Jogo Multijogador como fator de integração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Nuno André Rocha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14649
Resumo: Atualmente a informação é um dado adquirido para a população residente nos países ditos desenvolvidos. Facilmente através de uma pesquisa na internet encontramos informação que outrora seria necessário deslocarmo-nos a uma biblioteca. Conhecimento abre um mundo de oportunidades, mas infelizmente existem grupos como os cegos e os surdos que não tem os mesmos acessos a informação de modo a permitir uma melhoria na sua educação. A educação é uma área critica e um problema mais sério porque o impacto que tem na vida de um cidadão vai desde literacia à autoestima. Em particular, os jogos sérios, têm como objetivo proporcionar uma componente educacional dado que podem ser utilizados nas mais diversas áreas como educação, saúde ou empresarial. Esta dissertação como objetivo melhorar a inclusão social e a aprendizagem nas pessoas cegas e nas pessoas surdas com recurso ao tema código Morse. Para isso será desenvolvido e testado um jogo sério multijogador que promova a aprendizagem de um tema que apesar de grande das pessoas terem conhecimento, desconhecem o seu funcionamento na prática. Com recurso à voz sintética incorporado nos dispositivos como o PC ou dispositivo Android e com recurso a um avatar de língua gestual Portuguesa será possível facilitar a comunicação entre e com estas comunidades em especial. Para responder a este problema foram estudadas formas de comunicação apropriadas que foram implementadas neste projeto não só durante jogos em equipa, mas também no âmbito de uma sala de conversa que se encontra disponível qualquer utilizador no jogo.
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