Estratégias de comunicação das deputadas parlamentares nas redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manso, Patrícia Alexandra Honório Contreiras
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/7865
Resumo: Trabalho de Projecto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Novos Media e Prática Web
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spelling Estratégias de comunicação das deputadas parlamentares nas redes sociaisDeputadas parlamentaresFacebookDemocraciaTrabalho de Projecto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Novos Media e Prática WebO objectivo deste trabalho de projecto consistiu em procurar investigar as Redes Sociais utilizadas pelas deputadas parlamentares da XII legislatura (2011-…), tentando identificar se correspondiam, ou não, a estratégias de comunicação visando potenciar a sua visibilidade. Partimos de uma série de perguntas, suscitadas ainda no decorrer da parte escolar do mestrado em Novos Media e Práticas Web, tais como: Serão as Redes Sociais utilizadas, como ferramentas impulsionadoras de uma maior democracia digital? Serão as Redes Sociais mobilizadoras, incentivando a uma participação política mais activa? Outras surgiram entretanto: Será que as mulheres deputadas parlamentares utilizam essas ferramentas? Estarão as mulheres deputadas conscientes do potencial e poder que estas Redes Sociais oferecem? Ancorámos o nosso estudo tendo por base três eixos fundamentais que fizemos corresponder a 3 grandes blocos, a saber, deputadas parlamentares, política e redes sociais. Procurámos pois com este trabalho obter respostas às perguntas colocadas e identificar algumas tendências. Assim, com base na revisão da literatura selecionámos autores e obras de modo a permitir um enquadramento teórico consentâneo com as áreas implicadas, estudos de género, de política parlamentar, e de relação das mulheres com as redes sociais. De modo a inquirir procurando obter dados concretos criámos um dispositivo específico para o efeito. O instrumento utilizado foi um inquérito online, o qual permitiu avaliar e compreender os usos, hábitos e práticas das deputadas parlamentares portuguesas no Facebook. As respostas foram tratadas e alguns dos dados mais relevantes integrados no corpo do trabalho, apresentados em forma de gráficos, quadros, permitindo uma análise estatística que disponibilizámos. A investigação por nós conduzida permitiu responder às questões formuladas. O Facebook foi a Rede Social eleita pelas inquiridas. Os resultados obtidos apontam para o reconhecimento de que o Facebook é um instrumento de poder, apesar de ser utilizado do mesmo modo nas estratégias comunicacionais que já mobilizavam as deputadas parlamentares para as formas tradicionais de comunicação de massas, assentes numa difusão unilateral. Donde, nos permitimos constatar estarem a ser ainda subestimadas, ou melhor, subaproveitadas, as Redes Sociais por parte das deputadas parlamentares portuguesas, que nelas poderiam ter as suas melhores aliadas, quer na promoção de causas, quer como mecanismo de recurso capaz de alavancar a visibilidade desejada e a interacção com o(s) público(s) desejável (eis).Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNManso, Patrícia Alexandra Honório Contreiras2012-032012-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/7865porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:40:07Zoai:run.unl.pt:10362/7865Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:17:47.180913Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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