A Comunicação entre professores do 2º ciclo, 3º ciclo e Ensino secundário e jovens com Síndrome de Down
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/3011 |
Resumo: | Os indivíduos com Síndrome de Down (SD) detêm um perfil característico de linguagem e comunicação, caracterizado por pontos fortes e dificuldades, resultando num conjunto particular de desafios em ambiente escolar. Sendo a comunicação o processo pelo qual o ser humano troca informação com os seus pares e, como tal, um fator crítico no processo de ensino e aprendizagem, acaba por ser menos acessível aos alunos com Síndrome de Down. É importante perceber se as escolas do ensino regular, bem como os professores que nelas lecionam, estão preparadas para receber alunos com SD de forma inclusiva. A presente dissertação teve como objetivo o estudo, caracterização e compreensão dos mecanismos de comunicação entre os professores e alunos com SD, em particular o papel de estratégias e ferramentas de comunicação aumentativa e alternativa, identificação de oportunidades de melhoria e recursos para o incremento da eficiência do processo de comunicação em contexto de sala de aula. Neste sentido, efetuou-se um estudo para perceber se os professores estão sensibilizados para esta problemática e se procuram encontrar estratégias bem como recursos que facilitem e fortaleçam o processo de comunicação na sala de aula, promovendo desta forma inclusiva a motivação e igualdade de oportunidades dos alunos com Síndrome de Down. O presente estudo mostra que os professores, regra geral, usam recursos informáticos para tornarem as aulas mais dinâmicas. Contudo, no que diz respeito ao conhecimento dos Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação (SAAC) apenas uma minoria dos participantes referiu conhecer. Desta minoria de professores que admitem conhecer os SAAC, poucos usam estes sistemas de comunicação para dinamização das suas aulas. |
id |
RCAP_a326a6eeb6e6ec65c4d93adb4b30da07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3011 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Comunicação entre professores do 2º ciclo, 3º ciclo e Ensino secundário e jovens com Síndrome de DownEnsino básico do 2º cicloEnsino secundárioInclusãoComunicação aumentativaSíndrome de DownProfessoresDomínio/Área Científica::Ciências SociaisOs indivíduos com Síndrome de Down (SD) detêm um perfil característico de linguagem e comunicação, caracterizado por pontos fortes e dificuldades, resultando num conjunto particular de desafios em ambiente escolar. Sendo a comunicação o processo pelo qual o ser humano troca informação com os seus pares e, como tal, um fator crítico no processo de ensino e aprendizagem, acaba por ser menos acessível aos alunos com Síndrome de Down. É importante perceber se as escolas do ensino regular, bem como os professores que nelas lecionam, estão preparadas para receber alunos com SD de forma inclusiva. A presente dissertação teve como objetivo o estudo, caracterização e compreensão dos mecanismos de comunicação entre os professores e alunos com SD, em particular o papel de estratégias e ferramentas de comunicação aumentativa e alternativa, identificação de oportunidades de melhoria e recursos para o incremento da eficiência do processo de comunicação em contexto de sala de aula. Neste sentido, efetuou-se um estudo para perceber se os professores estão sensibilizados para esta problemática e se procuram encontrar estratégias bem como recursos que facilitem e fortaleçam o processo de comunicação na sala de aula, promovendo desta forma inclusiva a motivação e igualdade de oportunidades dos alunos com Síndrome de Down. O presente estudo mostra que os professores, regra geral, usam recursos informáticos para tornarem as aulas mais dinâmicas. Contudo, no que diz respeito ao conhecimento dos Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação (SAAC) apenas uma minoria dos participantes referiu conhecer. Desta minoria de professores que admitem conhecer os SAAC, poucos usam estes sistemas de comunicação para dinamização das suas aulas.Sousa, Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar deIC-OnlineGouveia, Sandra Maria dos Santos Alves Duarte2018-02-07T12:47:14Z2017-12-142017-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3011TID:201848996porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:46:19Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3011Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:13.715374Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Comunicação entre professores do 2º ciclo, 3º ciclo e Ensino secundário e jovens com Síndrome de Down |
title |
A Comunicação entre professores do 2º ciclo, 3º ciclo e Ensino secundário e jovens com Síndrome de Down |
spellingShingle |
A Comunicação entre professores do 2º ciclo, 3º ciclo e Ensino secundário e jovens com Síndrome de Down Gouveia, Sandra Maria dos Santos Alves Duarte Ensino básico do 2º ciclo Ensino secundário Inclusão Comunicação aumentativa Síndrome de Down Professores Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
A Comunicação entre professores do 2º ciclo, 3º ciclo e Ensino secundário e jovens com Síndrome de Down |
title_full |
A Comunicação entre professores do 2º ciclo, 3º ciclo e Ensino secundário e jovens com Síndrome de Down |
title_fullStr |
A Comunicação entre professores do 2º ciclo, 3º ciclo e Ensino secundário e jovens com Síndrome de Down |
title_full_unstemmed |
A Comunicação entre professores do 2º ciclo, 3º ciclo e Ensino secundário e jovens com Síndrome de Down |
title_sort |
A Comunicação entre professores do 2º ciclo, 3º ciclo e Ensino secundário e jovens com Síndrome de Down |
author |
Gouveia, Sandra Maria dos Santos Alves Duarte |
author_facet |
Gouveia, Sandra Maria dos Santos Alves Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa, Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar de IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gouveia, Sandra Maria dos Santos Alves Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino básico do 2º ciclo Ensino secundário Inclusão Comunicação aumentativa Síndrome de Down Professores Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Ensino básico do 2º ciclo Ensino secundário Inclusão Comunicação aumentativa Síndrome de Down Professores Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
Os indivíduos com Síndrome de Down (SD) detêm um perfil característico de linguagem e comunicação, caracterizado por pontos fortes e dificuldades, resultando num conjunto particular de desafios em ambiente escolar. Sendo a comunicação o processo pelo qual o ser humano troca informação com os seus pares e, como tal, um fator crítico no processo de ensino e aprendizagem, acaba por ser menos acessível aos alunos com Síndrome de Down. É importante perceber se as escolas do ensino regular, bem como os professores que nelas lecionam, estão preparadas para receber alunos com SD de forma inclusiva. A presente dissertação teve como objetivo o estudo, caracterização e compreensão dos mecanismos de comunicação entre os professores e alunos com SD, em particular o papel de estratégias e ferramentas de comunicação aumentativa e alternativa, identificação de oportunidades de melhoria e recursos para o incremento da eficiência do processo de comunicação em contexto de sala de aula. Neste sentido, efetuou-se um estudo para perceber se os professores estão sensibilizados para esta problemática e se procuram encontrar estratégias bem como recursos que facilitem e fortaleçam o processo de comunicação na sala de aula, promovendo desta forma inclusiva a motivação e igualdade de oportunidades dos alunos com Síndrome de Down. O presente estudo mostra que os professores, regra geral, usam recursos informáticos para tornarem as aulas mais dinâmicas. Contudo, no que diz respeito ao conhecimento dos Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação (SAAC) apenas uma minoria dos participantes referiu conhecer. Desta minoria de professores que admitem conhecer os SAAC, poucos usam estes sistemas de comunicação para dinamização das suas aulas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-14 2017-12-14T00:00:00Z 2018-02-07T12:47:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/3011 TID:201848996 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/3011 |
identifier_str_mv |
TID:201848996 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136966781960192 |