categoriais de diagnóstico em contexto escolar, têm dado origem à progressiva implementação de modelos alternativos de avaliação e intervenção, principalmente de modelos Response to Intervention, Curriculum-Based Measurement e Problem Solving. A controvérsia quanto à natureza verdadeiramente alternativa desses modelos parece, no entanto, longe de se esgotar. Neste artigo são discutidas vantagens e limitações dos diferentes modelos, de acordo com a melhor evidência disponível na literatura, e são ainda equacionadas as suas implicações nas práticas da Psicologia Escolar. Practices in School Psychology seem to be increasingly restricted to referrals/diagnosis of children for the sub-system of special education instead of being focused on the design and implementation of interventions for students with specific problems. The apparent dissatisfaction of school psychologists with this trend and the difficulties dealing with categorical diagnostic models within the school context have stimulated a movement toward the implementation of alternative assessment and intervention models, such as Response to Intervention, Curriculum-Based Measurement and Problem-Solving. However, the controversy about the true alternative nature of these models seems far from being exhausted. The aim of this paper is to discuss the benefits and limitations of the different models according to the best evidence available. We also consider the implications for practices in School Psychology
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/33909
url http://hdl.handle.net/1822/33909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0103-166X
10.1590/0103-166X2015000100007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132311735762944