Jogo Multijogador como fator de integração
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/14649 |
Resumo: | Atualmente a informação é um dado adquirido para a população residente nos países ditos desenvolvidos. Facilmente através de uma pesquisa na internet encontramos informação que outrora seria necessário deslocarmo-nos a uma biblioteca. Conhecimento abre um mundo de oportunidades, mas infelizmente existem grupos como os cegos e os surdos que não tem os mesmos acessos a informação de modo a permitir uma melhoria na sua educação. A educação é uma área critica e um problema mais sério porque o impacto que tem na vida de um cidadão vai desde literacia à autoestima. Em particular, os jogos sérios, têm como objetivo proporcionar uma componente educacional dado que podem ser utilizados nas mais diversas áreas como educação, saúde ou empresarial. Esta dissertação como objetivo melhorar a inclusão social e a aprendizagem nas pessoas cegas e nas pessoas surdas com recurso ao tema código Morse. Para isso será desenvolvido e testado um jogo sério multijogador que promova a aprendizagem de um tema que apesar de grande das pessoas terem conhecimento, desconhecem o seu funcionamento na prática. Com recurso à voz sintética incorporado nos dispositivos como o PC ou dispositivo Android e com recurso a um avatar de língua gestual Portuguesa será possível facilitar a comunicação entre e com estas comunidades em especial. Para responder a este problema foram estudadas formas de comunicação apropriadas que foram implementadas neste projeto não só durante jogos em equipa, mas também no âmbito de uma sala de conversa que se encontra disponível qualquer utilizador no jogo. |
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Jogo Multijogador como fator de integraçãoJogos SériosUnitySocketsDynamic Difficulty AdjustmentAprendizagemSerious GamesLearningSistemas ComputacionaisAtualmente a informação é um dado adquirido para a população residente nos países ditos desenvolvidos. Facilmente através de uma pesquisa na internet encontramos informação que outrora seria necessário deslocarmo-nos a uma biblioteca. Conhecimento abre um mundo de oportunidades, mas infelizmente existem grupos como os cegos e os surdos que não tem os mesmos acessos a informação de modo a permitir uma melhoria na sua educação. A educação é uma área critica e um problema mais sério porque o impacto que tem na vida de um cidadão vai desde literacia à autoestima. Em particular, os jogos sérios, têm como objetivo proporcionar uma componente educacional dado que podem ser utilizados nas mais diversas áreas como educação, saúde ou empresarial. Esta dissertação como objetivo melhorar a inclusão social e a aprendizagem nas pessoas cegas e nas pessoas surdas com recurso ao tema código Morse. Para isso será desenvolvido e testado um jogo sério multijogador que promova a aprendizagem de um tema que apesar de grande das pessoas terem conhecimento, desconhecem o seu funcionamento na prática. Com recurso à voz sintética incorporado nos dispositivos como o PC ou dispositivo Android e com recurso a um avatar de língua gestual Portuguesa será possível facilitar a comunicação entre e com estas comunidades em especial. Para responder a este problema foram estudadas formas de comunicação apropriadas que foram implementadas neste projeto não só durante jogos em equipa, mas também no âmbito de uma sala de conversa que se encontra disponível qualquer utilizador no jogo.Nowadays information is easily acquired for the resident population in the so-called developed countries. Easily through an internet search we find information that would be necessary to go to a library. Knowledge opens a world of opportunities, but unfortunately there are groups such as the blind and deaf who do not have the same access to information in order to allow an improvement in their education. Education is a critical area and a more serious problem because the impact it has on a citizen's life ranges from literacy to self-esteem. Serious games aim to provide a learning component as they can be used in many different areas such as education, health or business. This thesis aims to improve social inclusion and learning in blind people and deaf people using Morse code as a theme. With this in mind, a serious game will be developed and tested while promoting a known theme by the general population despite most of them not knowing how it works in practice. With the help of synthetic speech incorporated in devices such as a PC or an Android device and a Portuguese sign language avatar it will be possible to facilitate communication between and with these particular communities. To address this problem, appropriate forms of communication have been studied and implemented in this thesis project within team game mode and a chat room which is available for any user in the game.Escudeiro, Paula Maria de Sá OliveiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoNeto, Nuno André Rocha2019-09-18T15:48:29Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14649TID:202279979porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:58:17ZPortal AgregadorONG |
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