Contos tradicionais e compreensão leitora: cruzamentos e interacção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2100 |
Resumo: | Numa sociedade plena de volátil imediatismo, o conto tradicional, associado a práticas que exigem calma e sossego, enquanto artefacto capaz de desenvolver a compreensão na mente das crianças e consequentemente a motivação para a leitura, parece não ter lugar, quer no ensino formal, quer nas famílias. A nossa dissertação enquadra-se nesta problemática, ao tentar reabilitar o papel do conto e ao mesmo tempo proceder a práticas no âmbito da compreensão em leitura. Através de uma componente prática desenvolvida na Escola Básica Integrada da Ponte das Três Entradas, onde exercemos a nossa prática lectiva, enquanto docentes, desenvolvemos, tendo em conta o ensino explícito, um conjunto de actividades, medindo a compreensão em leitura dos alunos e em simultâneo promovendo esta última. |
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Contos tradicionais e compreensão leitora: cruzamentos e interacçãoCompreensão leitoraConto tradicionalNuma sociedade plena de volátil imediatismo, o conto tradicional, associado a práticas que exigem calma e sossego, enquanto artefacto capaz de desenvolver a compreensão na mente das crianças e consequentemente a motivação para a leitura, parece não ter lugar, quer no ensino formal, quer nas famílias. A nossa dissertação enquadra-se nesta problemática, ao tentar reabilitar o papel do conto e ao mesmo tempo proceder a práticas no âmbito da compreensão em leitura. Através de uma componente prática desenvolvida na Escola Básica Integrada da Ponte das Três Entradas, onde exercemos a nossa prática lectiva, enquanto docentes, desenvolvemos, tendo em conta o ensino explícito, um conjunto de actividades, medindo a compreensão em leitura dos alunos e em simultâneo promovendo esta última.In a society full of unsteady immediacy, the traditional tales, associated with practices that demand quietness and peace as a way of developing children‘s ability of understanding and at the same time their reading motivation, finds no place either on formal teaching or among families. Our essay deals with this question by trying to revive the role of traditional tales and at the same time by promoting reading comprehension practices. Through practice developed in ―Escola Básica Integrada da Ponte das Três Entradas‖ (school), where we work as teachers, bearing in mind the explicit teaching, we tried out a number of activities that allowed us to measure the reading comprehension of students and at the same time to promote the last one.Universidade da Beira InteriorSardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumPereira, Susana Margarida Garcia Cabral2014-07-25T08:32:54Z2011-062011-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2100porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:56Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2100Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:48.661411Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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