Transcrições para contrabaixo: benefício ou prejuízo para a técnica contrabaixística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Cláudia Sofia Sousa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10148
Resumo: O presente relatório é o resultado de uma caminhada percorrida na procura de ferramentas pedagógicas que contribuíram para a evolução do meu conhecimento como docente. O trabalho está dividido em três capítulos: I. Guião de Observação da Prática Musical ; II. Prática Educativa Supervisionada e III. Projeto de investigação ‘ Transcrições para contrabaixo: benefício ou prejuízo para a técnica contrabaixística’. O primeiro capítulo contempla a caraterização do Conservatório de Música do Porto, escola onde o estágio foi efetuado. É referido a oferta educativa fornecida aos alunos e qual a missão do conservatório. O segundo capítulo contempla todas as informações relativas à prática do ensino supervisionada. É realizada uma reflexão sobre a prática pedagógica e encontram-se anexados os pareceres dos professores. O terceiro capítulo aborda o tema da transcrição musical. Começando por definir o termo transcrição, fazendo a distinção deste com o “arranjo”, traçando o panorâma histórico das transcrições em geral e o papel do contrabaixo desde o seu aparecimento; é meu intuito distinguir obras originais e obras transcritas e explorar os aspetos necessários quando se realiza uma transcrição com um fim de dar resposta ao tema desta tese.
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