A introdução do play-along como estratégia motivacional para o estudo das escalas no clarinete

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Tânia Patrícia Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78466
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_9ffe7ac58ef4100078e70502117f3330
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78466
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A introdução do play-along como estratégia motivacional para o estudo das escalas no clarineteThe introduction of play-along as a motivational strategy for the study of clarinet scalesEscalas e/ou exercícios equivalentesMotivaçãoPrática do estudo individualTecnologia musicalPlay-alongMotivationMusic technologyPractice of individual studyScales and/or equivalent exercisesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente relatório de estágio tem como objetivo historiar todo o meu percurso interventivo executado ao longo do meu estágio profissional realizado no Conservatório do Vale do Sousa, situado no município de Lousada, no ano letivo de 2020/2021. Este relatório recai sobre a motivação dos alunos, como temática principal, para o estudo das escalas musicais ou exercícios equivalentes e apresenta como estratégia motivadora a introdução do play-along na execução das mesmas. Para o desenvolvimento desta investigação foram intervencionados quatro alunos compreendidos entre o primeiro e o terceiro grau do ensino articulado com características pessoais especificas e com métodos de trabalho bastante distintos, tendo sido realizadas várias fases distintas durante a fase de intervenção. A primeira fase incidiu na observação dos alunos e das suas práticas de estudo e a segunda fase teve como foco a aplicação de uma grelha para simplificar o conhecimento teórico da construção das escalas e a introdução do play-along com o objetivo de melhorar a motivação dos alunos. Como recolha de dados, para além da observação do percurso dos alunos ao longo do ano, foi aplicado um inquérito aos alunos com o propósito de avaliar a pertinência da estratégia aplicada, o registo numa grelha da duração e do método de estudo aplicado na prática do estudo individual dedicado às escalas e por último uma entrevista semi-estruturada para perceber quais as vantagens da utilização desta ferramenta e qual a mudança gerada a nível motivacional sentida pelos alunos.This report aims to narrate my entire interventional journey carried out during my supervised teaching practice, held at the Conservatório do Vale do Sousa, located in Lousada, in the academic year 2020/2021. The main theme of this report is students’ motivation for the study of scales and equivalent exercises. Play-along tracks were used as a strategy for developing motivation. For this research, four students were selected, between first and third grade, and considering their specific personal traits and working methods. The intervention was carried out in several phases. The first one consisted of the observation of students and their study practices while the second phase was carried through the application of a grid to help simplifying the theoretical knowledge of scales construction and also through the introduction of play-along tracks in students’ execution of scales. Data was collected during the observation phase. Also, a survey was applied to the students in order to assess the relevance of play-along as a strategy for increasing their motivation. Students kept a record of the duration and method(s) of scale practice. Finally, semi-structured interviews were made to evaluate the advantages of using this strategy/tool and to determine if it influenced the student’s motivation level.Matos, Vítor Hugo Ferreira deUniversidade do MinhoTeixeira, Tânia Patrícia Ferreira2021-12-142021-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78466por202996654info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:54:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78466Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:53:42.077272Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A introdução do play-along como estratégia motivacional para o estudo das escalas no clarinete
The introduction of play-along as a motivational strategy for the study of clarinet scales
title A introdução do play-along como estratégia motivacional para o estudo das escalas no clarinete
spellingShingle A introdução do play-along como estratégia motivacional para o estudo das escalas no clarinete
Teixeira, Tânia Patrícia Ferreira
Escalas e/ou exercícios equivalentes
Motivação
Prática do estudo individual
Tecnologia musical
Play-along
Motivation
Music technology
Practice of individual study
Scales and/or equivalent exercises
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A introdução do play-along como estratégia motivacional para o estudo das escalas no clarinete
title_full A introdução do play-along como estratégia motivacional para o estudo das escalas no clarinete
title_fullStr A introdução do play-along como estratégia motivacional para o estudo das escalas no clarinete
title_full_unstemmed A introdução do play-along como estratégia motivacional para o estudo das escalas no clarinete
title_sort A introdução do play-along como estratégia motivacional para o estudo das escalas no clarinete
author Teixeira, Tânia Patrícia Ferreira
author_facet Teixeira, Tânia Patrícia Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Vítor Hugo Ferreira de
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Tânia Patrícia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Escalas e/ou exercícios equivalentes
Motivação
Prática do estudo individual
Tecnologia musical
Play-along
Motivation
Music technology
Practice of individual study
Scales and/or equivalent exercises
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Escalas e/ou exercícios equivalentes
Motivação
Prática do estudo individual
Tecnologia musical
Play-along
Motivation
Music technology
Practice of individual study
Scales and/or equivalent exercises
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-14
2021-12-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78466
url https://hdl.handle.net/1822/78466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202996654
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133133829832704