Formas emotivas do discurso persuasivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Samuel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/143789
Resumo: UID/CCI/04667/2016
id RCAP_a029ddee1df765693af5b74818b98f64
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/143789
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Formas emotivas do discurso persuasivoEmotive forms of persuasive discourseAdvertising rhetoricEmotional persuasionEmotionsPersuasionRhetoricRetóricaRetórica da publicidadePersuasãoEmoçõesPersuasão emocionalCommunicationUID/CCI/04667/2016Tal como a Retórica no-lo ensina, as emoções (pathos) estão no centro do discurso persuasivo. A racionalidade argumentativa da retórica não exclui as emoções como elemento fundamental do processo persuasivo. Primeiro, porque razão e emoção andam a par no que diz respeito ao raciocínio e à tomada de decisão, tal como demonstrado por vários estudos de Neurociência e de Psicologia Social. Em segundo lugar, porque a própria persuasão envolve uma modalidade emocional paralela a uma modalidade estritamente formal ou dita “racional”. O presente artigo salienta algumas das principais formas emotivas que pontuam os discursos de natureza persuasiva, como o da publicidade: o uso da sugestão, a utilização de linguagem figurada e conotativa, ou ainda a concentração sobre as necessidades e desejos do auditório. Além dessas, destacam-se, ainda, um conjunto de efeitos emocionais relativos, quer ao auditório, quer ao orador. Embora este elencar de formas emotivas não se pretenda exaustivo, a enumeração de procedimentos emocionais nos discursos publicitários oferece-nos um preliminar esboço do alcance e consequências práticas da persuasão emocional. As the rhetoric teaches us, the emotion (pathos) is at the heart of persuasive discourse. The argumentative rationality of rhetoric does not exclude emotions as fundamental element of the persuasive process. First, because reason and feelings go hand in hand with regard to the reasoning and decision making, as shown by several studies of Neuroscience and Social Psychology. Secondly, because the persuasive process involves an emotional mode parallel to a strictly formal mode so-called “rational”. This paper highlights some of the main ways that punctuate the emotional dimension of persuasive speeches in advertising: the use of suggestion, the use of figurative language and connotation, or the concentration on the needs and desires of the audience. In addition to these, there are also a set of emotional effects relating to either the audience or the speaker. Although this list does nor exhaust all the possibilities, the description of the emotional procedures in advertising offers us a preliminary outline of the scope and practical consequences of emotional persuasion.Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA)RUNMateus, Samuel2022-09-16T22:23:49Z2019-06-282019-06-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article15application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/143789por1645-5681PURE: 46559388https://doi.org/10.14195/2183-5462_34_9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-10T16:09:15ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Formas emotivas do discurso persuasivo
Emotive forms of persuasive discourse
title Formas emotivas do discurso persuasivo
spellingShingle Formas emotivas do discurso persuasivo
Mateus, Samuel
Advertising rhetoric
Emotional persuasion
Emotions
Persuasion
Rhetoric
Retórica
Retórica da publicidade
Persuasão
Emoções
Persuasão emocional
Communication
title_short Formas emotivas do discurso persuasivo
title_full Formas emotivas do discurso persuasivo
title_fullStr Formas emotivas do discurso persuasivo
title_full_unstemmed Formas emotivas do discurso persuasivo
title_sort Formas emotivas do discurso persuasivo
author Mateus, Samuel
author_facet Mateus, Samuel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateus, Samuel
dc.subject.por.fl_str_mv Advertising rhetoric
Emotional persuasion
Emotions
Persuasion
Rhetoric
Retórica
Retórica da publicidade
Persuasão
Emoções
Persuasão emocional
Communication
topic Advertising rhetoric
Emotional persuasion
Emotions
Persuasion
Rhetoric
Retórica
Retórica da publicidade
Persuasão
Emoções
Persuasão emocional
Communication
description UID/CCI/04667/2016
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-28
2019-06-28T00:00:00Z
2022-09-16T22:23:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/143789
url http://hdl.handle.net/10362/143789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-5681
PURE: 46559388
https://doi.org/10.14195/2183-5462_34_9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 15
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303078045745152