Níveis de consciência fonológica no pré-escolar.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/675 |
Resumo: | De acordo com alguns dados da investigação a consciência fonológica revela-se de grande importância na aprendizagem do código escrito. Neste sentido a presente dissertação de mestrado tem como objetivo fulcral dar resposta à seguinte questão de investigação: No final do Pré-Escolar as crianças atingem as metas preconizadas relativamente à consciência fonológica? Optou-se por um estudo exploratório, que contou com 25 crianças de ambos os géneros em idade Pré-Escolar. Utilizou-se, como instrumento de recolha de dados, um Mini Teste de Identificação de Competências Linguísticas, o qual foi elaborado com base num teste de Viana (2000) e nas Metas de Aprendizagem do Pré-escolar, preconizadas pelo ME. O teste é constituído por sete níveis: A - Consciência de rima; B – Consciência da segmentação de palavras; C - Consciência da reconstrução de palavras; D - Consciência da reconstrução de sílabas através de sons da fala; E - Consciência/discriminação da presença da mesma sílaba no início ou no fim da palavra; F – Supressão ou adição de palavras na frase G - Consciência frásica. O mesmo foi sujeito a um pré-teste. Concluiu-se que as crianças, na sua globalidade, revelaram ter atingido as metas preconizadas relativamente à consciência fonológica no final do Pré- Escolar. According to some findings of research, the phonological awareness is of great importance in the learning of the written code. Thus, the current master’s dissertation aims to address the following key research question: at the end of preschool do children reach the goals defined in relation to phonological awareness? A survey has been carried out, in which 25 preschool-age male and female children took part. As a data collection tool, a Mini test was used, based on one of Viana’s tests (2000) and on the preschool learning goals set by the Ministry of Education and Science. The test is consists of seven levels: A - rhyme awareness ; B - word segmentation awareness; C - word reconstruction awareness; D - reconstruction of syllables awareness through speech sounds; E - awareness / discrimination of the presence of the same syllable at the beginning or end of the word; F- subtracting or adding words to the sentence G - sentence awareness. The aforementioned test was subject to a pre-test. It was concluded that children, as a whole, proved to have reached the goals set in relation to the phonological awareness at the end of preschool. |
id |
RCAP_a2802d0a932b150f7f796de29a1122f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.upt.pt:11328/675 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Níveis de consciência fonológica no pré-escolar.LinguagemConsciência fonológicaPré-escolarComportamentos emergentesLanguagePhonological awarenessPreschoolEmergent behavioursTMOEDe acordo com alguns dados da investigação a consciência fonológica revela-se de grande importância na aprendizagem do código escrito. Neste sentido a presente dissertação de mestrado tem como objetivo fulcral dar resposta à seguinte questão de investigação: No final do Pré-Escolar as crianças atingem as metas preconizadas relativamente à consciência fonológica? Optou-se por um estudo exploratório, que contou com 25 crianças de ambos os géneros em idade Pré-Escolar. Utilizou-se, como instrumento de recolha de dados, um Mini Teste de Identificação de Competências Linguísticas, o qual foi elaborado com base num teste de Viana (2000) e nas Metas de Aprendizagem do Pré-escolar, preconizadas pelo ME. O teste é constituído por sete níveis: A - Consciência de rima; B – Consciência da segmentação de palavras; C - Consciência da reconstrução de palavras; D - Consciência da reconstrução de sílabas através de sons da fala; E - Consciência/discriminação da presença da mesma sílaba no início ou no fim da palavra; F – Supressão ou adição de palavras na frase G - Consciência frásica. O mesmo foi sujeito a um pré-teste. Concluiu-se que as crianças, na sua globalidade, revelaram ter atingido as metas preconizadas relativamente à consciência fonológica no final do Pré- Escolar. According to some findings of research, the phonological awareness is of great importance in the learning of the written code. Thus, the current master’s dissertation aims to address the following key research question: at the end of preschool do children reach the goals defined in relation to phonological awareness? A survey has been carried out, in which 25 preschool-age male and female children took part. As a data collection tool, a Mini test was used, based on one of Viana’s tests (2000) and on the preschool learning goals set by the Ministry of Education and Science. The test is consists of seven levels: A - rhyme awareness ; B - word segmentation awareness; C - word reconstruction awareness; D - reconstruction of syllables awareness through speech sounds; E - awareness / discrimination of the presence of the same syllable at the beginning or end of the word; F- subtracting or adding words to the sentence G - sentence awareness. The aforementioned test was subject to a pre-test. It was concluded that children, as a whole, proved to have reached the goals set in relation to the phonological awareness at the end of preschool.Orientação: Professora Doutora Maria Celeste de Sousa Lopes.2014-03-28T12:11:23Z2014-03-282013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/675http://hdl.handle.net/11328/675TID:201331071porMoreira, A.I.A. (2013). Níveis de consciência fonológica no pré-escolar. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Orientação Educativa.Cota: TMOE 5Moreira, Ana Irene de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:07:24Zoai:repositorio.upt.pt:11328/675Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:39:51.822336Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Níveis de consciência fonológica no pré-escolar. |
title |
Níveis de consciência fonológica no pré-escolar. |
spellingShingle |
Níveis de consciência fonológica no pré-escolar. Moreira, Ana Irene de Almeida Linguagem Consciência fonológica Pré-escolar Comportamentos emergentes Language Phonological awareness Preschool Emergent behaviours TMOE |
title_short |
Níveis de consciência fonológica no pré-escolar. |
title_full |
Níveis de consciência fonológica no pré-escolar. |
title_fullStr |
Níveis de consciência fonológica no pré-escolar. |
title_full_unstemmed |
Níveis de consciência fonológica no pré-escolar. |
title_sort |
Níveis de consciência fonológica no pré-escolar. |
author |
Moreira, Ana Irene de Almeida |
author_facet |
Moreira, Ana Irene de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Ana Irene de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem Consciência fonológica Pré-escolar Comportamentos emergentes Language Phonological awareness Preschool Emergent behaviours TMOE |
topic |
Linguagem Consciência fonológica Pré-escolar Comportamentos emergentes Language Phonological awareness Preschool Emergent behaviours TMOE |
description |
De acordo com alguns dados da investigação a consciência fonológica revela-se de grande importância na aprendizagem do código escrito. Neste sentido a presente dissertação de mestrado tem como objetivo fulcral dar resposta à seguinte questão de investigação: No final do Pré-Escolar as crianças atingem as metas preconizadas relativamente à consciência fonológica? Optou-se por um estudo exploratório, que contou com 25 crianças de ambos os géneros em idade Pré-Escolar. Utilizou-se, como instrumento de recolha de dados, um Mini Teste de Identificação de Competências Linguísticas, o qual foi elaborado com base num teste de Viana (2000) e nas Metas de Aprendizagem do Pré-escolar, preconizadas pelo ME. O teste é constituído por sete níveis: A - Consciência de rima; B – Consciência da segmentação de palavras; C - Consciência da reconstrução de palavras; D - Consciência da reconstrução de sílabas através de sons da fala; E - Consciência/discriminação da presença da mesma sílaba no início ou no fim da palavra; F – Supressão ou adição de palavras na frase G - Consciência frásica. O mesmo foi sujeito a um pré-teste. Concluiu-se que as crianças, na sua globalidade, revelaram ter atingido as metas preconizadas relativamente à consciência fonológica no final do Pré- Escolar. According to some findings of research, the phonological awareness is of great importance in the learning of the written code. Thus, the current master’s dissertation aims to address the following key research question: at the end of preschool do children reach the goals defined in relation to phonological awareness? A survey has been carried out, in which 25 preschool-age male and female children took part. As a data collection tool, a Mini test was used, based on one of Viana’s tests (2000) and on the preschool learning goals set by the Ministry of Education and Science. The test is consists of seven levels: A - rhyme awareness ; B - word segmentation awareness; C - word reconstruction awareness; D - reconstruction of syllables awareness through speech sounds; E - awareness / discrimination of the presence of the same syllable at the beginning or end of the word; F- subtracting or adding words to the sentence G - sentence awareness. The aforementioned test was subject to a pre-test. It was concluded that children, as a whole, proved to have reached the goals set in relation to the phonological awareness at the end of preschool. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2014-03-28T12:11:23Z 2014-03-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/675 http://hdl.handle.net/11328/675 TID:201331071 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/675 |
identifier_str_mv |
TID:201331071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Moreira, A.I.A. (2013). Níveis de consciência fonológica no pré-escolar. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Orientação Educativa. Cota: TMOE 5 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134959081881600 |