Interrupção voluntária da gravidez : representações de futuros profissionais de saúde

Bibliographic Details
Main Author: Carvalho, Sara
Publication Date: 2009
Other Authors: Maia, Ângela
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/1822/11192
Summary: O presente estudo surge na sequência da recente despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG) em Portugal. O seu objectivo foi caracterizar as representações de futuros profissionais de saúde acerca do bem-estar psicológico das mulheres que decidem por esta resolução reprodutiva. Método: Foram incluídos neste estudo 133 estudantes de Medicina. A todos foi solicitado que preenchessem um questionário que avaliava a sua representação acerca do bem-estar psicológico das mulheres que interrompem uma gravidez através de duas escalas do Brief Symptom Inventory (BSI), de uma questão acerca dos sentimentos experienciados pelas mulheres que optam pela IVG e de duas questões acerca da satisfação destas mulheres com a sua vida e relação conjugal ou de namoro após a IVG. Resultados: Os dados sugerem que os estudantes de Medicina percepcionam o período após a IVG como sendo, para a maioria das mulheres, caracterizado por psicossintomatologia significativa bem como sentimentos negativos e níveis médio-baixos de satisfação com a vida e com a relação. Conclusão: Os resultados deste trabalho sugerem a importância de estudar esta temática em Portugal e de fazer chegar os resultados aos profissionais de saúde que contactam ou possam vir a contactar com este novo grupo de utentes.
id RCAP_9f344d000b999303b512ee087c18d0c9
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11192
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interrupção voluntária da gravidez : representações de futuros profissionais de saúdeInterrupção voluntária da gravidezEstudantes de medicinaO presente estudo surge na sequência da recente despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG) em Portugal. O seu objectivo foi caracterizar as representações de futuros profissionais de saúde acerca do bem-estar psicológico das mulheres que decidem por esta resolução reprodutiva. Método: Foram incluídos neste estudo 133 estudantes de Medicina. A todos foi solicitado que preenchessem um questionário que avaliava a sua representação acerca do bem-estar psicológico das mulheres que interrompem uma gravidez através de duas escalas do Brief Symptom Inventory (BSI), de uma questão acerca dos sentimentos experienciados pelas mulheres que optam pela IVG e de duas questões acerca da satisfação destas mulheres com a sua vida e relação conjugal ou de namoro após a IVG. Resultados: Os dados sugerem que os estudantes de Medicina percepcionam o período após a IVG como sendo, para a maioria das mulheres, caracterizado por psicossintomatologia significativa bem como sentimentos negativos e níveis médio-baixos de satisfação com a vida e com a relação. Conclusão: Os resultados deste trabalho sugerem a importância de estudar esta temática em Portugal e de fazer chegar os resultados aos profissionais de saúde que contactam ou possam vir a contactar com este novo grupo de utentes.Universidade do MinhoCarvalho, SaraMaia, Ângela2009-042009-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/11192porMAIA, A. ; SILVA, S. ; PIRES, T., ed. lit. – “Desafios da saúde e comportamento : actores, contextos e problemáticas : actas do Congresso de Saúde e Comportamento dos Países de Língua Portuguesa, 1, Braga, Portugal, 2009”. [Braga : CIPSI edições, 2009]. ISBN 978-989-95509-1-9.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11192Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:42.369705Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interrupção voluntária da gravidez : representações de futuros profissionais de saúde
title Interrupção voluntária da gravidez : representações de futuros profissionais de saúde
spellingShingle Interrupção voluntária da gravidez : representações de futuros profissionais de saúde
Carvalho, Sara
Interrupção voluntária da gravidez
Estudantes de medicina
title_short Interrupção voluntária da gravidez : representações de futuros profissionais de saúde
title_full Interrupção voluntária da gravidez : representações de futuros profissionais de saúde
title_fullStr Interrupção voluntária da gravidez : representações de futuros profissionais de saúde
title_full_unstemmed Interrupção voluntária da gravidez : representações de futuros profissionais de saúde
title_sort Interrupção voluntária da gravidez : representações de futuros profissionais de saúde
author Carvalho, Sara
author_facet Carvalho, Sara
Maia, Ângela
author_role author
author2 Maia, Ângela
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Sara
Maia, Ângela
dc.subject.por.fl_str_mv Interrupção voluntária da gravidez
Estudantes de medicina
topic Interrupção voluntária da gravidez
Estudantes de medicina
description O presente estudo surge na sequência da recente despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG) em Portugal. O seu objectivo foi caracterizar as representações de futuros profissionais de saúde acerca do bem-estar psicológico das mulheres que decidem por esta resolução reprodutiva. Método: Foram incluídos neste estudo 133 estudantes de Medicina. A todos foi solicitado que preenchessem um questionário que avaliava a sua representação acerca do bem-estar psicológico das mulheres que interrompem uma gravidez através de duas escalas do Brief Symptom Inventory (BSI), de uma questão acerca dos sentimentos experienciados pelas mulheres que optam pela IVG e de duas questões acerca da satisfação destas mulheres com a sua vida e relação conjugal ou de namoro após a IVG. Resultados: Os dados sugerem que os estudantes de Medicina percepcionam o período após a IVG como sendo, para a maioria das mulheres, caracterizado por psicossintomatologia significativa bem como sentimentos negativos e níveis médio-baixos de satisfação com a vida e com a relação. Conclusão: Os resultados deste trabalho sugerem a importância de estudar esta temática em Portugal e de fazer chegar os resultados aos profissionais de saúde que contactam ou possam vir a contactar com este novo grupo de utentes.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04
2009-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/11192
url http://hdl.handle.net/1822/11192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MAIA, A. ; SILVA, S. ; PIRES, T., ed. lit. – “Desafios da saúde e comportamento : actores, contextos e problemáticas : actas do Congresso de Saúde e Comportamento dos Países de Língua Portuguesa, 1, Braga, Portugal, 2009”. [Braga : CIPSI edições, 2009]. ISBN 978-989-95509-1-9.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132469799157760