Contos tradicionais e compreensão leitora: cruzamentos e interacção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Susana Margarida Garcia Cabral
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2100
Resumo: Numa sociedade plena de volátil imediatismo, o conto tradicional, associado a práticas que exigem calma e sossego, enquanto artefacto capaz de desenvolver a compreensão na mente das crianças e consequentemente a motivação para a leitura, parece não ter lugar, quer no ensino formal, quer nas famílias. A nossa dissertação enquadra-se nesta problemática, ao tentar reabilitar o papel do conto e ao mesmo tempo proceder a práticas no âmbito da compreensão em leitura. Através de uma componente prática desenvolvida na Escola Básica Integrada da Ponte das Três Entradas, onde exercemos a nossa prática lectiva, enquanto docentes, desenvolvemos, tendo em conta o ensino explícito, um conjunto de actividades, medindo a compreensão em leitura dos alunos e em simultâneo promovendo esta última.
id RCAP_a34c098957bb696e99e5d862a501e531
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2100
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contos tradicionais e compreensão leitora: cruzamentos e interacçãoCompreensão leitoraConto tradicionalNuma sociedade plena de volátil imediatismo, o conto tradicional, associado a práticas que exigem calma e sossego, enquanto artefacto capaz de desenvolver a compreensão na mente das crianças e consequentemente a motivação para a leitura, parece não ter lugar, quer no ensino formal, quer nas famílias. A nossa dissertação enquadra-se nesta problemática, ao tentar reabilitar o papel do conto e ao mesmo tempo proceder a práticas no âmbito da compreensão em leitura. Através de uma componente prática desenvolvida na Escola Básica Integrada da Ponte das Três Entradas, onde exercemos a nossa prática lectiva, enquanto docentes, desenvolvemos, tendo em conta o ensino explícito, um conjunto de actividades, medindo a compreensão em leitura dos alunos e em simultâneo promovendo esta última.In a society full of unsteady immediacy, the traditional tales, associated with practices that demand quietness and peace as a way of developing children‘s ability of understanding and at the same time their reading motivation, finds no place either on formal teaching or among families. Our essay deals with this question by trying to revive the role of traditional tales and at the same time by promoting reading comprehension practices. Through practice developed in ―Escola Básica Integrada da Ponte das Três Entradas‖ (school), where we work as teachers, bearing in mind the explicit teaching, we tried out a number of activities that allowed us to measure the reading comprehension of students and at the same time to promote the last one.Universidade da Beira InteriorSardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumPereira, Susana Margarida Garcia Cabral2014-07-25T08:32:54Z2011-062011-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2100porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:56Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2100Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:48.661411Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contos tradicionais e compreensão leitora: cruzamentos e interacção
title Contos tradicionais e compreensão leitora: cruzamentos e interacção
spellingShingle Contos tradicionais e compreensão leitora: cruzamentos e interacção
Pereira, Susana Margarida Garcia Cabral
Compreensão leitora
Conto tradicional
title_short Contos tradicionais e compreensão leitora: cruzamentos e interacção
title_full Contos tradicionais e compreensão leitora: cruzamentos e interacção
title_fullStr Contos tradicionais e compreensão leitora: cruzamentos e interacção
title_full_unstemmed Contos tradicionais e compreensão leitora: cruzamentos e interacção
title_sort Contos tradicionais e compreensão leitora: cruzamentos e interacção
author Pereira, Susana Margarida Garcia Cabral
author_facet Pereira, Susana Margarida Garcia Cabral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Susana Margarida Garcia Cabral
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão leitora
Conto tradicional
topic Compreensão leitora
Conto tradicional
description Numa sociedade plena de volátil imediatismo, o conto tradicional, associado a práticas que exigem calma e sossego, enquanto artefacto capaz de desenvolver a compreensão na mente das crianças e consequentemente a motivação para a leitura, parece não ter lugar, quer no ensino formal, quer nas famílias. A nossa dissertação enquadra-se nesta problemática, ao tentar reabilitar o papel do conto e ao mesmo tempo proceder a práticas no âmbito da compreensão em leitura. Através de uma componente prática desenvolvida na Escola Básica Integrada da Ponte das Três Entradas, onde exercemos a nossa prática lectiva, enquanto docentes, desenvolvemos, tendo em conta o ensino explícito, um conjunto de actividades, medindo a compreensão em leitura dos alunos e em simultâneo promovendo esta última.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06
2011-06-01T00:00:00Z
2014-07-25T08:32:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/2100
url http://hdl.handle.net/10400.6/2100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136336691593216