Portefólios digitais como recurso e estratégia para o desenvolvimento de competências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Humberto Elísio
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1334
Resumo: Portefólios digitais como recurso e estratégia para o desenvolvimento de competências é uma investigação de natureza predominantemente qualitativa, de tipo investigação-acção, que pretende compreender a implicação da utilização dos portfolios digitais no desenvolvimento de competências nos aprendentes. O estudo decorreu numa escola de ensino secundário da cidade da Praia, Cabo Verde, e o corpus da investigação empírica foi recolhido de uma turma de 37 aprendentes do 9º ano de escolaridade, no âmbito da disciplina de Formação Pessoal e Social (FPS). Os resultados revelam que os portfolios digitais enquanto recurso e estratégia favorecem o desenvolvimento de competências, mas que tal depende da capacidade do professor para definir as estratégias adequadas, da capacidade e atitudes dos aprendentes em aproveitar as estratégias propostas para desenvolver suas competências, e da tecnologia utilizada como suporte aos portefólios digitais. Na investigação, em concreto, os resultados revelam que o desenvolvimento das competências não foi significativo dado constrangimentos como a ausência de uma cultura do conhecimento das TIC por parte dos aprendentes, assim como a falta de hábitos, métodos e técnicas de estudo e de trabalho colaborativo, a falta de hábitos de reflexão e a ausência de uma postura activa e de assumpção da aprendizagem. Mas também devido a outros constrangimentos como o levado número de alunos por turma, o pouco tempo dedicado à investigação, e a ferramenta digital de suporte ao Portefólio que nos pareceu oferecer muito poucas condições para interacção e interactividade. Entretanto os Portefólios foram muito importantes para a motivação dos aprendentes e para os fazer tomar consciência das suas dificuldades de aprendizagem. ABSTRACT: Digital Portfolios as a resource and strategy for the development of competencies is a predominantly qualitative study, of the action-research type, that intends to understand the implication of using digital portfolios for the development of competencies in students. The study took place in a secondary school in the city of Praia, the capital of Cape Verde, and the corpus for the empirical investigation was obtained from a group of 37 ninth grade students, in the scope of the subject of Personal and Social Education (PSE). The results disclose that the digital portfolios, while a resource and strategy, favours the development of abilities, but that depends on the teacherʼs capacity to define the correct strategies, the studentsʼ capacity and attitudes in using the proposed strategies to develop theirs abilities, and also the digital tool used to support the Portfolios. In our investigation, in concrete, the results disclose that the development of the competencies was not significant enough, because of some constraints of the students such as no knowledge of ICT, as well as the lack of habits, methods and techniques of study and collaborative work, the lack of habits in using reflection and the absence of an active attitude and assumption of the learning processes. But there were also other constraints such as the excessive number of students, the little time dedicated to the study programme, and the portfolio tool that seems not to be good enough for interactions and interactivity. In the mean time, the digital portfolios played a positive role in the studentsʼ motivation, and in making them aware of their handicaps.
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