Os resultados da participação em missões empresariais no processo de internacionalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caçola, Ana Luísa Martinho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/16804
Resumo: A crescente concorrência dos mercados tornou a questão da internacionalização um assunto de extrema importância para as empresas, fazendo com que as suas abordagens tradicionais fossem substituídas por abordagens mais dinâmicas e direcionadas para mercados com potencial crescimento. O presente estudo resultou de um estágio curricular realizado na Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA), que teve como objetivo analisar os resultados da participação em missões empresariais no processo de internacionalização das empresas. Para a concretização do estudo elaborou-se um questionário às empresas que já tivessem participado em missões empresariais organizadas pela AIDA. O questionário teve como finalidade analisar o processo de internacionalização das empresas, bem como os objetivos de integrar uma missão empresarial e respetivo impacto sentido na empresa. Este estudo permitiu reconhecer que a participação em missões empresariais desempenha um importante papel, revelando ter um impacto positivo no processo de internacionalização das empresas, na medida em que proporciona oportunidades de negócio, tornando-as eventualmente mais competitivas.
id RCAP_9edb85ba08535bfe8fc1f3d8fb8c0460
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/16804
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os resultados da participação em missões empresariais no processo de internacionalizaçãoGestãoInternacionalização de empresasRelações comerciaisA crescente concorrência dos mercados tornou a questão da internacionalização um assunto de extrema importância para as empresas, fazendo com que as suas abordagens tradicionais fossem substituídas por abordagens mais dinâmicas e direcionadas para mercados com potencial crescimento. O presente estudo resultou de um estágio curricular realizado na Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA), que teve como objetivo analisar os resultados da participação em missões empresariais no processo de internacionalização das empresas. Para a concretização do estudo elaborou-se um questionário às empresas que já tivessem participado em missões empresariais organizadas pela AIDA. O questionário teve como finalidade analisar o processo de internacionalização das empresas, bem como os objetivos de integrar uma missão empresarial e respetivo impacto sentido na empresa. Este estudo permitiu reconhecer que a participação em missões empresariais desempenha um importante papel, revelando ter um impacto positivo no processo de internacionalização das empresas, na medida em que proporciona oportunidades de negócio, tornando-as eventualmente mais competitivas.The increasing competition in the markets has made internationalization a matter of utmost importance for companies, causing their traditional approaches replaced by more dynamic approaches directed for growth potential in markets. This work was resulted from a curricular internship, held at Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA), which aimed to analyze the results of participation on business missions in the internationalization process of affiliated companies. In order to develop this study, it was conducted a questionnaire to the companies that had already participated in business missions organized by AIDA. This questionnaire aimed to analyze the internationalization process, as well as the objectives of integrating a business mission and the impact felt in those companies. This study allowed to recognize that participation in business missions plays an im portant role, revealing to have a positive impact on the companies internationalization proce hat provides business opportunities to making hem possibly more competitive.Universidade de Aveiro2017-02-14T14:50:55Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/16804TID:201563550porCaçola, Ana Luísa Martinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:13Zoai:ria.ua.pt:10773/16804Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:08.114636Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os resultados da participação em missões empresariais no processo de internacionalização
title Os resultados da participação em missões empresariais no processo de internacionalização
spellingShingle Os resultados da participação em missões empresariais no processo de internacionalização
Caçola, Ana Luísa Martinho
Gestão
Internacionalização de empresas
Relações comerciais
title_short Os resultados da participação em missões empresariais no processo de internacionalização
title_full Os resultados da participação em missões empresariais no processo de internacionalização
title_fullStr Os resultados da participação em missões empresariais no processo de internacionalização
title_full_unstemmed Os resultados da participação em missões empresariais no processo de internacionalização
title_sort Os resultados da participação em missões empresariais no processo de internacionalização
author Caçola, Ana Luísa Martinho
author_facet Caçola, Ana Luísa Martinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caçola, Ana Luísa Martinho
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Internacionalização de empresas
Relações comerciais
topic Gestão
Internacionalização de empresas
Relações comerciais
description A crescente concorrência dos mercados tornou a questão da internacionalização um assunto de extrema importância para as empresas, fazendo com que as suas abordagens tradicionais fossem substituídas por abordagens mais dinâmicas e direcionadas para mercados com potencial crescimento. O presente estudo resultou de um estágio curricular realizado na Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA), que teve como objetivo analisar os resultados da participação em missões empresariais no processo de internacionalização das empresas. Para a concretização do estudo elaborou-se um questionário às empresas que já tivessem participado em missões empresariais organizadas pela AIDA. O questionário teve como finalidade analisar o processo de internacionalização das empresas, bem como os objetivos de integrar uma missão empresarial e respetivo impacto sentido na empresa. Este estudo permitiu reconhecer que a participação em missões empresariais desempenha um importante papel, revelando ter um impacto positivo no processo de internacionalização das empresas, na medida em que proporciona oportunidades de negócio, tornando-as eventualmente mais competitivas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2017-02-14T14:50:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/16804
TID:201563550
url http://hdl.handle.net/10773/16804
identifier_str_mv TID:201563550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137571552362496