Como avaliam os alunos a ação da Assembleia de Alunos na perspetiva da gestão democrática?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Isabel Espada
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/35132
Resumo: O presente trabalho centra-se na influência da Assembleia de Alunos na gestão democrática da escola, dando especial enfoque à intervenção dos alunos sobre a tomada de decisões da gestão do seu agrupamento de escolas e à percepção que estes têm sobre a sua intervenção. O corpo teórico discute, fundamentalmente, o conceito de gestão democrática de escola. Sendo ainda discutidos alguns eixos temáticos que colocam em prática o exercício de uma gestão democrática envolvendo os alunos, nomeadamente os conceitos de cidadania e democracia, e ainda de educação para a cidadania. O estudo visa: 1) identificar a percepção dos alunos sobre o papel de um cidadão em democracia; 2) Identificar a percepção dos alunos sobre o seu papel nas Assembleias de Alunos; 3) Identificar a percepção dos alunos sobre o seu papel na gestão do Agrupamento; 4) Compreender se os alunos consideram as Assembleias de Alunos como mecanismos que aumentam a sua acção sobre a gestão do agrupamento; 5) Analisar se a percepção dos elementos das Mesas das Assembleias quanto ao papel destas na gestão do agrupamento difere da dos restantes alunos; 6) Analisar se a percepção dos Delegados de Turma relativamente ao papel das Assembleias de Alunos na gestão do agrupamento difere da dos restantes alunos. Este trabalho foi desenvolvido através de metodologia de estudo de caso, de natureza qualitativa do tipo transversal, com recolha de dados a acontecer entre janeiro e fevereiro de 2019 por meio de inquéritos por questionários e entrevista de focus group. Os intervenientes neste estudo (alunos) consideraram-no como uma mais-valia para a sua escola (entenda-se agrupamento de escolas), reconhecendo o seu resultado como relevante para a valorização do papel dos alunos na gestão da escola e assim da melhoria da mesma.
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