Responsible Research and Innovation in Science Education: The Solution or The Emperor’s New Clothes?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25749/sis.13087 |
Resumo: | Abstract The European Commission has for the past 10 years emphasised the importance of “Responsible research and innovation” (RRI). RRI is an approach that anticipates and assesses potential implications and societal expectations with regard to research and innovation, with the aim to foster the design of inclusive and sustainable research and innovation. Despite efforts to support RRI projects, however, little attention has been given to RRI in science education and science education research over this period. This article problematises the concept RRI and its relation to some of the key concepts in science education, comparing and discussing it in relation to scientific literacy, nature of science and socioscientific issues. The meeting between scientists and students is emphasised as a key issue to address, if RRI is to be regarded as an important part of science education. Resumo A Comissão Europeia tem enfatizado nos últimos 10 anos a importância da Investigação e Inovação Responsáveis (IIR). A IIR é uma abordagem que antecipa e avalia as potenciais implicações e as expectativas societais no que diz respeito à investigação e inovação, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de uma investigação e inovação inclusiva e sustentável. No entanto, apesar dos esforços para apoiar os projetos de IIR, durante este período pouca atenção foi dada à IIR na educação em ciências e na investigação em educação em ciências. Este artigo problematiza o conceito de IIR e a sua relação com alguns dos conceitos-chave da educação em ciências, comparando-o e discutindo-o relativamente à literacia científica, à natureza da ciência e às questões sociocientíficas. O encontro entre cientistas e estudantes é enfatizada como uma questão-chave a abordar, se a IIR for considerada uma parte importante da educação em ciências. |
id |
RCAP_a32343d2c1d1ed5677e1b86e9e46b9a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/13087 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Responsible Research and Innovation in Science Education: The Solution or The Emperor’s New Clothes?ArticlesAbstract The European Commission has for the past 10 years emphasised the importance of “Responsible research and innovation” (RRI). RRI is an approach that anticipates and assesses potential implications and societal expectations with regard to research and innovation, with the aim to foster the design of inclusive and sustainable research and innovation. Despite efforts to support RRI projects, however, little attention has been given to RRI in science education and science education research over this period. This article problematises the concept RRI and its relation to some of the key concepts in science education, comparing and discussing it in relation to scientific literacy, nature of science and socioscientific issues. The meeting between scientists and students is emphasised as a key issue to address, if RRI is to be regarded as an important part of science education. Resumo A Comissão Europeia tem enfatizado nos últimos 10 anos a importância da Investigação e Inovação Responsáveis (IIR). A IIR é uma abordagem que antecipa e avalia as potenciais implicações e as expectativas societais no que diz respeito à investigação e inovação, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de uma investigação e inovação inclusiva e sustentável. No entanto, apesar dos esforços para apoiar os projetos de IIR, durante este período pouca atenção foi dada à IIR na educação em ciências e na investigação em educação em ciências. Este artigo problematiza o conceito de IIR e a sua relação com alguns dos conceitos-chave da educação em ciências, comparando-o e discutindo-o relativamente à literacia científica, à natureza da ciência e às questões sociocientíficas. O encontro entre cientistas e estudantes é enfatizada como uma questão-chave a abordar, se a IIR for considerada uma parte importante da educação em ciências.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)2017-10-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25749/sis.13087eng2182-96402182-8474Lundström, MatsSjöström, JesperHasslöf, Heleninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-30T08:15:41Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/13087Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:52.546741Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Responsible Research and Innovation in Science Education: The Solution or The Emperor’s New Clothes? |
title |
Responsible Research and Innovation in Science Education: The Solution or The Emperor’s New Clothes? |
spellingShingle |
Responsible Research and Innovation in Science Education: The Solution or The Emperor’s New Clothes? Lundström, Mats Articles |
title_short |
Responsible Research and Innovation in Science Education: The Solution or The Emperor’s New Clothes? |
title_full |
Responsible Research and Innovation in Science Education: The Solution or The Emperor’s New Clothes? |
title_fullStr |
Responsible Research and Innovation in Science Education: The Solution or The Emperor’s New Clothes? |
title_full_unstemmed |
Responsible Research and Innovation in Science Education: The Solution or The Emperor’s New Clothes? |
title_sort |
Responsible Research and Innovation in Science Education: The Solution or The Emperor’s New Clothes? |
author |
Lundström, Mats |
author_facet |
Lundström, Mats Sjöström, Jesper Hasslöf, Helen |
author_role |
author |
author2 |
Sjöström, Jesper Hasslöf, Helen |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lundström, Mats Sjöström, Jesper Hasslöf, Helen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Articles |
topic |
Articles |
description |
Abstract The European Commission has for the past 10 years emphasised the importance of “Responsible research and innovation” (RRI). RRI is an approach that anticipates and assesses potential implications and societal expectations with regard to research and innovation, with the aim to foster the design of inclusive and sustainable research and innovation. Despite efforts to support RRI projects, however, little attention has been given to RRI in science education and science education research over this period. This article problematises the concept RRI and its relation to some of the key concepts in science education, comparing and discussing it in relation to scientific literacy, nature of science and socioscientific issues. The meeting between scientists and students is emphasised as a key issue to address, if RRI is to be regarded as an important part of science education. Resumo A Comissão Europeia tem enfatizado nos últimos 10 anos a importância da Investigação e Inovação Responsáveis (IIR). A IIR é uma abordagem que antecipa e avalia as potenciais implicações e as expectativas societais no que diz respeito à investigação e inovação, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de uma investigação e inovação inclusiva e sustentável. No entanto, apesar dos esforços para apoiar os projetos de IIR, durante este período pouca atenção foi dada à IIR na educação em ciências e na investigação em educação em ciências. Este artigo problematiza o conceito de IIR e a sua relação com alguns dos conceitos-chave da educação em ciências, comparando-o e discutindo-o relativamente à literacia científica, à natureza da ciência e às questões sociocientíficas. O encontro entre cientistas e estudantes é enfatizada como uma questão-chave a abordar, se a IIR for considerada uma parte importante da educação em ciências. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-31T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25749/sis.13087 |
url |
https://doi.org/10.25749/sis.13087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-9640 2182-8474 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130455383998464 |