As repercussões do SIADAP na administração local : caso Município de Gavião

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Júlio Filipe de Matos Costa, 1984-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/2236
Resumo: Através do exemplo da Câmara Municipal de Gavião, este trabalho procura estudar o impacto do sistema de avaliação da função pública, vulgo SIADAP (Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública) no Município do Gavião. Procura-se analisar o que se alterou com o SIADAP relativamente a modelos anteriores de avaliação de desempenho. Quais são os pontos a melhorar e quais as dificuldades na sua implementação. Ou seja, o objetivo principal é saber o que mudou com o SIADAP e quais as repercussões positivas e negativas que daí resultaram. Aplicou-se um questionário com 27 questões a 40 pessoas de um universo de 126 trabalhadores da autarquia de Gavião, onde se procuram tirar conclusões sobre os objetivos, o modo de trabalhar e as ações que poderiam levar os trabalhadores a obter satisfação na aplicação deste método avaliativo. Além do questionário realizaram-se 4 entrevistas a avaliadores e uma a um avaliado de modo a compreender-se melhor o papel das quotas, a definição de objetivos, o aumento de produtividade, e a estabelecerem-se comparações com o modelo anterior. No estudo conclui-se que existe uma avaliação negativa a este sistema de avaliação. Em sentido contrário, verifica que uma das maiores virtudes deste sistema de avaliação (que é também o seu maior defeito), as quotas, limitam as melhores avaliações e levam à sua vulgarização, e criam insatisfação nos trabalhadores que não veem o seu esforço recompensado.
id RCAP_a53b08dda33ea1860d40fbc013123527
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2236
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling As repercussões do SIADAP na administração local : caso Município de GaviãoEmpregados - Avaliação - Portugal - GaviãoPadrões de desempenho - PortugalAdministração local - Portugal - GaviãoAtravés do exemplo da Câmara Municipal de Gavião, este trabalho procura estudar o impacto do sistema de avaliação da função pública, vulgo SIADAP (Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública) no Município do Gavião. Procura-se analisar o que se alterou com o SIADAP relativamente a modelos anteriores de avaliação de desempenho. Quais são os pontos a melhorar e quais as dificuldades na sua implementação. Ou seja, o objetivo principal é saber o que mudou com o SIADAP e quais as repercussões positivas e negativas que daí resultaram. Aplicou-se um questionário com 27 questões a 40 pessoas de um universo de 126 trabalhadores da autarquia de Gavião, onde se procuram tirar conclusões sobre os objetivos, o modo de trabalhar e as ações que poderiam levar os trabalhadores a obter satisfação na aplicação deste método avaliativo. Além do questionário realizaram-se 4 entrevistas a avaliadores e uma a um avaliado de modo a compreender-se melhor o papel das quotas, a definição de objetivos, o aumento de produtividade, e a estabelecerem-se comparações com o modelo anterior. No estudo conclui-se que existe uma avaliação negativa a este sistema de avaliação. Em sentido contrário, verifica que uma das maiores virtudes deste sistema de avaliação (que é também o seu maior defeito), as quotas, limitam as melhores avaliações e levam à sua vulgarização, e criam insatisfação nos trabalhadores que não veem o seu esforço recompensado.2016-04-27T13:31:14Z2016-04-27T00:00:00Z2016-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/2236TID:201558351porSoares, Júlio Filipe de Matos Costa, 1984-info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-26T10:04:22ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv As repercussões do SIADAP na administração local : caso Município de Gavião
title As repercussões do SIADAP na administração local : caso Município de Gavião
spellingShingle As repercussões do SIADAP na administração local : caso Município de Gavião
Soares, Júlio Filipe de Matos Costa, 1984-
Empregados - Avaliação - Portugal - Gavião
Padrões de desempenho - Portugal
Administração local - Portugal - Gavião
title_short As repercussões do SIADAP na administração local : caso Município de Gavião
title_full As repercussões do SIADAP na administração local : caso Município de Gavião
title_fullStr As repercussões do SIADAP na administração local : caso Município de Gavião
title_full_unstemmed As repercussões do SIADAP na administração local : caso Município de Gavião
title_sort As repercussões do SIADAP na administração local : caso Município de Gavião
author Soares, Júlio Filipe de Matos Costa, 1984-
author_facet Soares, Júlio Filipe de Matos Costa, 1984-
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Júlio Filipe de Matos Costa, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv Empregados - Avaliação - Portugal - Gavião
Padrões de desempenho - Portugal
Administração local - Portugal - Gavião
topic Empregados - Avaliação - Portugal - Gavião
Padrões de desempenho - Portugal
Administração local - Portugal - Gavião
description Através do exemplo da Câmara Municipal de Gavião, este trabalho procura estudar o impacto do sistema de avaliação da função pública, vulgo SIADAP (Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública) no Município do Gavião. Procura-se analisar o que se alterou com o SIADAP relativamente a modelos anteriores de avaliação de desempenho. Quais são os pontos a melhorar e quais as dificuldades na sua implementação. Ou seja, o objetivo principal é saber o que mudou com o SIADAP e quais as repercussões positivas e negativas que daí resultaram. Aplicou-se um questionário com 27 questões a 40 pessoas de um universo de 126 trabalhadores da autarquia de Gavião, onde se procuram tirar conclusões sobre os objetivos, o modo de trabalhar e as ações que poderiam levar os trabalhadores a obter satisfação na aplicação deste método avaliativo. Além do questionário realizaram-se 4 entrevistas a avaliadores e uma a um avaliado de modo a compreender-se melhor o papel das quotas, a definição de objetivos, o aumento de produtividade, e a estabelecerem-se comparações com o modelo anterior. No estudo conclui-se que existe uma avaliação negativa a este sistema de avaliação. Em sentido contrário, verifica que uma das maiores virtudes deste sistema de avaliação (que é também o seu maior defeito), as quotas, limitam as melhores avaliações e levam à sua vulgarização, e criam insatisfação nos trabalhadores que não veem o seu esforço recompensado.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-27T13:31:14Z
2016-04-27T00:00:00Z
2016-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/2236
TID:201558351
url http://hdl.handle.net/11067/2236
identifier_str_mv TID:201558351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777304059594670080