SEGMENTATION OF THE TOURISM MARKET USING THE IMPACT OF TOURISM ON QUALITY OF LIFE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Maria João; DEGEI, University of Aveiro
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Eusébio, Celeste; DEGEI, University of Aveiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://tmstudies.net/index.php/ectms/article/view/337
Resumo: A qualidade de vida (QV) tornou-se uma questão central na vida das pessoas e a pesquisa sobre este assunto aumentou consideravelmente nas últimas décadas. No entanto, alguns dos estudos que têm sido realizados sobre QV adotaram apenas indicadores objetivos e a pesquisa sobre QV é ainda muito escassa em algumas áreas de estudo, como por exemplo no turismo. Além disso, a maioria dos estudos que têm sido realizados no turismo sobre QV focam-se na avaliação da qualidade de vida dos residentes de destinos e negligenciam a segmentação baseada na QV como uma ferramenta para segmentação de mercado. O objetivo deste estudo é colmatar algumas das limitações anteriormente referidas e, especificamente: (i) medir a perceção dos visitantes do impacte do turismo na sua QV através da adoção de indicadores subjetivos; e (ii) segmentar os visitantes com base nas perceções do impacte do turismo na sua QV.Os resultados do estudo revelam que o turismo é suscetível de ter um impacte mais positivo sobre os domínios psicológico e social da QV e que a QV é uma boa base para a segmentação do mercado turístico. Os visitantes que percecionam mais impactes positivos do turismo na sua QV diferem dos restantes visitantes em diversas características, tais como motivações para viajar, composição do grupo de viagem, interação com os residentes locais e satisfação com a viagem.
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spelling SEGMENTATION OF THE TOURISM MARKET USING THE IMPACT OF TOURISM ON QUALITY OF LIFESEGMENTATION OF THE TOURISM MARKET USING THE IMPACT OF TOURISM ON QUALITY OF LIFEQuality of life (QOL); Tourism; Impact; Segmentation; WHOQOLQualidade de vida (QV); Turismo; Impacte; Segmentação; WHOQOLA qualidade de vida (QV) tornou-se uma questão central na vida das pessoas e a pesquisa sobre este assunto aumentou consideravelmente nas últimas décadas. No entanto, alguns dos estudos que têm sido realizados sobre QV adotaram apenas indicadores objetivos e a pesquisa sobre QV é ainda muito escassa em algumas áreas de estudo, como por exemplo no turismo. Além disso, a maioria dos estudos que têm sido realizados no turismo sobre QV focam-se na avaliação da qualidade de vida dos residentes de destinos e negligenciam a segmentação baseada na QV como uma ferramenta para segmentação de mercado. O objetivo deste estudo é colmatar algumas das limitações anteriormente referidas e, especificamente: (i) medir a perceção dos visitantes do impacte do turismo na sua QV através da adoção de indicadores subjetivos; e (ii) segmentar os visitantes com base nas perceções do impacte do turismo na sua QV.Os resultados do estudo revelam que o turismo é suscetível de ter um impacte mais positivo sobre os domínios psicológico e social da QV e que a QV é uma boa base para a segmentação do mercado turístico. Os visitantes que percecionam mais impactes positivos do turismo na sua QV diferem dos restantes visitantes em diversas características, tais como motivações para viajar, composição do grupo de viagem, interação com os residentes locais e satisfação com a viagem.Quality of life (QOL) has become a central issue of concern in peoples’ lives and the research on this topic has largely increased in the past decades. However, some studies on QOL only adopted objective indicators and QOL research is still very scarce in some fields of study such as tourism. Additionally, in tourism, the majority of the studies on QOL focus on assessing the QOL of residents of destinations and neglect segmentation based on QOL as a tool for market segmentation. The aim of this study is to overcome some previously referred to limitations and, specifically: (i) to measure visitors’ perceptions of tourism impact on their QOL by adopting subjective indicators; and (ii) to segment visitors based on perceptions of tourism impact on their QOL.Study results reveal that tourism is likely to have a more positive impact on the psychological and social domains of QOL and that QOL is a good basis for segmenting the tourism market. Visitors perceiving more positive tourism impacts in their QOL differ from others on several features such as motivations to travel, travel group, interaction with local residents and satisfaction with the trip.University of Algarve2012-02-22T00:00:00Zjournal articlejournal articlejournal articlejournal articlejournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://tmstudies.net/index.php/ectms/article/view/337oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/337Revista Encontros Científicos - Tourism & Management Studies; Vol 7 (2011); 91-100Tourism & Management Studies; Vol 7 (2011); 91-100Tourism & Management Studies; Vol 7 (2011); 91-100Revista Encontros Científicos - Tourism & Management Studies; Vol 7 (2011); 91-1002182-8466reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttps://tmstudies.net/index.php/ectms/article/view/337https://tmstudies.net/index.php/ectms/article/view/337/558Copyright (c) 2016 Tourism & Management Studieshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, Maria João; DEGEI, University of AveiroEusébio, Celeste; DEGEI, University of Aveiro2022-10-05T04:16:54ZPortal AgregadorONG
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