A formação em serviço social para a intervenção na diversidade de género e sexual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/12151 |
Resumo: | As organizações nacionais e internacionais de serviço social têm vindo a assumir o compromisso de proteção e preservação dos direitos das pessoas LGBTI por reconhecerem as múltiplas opressões a que estão sujeitas. Todavia, as escolas de serviço social continuam a fornecer pouca formação sobre género e sexualidade, o que contribui para os assistentes sociais não estarem qualificados para lidar e responder adequadamente às necessidades das pessoas LGBTI. O presente artigo fundamenta, assim, a necessidade das escolas de serviço social promoverem conhecimentos e desenvolverem competências específicas para a intervenção com populações com identidades de género e/ou orientações sexuais diversas, e apresenta recomendações que poderão contribuir para esse trabalho pedagógico de formação e qualificação profissional. |
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A formação em serviço social para a intervenção na diversidade de género e sexualSERVIÇO SOCIALGÉNEROSEXUALIDADEFORMAÇÃOLGBTISOCIAL WORKGENDERSEXUALITYTRAININGLGBTIAs organizações nacionais e internacionais de serviço social têm vindo a assumir o compromisso de proteção e preservação dos direitos das pessoas LGBTI por reconhecerem as múltiplas opressões a que estão sujeitas. Todavia, as escolas de serviço social continuam a fornecer pouca formação sobre género e sexualidade, o que contribui para os assistentes sociais não estarem qualificados para lidar e responder adequadamente às necessidades das pessoas LGBTI. O presente artigo fundamenta, assim, a necessidade das escolas de serviço social promoverem conhecimentos e desenvolverem competências específicas para a intervenção com populações com identidades de género e/ou orientações sexuais diversas, e apresenta recomendações que poderão contribuir para esse trabalho pedagógico de formação e qualificação profissional.National and international social service associations have been committed to protecting and preserving the rights of LGBTI people as they recognize the multiple oppressions they are related to. However, as schools of social service you need to provide training equipment on gender and sexuality, which contributes to the fact that social workers are not assigned to deal with and respond to the needs of LGBTI people. The present article therefore supports the need for social service schools to promote knowledge and develop specific skills for intervention with categories with gender identities and / or different sexual orientations, and present specifications that contribute to this educational training and professional qualification work.Edições Universitárias Lusófonas2021-09-07T17:59:51Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12151TID:https://revistas.ulusofona.pt/index.php/temassociais/article/view/7771porRamalho, Nélsoninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:46ZPortal AgregadorONG |
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