Os resultados da participação em missões empresariais no processo de internacionalização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/16804 |
Resumo: | A crescente concorrência dos mercados tornou a questão da internacionalização um assunto de extrema importância para as empresas, fazendo com que as suas abordagens tradicionais fossem substituídas por abordagens mais dinâmicas e direcionadas para mercados com potencial crescimento. O presente estudo resultou de um estágio curricular realizado na Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA), que teve como objetivo analisar os resultados da participação em missões empresariais no processo de internacionalização das empresas. Para a concretização do estudo elaborou-se um questionário às empresas que já tivessem participado em missões empresariais organizadas pela AIDA. O questionário teve como finalidade analisar o processo de internacionalização das empresas, bem como os objetivos de integrar uma missão empresarial e respetivo impacto sentido na empresa. Este estudo permitiu reconhecer que a participação em missões empresariais desempenha um importante papel, revelando ter um impacto positivo no processo de internacionalização das empresas, na medida em que proporciona oportunidades de negócio, tornando-as eventualmente mais competitivas. |
id |
RCAP_9edb85ba08535bfe8fc1f3d8fb8c0460 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/16804 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os resultados da participação em missões empresariais no processo de internacionalizaçãoGestãoInternacionalização de empresasRelações comerciaisA crescente concorrência dos mercados tornou a questão da internacionalização um assunto de extrema importância para as empresas, fazendo com que as suas abordagens tradicionais fossem substituídas por abordagens mais dinâmicas e direcionadas para mercados com potencial crescimento. O presente estudo resultou de um estágio curricular realizado na Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA), que teve como objetivo analisar os resultados da participação em missões empresariais no processo de internacionalização das empresas. Para a concretização do estudo elaborou-se um questionário às empresas que já tivessem participado em missões empresariais organizadas pela AIDA. O questionário teve como finalidade analisar o processo de internacionalização das empresas, bem como os objetivos de integrar uma missão empresarial e respetivo impacto sentido na empresa. Este estudo permitiu reconhecer que a participação em missões empresariais desempenha um importante papel, revelando ter um impacto positivo no processo de internacionalização das empresas, na medida em que proporciona oportunidades de negócio, tornando-as eventualmente mais competitivas.The increasing competition in the markets has made internationalization a matter of utmost importance for companies, causing their traditional approaches replaced by more dynamic approaches directed for growth potential in markets. This work was resulted from a curricular internship, held at Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA), which aimed to analyze the results of participation on business missions in the internationalization process of affiliated companies. In order to develop this study, it was conducted a questionnaire to the companies that had already participated in business missions organized by AIDA. This questionnaire aimed to analyze the internationalization process, as well as the objectives of integrating a business mission and the impact felt in those companies. This study allowed to recognize that participation in business missions plays an im portant role, revealing to have a positive impact on the companies internationalization proce hat provides business opportunities to making hem possibly more competitive.Universidade de Aveiro2017-02-14T14:50:55Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/16804TID:201563550porCaçola, Ana Luísa Martinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:13Zoai:ria.ua.pt:10773/16804Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:08.114636Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os resultados da participação em missões empresariais no processo de internacionalização |
title |
Os resultados da participação em missões empresariais no processo de internacionalização |
spellingShingle |
Os resultados da participação em missões empresariais no processo de internacionalização Caçola, Ana Luísa Martinho Gestão Internacionalização de empresas Relações comerciais |
title_short |
Os resultados da participação em missões empresariais no processo de internacionalização |
title_full |
Os resultados da participação em missões empresariais no processo de internacionalização |
title_fullStr |
Os resultados da participação em missões empresariais no processo de internacionalização |
title_full_unstemmed |
Os resultados da participação em missões empresariais no processo de internacionalização |
title_sort |
Os resultados da participação em missões empresariais no processo de internacionalização |
author |
Caçola, Ana Luísa Martinho |
author_facet |
Caçola, Ana Luísa Martinho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caçola, Ana Luísa Martinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Internacionalização de empresas Relações comerciais |
topic |
Gestão Internacionalização de empresas Relações comerciais |
description |
A crescente concorrência dos mercados tornou a questão da internacionalização um assunto de extrema importância para as empresas, fazendo com que as suas abordagens tradicionais fossem substituídas por abordagens mais dinâmicas e direcionadas para mercados com potencial crescimento. O presente estudo resultou de um estágio curricular realizado na Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA), que teve como objetivo analisar os resultados da participação em missões empresariais no processo de internacionalização das empresas. Para a concretização do estudo elaborou-se um questionário às empresas que já tivessem participado em missões empresariais organizadas pela AIDA. O questionário teve como finalidade analisar o processo de internacionalização das empresas, bem como os objetivos de integrar uma missão empresarial e respetivo impacto sentido na empresa. Este estudo permitiu reconhecer que a participação em missões empresariais desempenha um importante papel, revelando ter um impacto positivo no processo de internacionalização das empresas, na medida em que proporciona oportunidades de negócio, tornando-as eventualmente mais competitivas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015 2017-02-14T14:50:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/16804 TID:201563550 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/16804 |
identifier_str_mv |
TID:201563550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137571552362496 |