Níveis de consciência fonológica no pré-escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Ana Irene de Almeida
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/675
Resumo: De acordo com alguns dados da investigação a consciência fonológica revela-se de grande importância na aprendizagem do código escrito. Neste sentido a presente dissertação de mestrado tem como objetivo fulcral dar resposta à seguinte questão de investigação: No final do Pré-Escolar as crianças atingem as metas preconizadas relativamente à consciência fonológica? Optou-se por um estudo exploratório, que contou com 25 crianças de ambos os géneros em idade Pré-Escolar. Utilizou-se, como instrumento de recolha de dados, um Mini Teste de Identificação de Competências Linguísticas, o qual foi elaborado com base num teste de Viana (2000) e nas Metas de Aprendizagem do Pré-escolar, preconizadas pelo ME. O teste é constituído por sete níveis: A - Consciência de rima; B – Consciência da segmentação de palavras; C - Consciência da reconstrução de palavras; D - Consciência da reconstrução de sílabas através de sons da fala; E - Consciência/discriminação da presença da mesma sílaba no início ou no fim da palavra; F – Supressão ou adição de palavras na frase G - Consciência frásica. O mesmo foi sujeito a um pré-teste. Concluiu-se que as crianças, na sua globalidade, revelaram ter atingido as metas preconizadas relativamente à consciência fonológica no final do Pré- Escolar. According to some findings of research, the phonological awareness is of great importance in the learning of the written code. Thus, the current master’s dissertation aims to address the following key research question: at the end of preschool do children reach the goals defined in relation to phonological awareness? A survey has been carried out, in which 25 preschool-age male and female children took part. As a data collection tool, a Mini test was used, based on one of Viana’s tests (2000) and on the preschool learning goals set by the Ministry of Education and Science. The test is consists of seven levels: A - rhyme awareness ; B - word segmentation awareness; C - word reconstruction awareness; D - reconstruction of syllables awareness through speech sounds; E - awareness / discrimination of the presence of the same syllable at the beginning or end of the word; F- subtracting or adding words to the sentence G - sentence awareness. The aforementioned test was subject to a pre-test. It was concluded that children, as a whole, proved to have reached the goals set in relation to the phonological awareness at the end of preschool.
id RCAP_a2802d0a932b150f7f796de29a1122f8
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/675
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Níveis de consciência fonológica no pré-escolar.LinguagemConsciência fonológicaPré-escolarComportamentos emergentesLanguagePhonological awarenessPreschoolEmergent behavioursTMOEDe acordo com alguns dados da investigação a consciência fonológica revela-se de grande importância na aprendizagem do código escrito. Neste sentido a presente dissertação de mestrado tem como objetivo fulcral dar resposta à seguinte questão de investigação: No final do Pré-Escolar as crianças atingem as metas preconizadas relativamente à consciência fonológica? Optou-se por um estudo exploratório, que contou com 25 crianças de ambos os géneros em idade Pré-Escolar. Utilizou-se, como instrumento de recolha de dados, um Mini Teste de Identificação de Competências Linguísticas, o qual foi elaborado com base num teste de Viana (2000) e nas Metas de Aprendizagem do Pré-escolar, preconizadas pelo ME. O teste é constituído por sete níveis: A - Consciência de rima; B – Consciência da segmentação de palavras; C - Consciência da reconstrução de palavras; D - Consciência da reconstrução de sílabas através de sons da fala; E - Consciência/discriminação da presença da mesma sílaba no início ou no fim da palavra; F – Supressão ou adição de palavras na frase G - Consciência frásica. O mesmo foi sujeito a um pré-teste. Concluiu-se que as crianças, na sua globalidade, revelaram ter atingido as metas preconizadas relativamente à consciência fonológica no final do Pré- Escolar. According to some findings of research, the phonological awareness is of great importance in the learning of the written code. Thus, the current master’s dissertation aims to address the following key research question: at the end of preschool do children reach the goals defined in relation to phonological awareness? A survey has been carried out, in which 25 preschool-age male and female children took part. As a data collection tool, a Mini test was used, based on one of Viana’s tests (2000) and on the preschool learning goals set by the Ministry of Education and Science. The test is consists of seven levels: A - rhyme awareness ; B - word segmentation awareness; C - word reconstruction awareness; D - reconstruction of syllables awareness through speech sounds; E - awareness / discrimination of the presence of the same syllable at the beginning or end of the word; F- subtracting or adding words to the sentence G - sentence awareness. The aforementioned test was subject to a pre-test. It was concluded that children, as a whole, proved to have reached the goals set in relation to the phonological awareness at the end of preschool.Orientação: Professora Doutora Maria Celeste de Sousa Lopes.2014-03-28T12:11:23Z2014-03-282013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/675http://hdl.handle.net/11328/675TID:201331071porMoreira, A.I.A. (2013). Níveis de consciência fonológica no pré-escolar. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Orientação Educativa.Cota: TMOE 5Moreira, Ana Irene de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:07:24Zoai:repositorio.upt.pt:11328/675Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:39:51.822336Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Níveis de consciência fonológica no pré-escolar.
title Níveis de consciência fonológica no pré-escolar.
spellingShingle Níveis de consciência fonológica no pré-escolar.
Moreira, Ana Irene de Almeida
Linguagem
Consciência fonológica
Pré-escolar
Comportamentos emergentes
Language
Phonological awareness
Preschool
Emergent behaviours
TMOE
title_short Níveis de consciência fonológica no pré-escolar.
title_full Níveis de consciência fonológica no pré-escolar.
title_fullStr Níveis de consciência fonológica no pré-escolar.
title_full_unstemmed Níveis de consciência fonológica no pré-escolar.
title_sort Níveis de consciência fonológica no pré-escolar.
author Moreira, Ana Irene de Almeida
author_facet Moreira, Ana Irene de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Ana Irene de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Consciência fonológica
Pré-escolar
Comportamentos emergentes
Language
Phonological awareness
Preschool
Emergent behaviours
TMOE
topic Linguagem
Consciência fonológica
Pré-escolar
Comportamentos emergentes
Language
Phonological awareness
Preschool
Emergent behaviours
TMOE
description De acordo com alguns dados da investigação a consciência fonológica revela-se de grande importância na aprendizagem do código escrito. Neste sentido a presente dissertação de mestrado tem como objetivo fulcral dar resposta à seguinte questão de investigação: No final do Pré-Escolar as crianças atingem as metas preconizadas relativamente à consciência fonológica? Optou-se por um estudo exploratório, que contou com 25 crianças de ambos os géneros em idade Pré-Escolar. Utilizou-se, como instrumento de recolha de dados, um Mini Teste de Identificação de Competências Linguísticas, o qual foi elaborado com base num teste de Viana (2000) e nas Metas de Aprendizagem do Pré-escolar, preconizadas pelo ME. O teste é constituído por sete níveis: A - Consciência de rima; B – Consciência da segmentação de palavras; C - Consciência da reconstrução de palavras; D - Consciência da reconstrução de sílabas através de sons da fala; E - Consciência/discriminação da presença da mesma sílaba no início ou no fim da palavra; F – Supressão ou adição de palavras na frase G - Consciência frásica. O mesmo foi sujeito a um pré-teste. Concluiu-se que as crianças, na sua globalidade, revelaram ter atingido as metas preconizadas relativamente à consciência fonológica no final do Pré- Escolar. According to some findings of research, the phonological awareness is of great importance in the learning of the written code. Thus, the current master’s dissertation aims to address the following key research question: at the end of preschool do children reach the goals defined in relation to phonological awareness? A survey has been carried out, in which 25 preschool-age male and female children took part. As a data collection tool, a Mini test was used, based on one of Viana’s tests (2000) and on the preschool learning goals set by the Ministry of Education and Science. The test is consists of seven levels: A - rhyme awareness ; B - word segmentation awareness; C - word reconstruction awareness; D - reconstruction of syllables awareness through speech sounds; E - awareness / discrimination of the presence of the same syllable at the beginning or end of the word; F- subtracting or adding words to the sentence G - sentence awareness. The aforementioned test was subject to a pre-test. It was concluded that children, as a whole, proved to have reached the goals set in relation to the phonological awareness at the end of preschool.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-03-28T12:11:23Z
2014-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/675
http://hdl.handle.net/11328/675
TID:201331071
url http://hdl.handle.net/11328/675
identifier_str_mv TID:201331071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Moreira, A.I.A. (2013). Níveis de consciência fonológica no pré-escolar. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Orientação Educativa.
Cota: TMOE 5
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134959081881600