A literatura infantil nas escolas do campo brasileiras e a inovação pedagógica: um estudo de práticas pedagógicas nas séries iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Célia Maria da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2362
Resumo: O presente trabalho investiga de que forma a literatura infantil contribui para uma aprendizagem crítico reflexiva, baseada no desenvolvimento da autonomia e da criatividade dos estudantes, com intuito de mobilizar os alunos do ensino fundamental em prol da melhoria do processo de leitura, tentando verificar se o mesmo se assume como inovação pedagógica. O estudo foi desenvolvido através do tema: “A literatura infantil nas escolas do campo brasileiras e a inovação pedagógica: um estudo de práticas pedagógicas nas séries iniciais do ensino fundamental”. O campo de pesquisa foi uma Escola Pública Rural do Município de Poção – Pernambuco, Brasil, que trabalha com a literatura infantil na sala de aula e teve como sujeitos estudados, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, a professora e a gestão da escola. A metodologia desenvolvida é de um estudo de caso de natureza qualitativa que adota a observação participante, com notas de campo como procedimento principal de coleta de dados, bem como a entrevista semiestruturada e a recolha de documentos. Assim, a presente investigação insere-se numa abordagem qualitativa dos fenômenos educativos que teve como resultados a evidência que a literatura infantil pode ser considerada uma ferramenta significativa para o processo de ensino-aprendizagem bem como para motivar o gosto pela leitura e garantir uma formação cultural e cidadã. Portanto, a prática educativa através da literatura infantil manifesta traços de inovação pedagógica e a postura dos professores e alunos tem demonstrado práticas pedagógicas inovadoras, uma vez que proporcionam uma aprendizagem crítico reflexiva, baseada no desenvolvimento da autonomia e da criatividade dos estudantes.
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