Logística do Envelhecimento Ativo e Saudável: Um caso de estudo no concelho do Sabugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Márcia A S
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/3598
Resumo: No atual contexto social é, cada vez mais, uma necessidade a procura de novos e diferentes modelos e soluções de negócio, que promovam o sucesso nas Instituições do Terceiro Setor, porque estas permitem a conciliação da vida familiar com a profissional, bem como induzem a evolução social através de soluções inovadoras e tecnologicamente avançadas, que remetem os seus stakeholders para novas formas de negócio com valor económico. O envelhecimento ativo e saudável e a sua sustentabilidade é, indiscutivelmente, reconhecido pelas Instituições do Terceiro Setor como determinantes para o empreendedorismo social. Assim, o empreendedorismo social e o envelhecimento ativo e saudável são dois dos pilares da sociedade contemporânea que podem ultrapassar os aspetos mais turbulentos da mesma, tendo em consideração que os novos modelos de negócios procuram soluções cada vez mais rigorosas e inovadoras, provocando, assim, algum desequilíbrio em vários sectores como, por exemplo, no sector económico, social e ambiental. No entanto, estas Instituições do Terceiro Setor devem estabelecer alianças e parcerias de modo a promover soluções para o futuro. Nesta conjuntura, surge o presente projeto aplicado cujo foco de interesse é o Concelho do Sabugal, e que consiste em agregar as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) desse concelho numa plataforma logística. Esta plataforma é desenvolvida através de um processo de rede integradora de conhecimentos e competências que permite aproveitar e potenciar os investimentos públicos e privados do Concelho do Sabugal. Assim, as infraestruturas e as estatísticas sobre o envelhecimento do Concelho permitem de forma equilibrada fixar a população aos territórios rurais e permitem preservar o património cultural e ambiental, bem como promover as suas atividades económicas tradicionais enquanto parceiras das novas estratégias económicas, em substituição das anteriores assentes no paradigma do mercado.
id RCAP_a1136c06f3ab54cc34484a30145a1c3b
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/3598
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Logística do Envelhecimento Ativo e Saudável: Um caso de estudo no concelho do SabugalLogísticaEnvelhecimentoSabugalEmpreendedorismo SocialPlataformaNo atual contexto social é, cada vez mais, uma necessidade a procura de novos e diferentes modelos e soluções de negócio, que promovam o sucesso nas Instituições do Terceiro Setor, porque estas permitem a conciliação da vida familiar com a profissional, bem como induzem a evolução social através de soluções inovadoras e tecnologicamente avançadas, que remetem os seus stakeholders para novas formas de negócio com valor económico. O envelhecimento ativo e saudável e a sua sustentabilidade é, indiscutivelmente, reconhecido pelas Instituições do Terceiro Setor como determinantes para o empreendedorismo social. Assim, o empreendedorismo social e o envelhecimento ativo e saudável são dois dos pilares da sociedade contemporânea que podem ultrapassar os aspetos mais turbulentos da mesma, tendo em consideração que os novos modelos de negócios procuram soluções cada vez mais rigorosas e inovadoras, provocando, assim, algum desequilíbrio em vários sectores como, por exemplo, no sector económico, social e ambiental. No entanto, estas Instituições do Terceiro Setor devem estabelecer alianças e parcerias de modo a promover soluções para o futuro. Nesta conjuntura, surge o presente projeto aplicado cujo foco de interesse é o Concelho do Sabugal, e que consiste em agregar as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) desse concelho numa plataforma logística. Esta plataforma é desenvolvida através de um processo de rede integradora de conhecimentos e competências que permite aproveitar e potenciar os investimentos públicos e privados do Concelho do Sabugal. Assim, as infraestruturas e as estatísticas sobre o envelhecimento do Concelho permitem de forma equilibrada fixar a população aos territórios rurais e permitem preservar o património cultural e ambiental, bem como promover as suas atividades económicas tradicionais enquanto parceiras das novas estratégias económicas, em substituição das anteriores assentes no paradigma do mercado.Instituto Politécnico da Guarda2017-02-22T15:08:12Z2017-02-222017-01-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/3598http://hdl.handle.net/10314/3598TID:201614367porDias, Márcia A Sinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-30T03:00:31ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Logística do Envelhecimento Ativo e Saudável: Um caso de estudo no concelho do Sabugal
title Logística do Envelhecimento Ativo e Saudável: Um caso de estudo no concelho do Sabugal
spellingShingle Logística do Envelhecimento Ativo e Saudável: Um caso de estudo no concelho do Sabugal
Dias, Márcia A S
Logística
Envelhecimento
Sabugal
Empreendedorismo Social
Plataforma
title_short Logística do Envelhecimento Ativo e Saudável: Um caso de estudo no concelho do Sabugal
title_full Logística do Envelhecimento Ativo e Saudável: Um caso de estudo no concelho do Sabugal
title_fullStr Logística do Envelhecimento Ativo e Saudável: Um caso de estudo no concelho do Sabugal
title_full_unstemmed Logística do Envelhecimento Ativo e Saudável: Um caso de estudo no concelho do Sabugal
title_sort Logística do Envelhecimento Ativo e Saudável: Um caso de estudo no concelho do Sabugal
author Dias, Márcia A S
author_facet Dias, Márcia A S
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Márcia A S
dc.subject.por.fl_str_mv Logística
Envelhecimento
Sabugal
Empreendedorismo Social
Plataforma
topic Logística
Envelhecimento
Sabugal
Empreendedorismo Social
Plataforma
description No atual contexto social é, cada vez mais, uma necessidade a procura de novos e diferentes modelos e soluções de negócio, que promovam o sucesso nas Instituições do Terceiro Setor, porque estas permitem a conciliação da vida familiar com a profissional, bem como induzem a evolução social através de soluções inovadoras e tecnologicamente avançadas, que remetem os seus stakeholders para novas formas de negócio com valor económico. O envelhecimento ativo e saudável e a sua sustentabilidade é, indiscutivelmente, reconhecido pelas Instituições do Terceiro Setor como determinantes para o empreendedorismo social. Assim, o empreendedorismo social e o envelhecimento ativo e saudável são dois dos pilares da sociedade contemporânea que podem ultrapassar os aspetos mais turbulentos da mesma, tendo em consideração que os novos modelos de negócios procuram soluções cada vez mais rigorosas e inovadoras, provocando, assim, algum desequilíbrio em vários sectores como, por exemplo, no sector económico, social e ambiental. No entanto, estas Instituições do Terceiro Setor devem estabelecer alianças e parcerias de modo a promover soluções para o futuro. Nesta conjuntura, surge o presente projeto aplicado cujo foco de interesse é o Concelho do Sabugal, e que consiste em agregar as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) desse concelho numa plataforma logística. Esta plataforma é desenvolvida através de um processo de rede integradora de conhecimentos e competências que permite aproveitar e potenciar os investimentos públicos e privados do Concelho do Sabugal. Assim, as infraestruturas e as estatísticas sobre o envelhecimento do Concelho permitem de forma equilibrada fixar a população aos territórios rurais e permitem preservar o património cultural e ambiental, bem como promover as suas atividades económicas tradicionais enquanto parceiras das novas estratégias económicas, em substituição das anteriores assentes no paradigma do mercado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-22T15:08:12Z
2017-02-22
2017-01-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/3598
http://hdl.handle.net/10314/3598
TID:201614367
url http://hdl.handle.net/10314/3598
identifier_str_mv TID:201614367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777304494028095488