Documentação pedagógica: estratégia de escuta e resposta a diferentes interesses em interação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Rute Daniela de Sousa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/38273
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_a577b7ecace0c15b75f0a43dfb6ab8a9
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38273
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Documentação pedagógica: estratégia de escuta e resposta a diferentes interesses em interaçãoCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório de estágio, desenvolvido na unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionado do mestrado em Educação Pré-Escolar, descreve e analisa um projeto de intervenção pedagógica em contextos de Jardim-de-Infância e Creche. O projeto foi desenvolvido em duas salas que implementam a Pedagogia em Participação e visou por em evidência a documentação pedagógica como estratégia de escuta e de resposta aos interesses das crianças em interação, no âmbito de projetos e atividades. Os interesses das crianças - em jardim-de-infância pelos dinossauros e em creche pelos pássaros - fizeram emergir questões e percursos de aprendizagem construídos em grupo. A documentação pedagógica desses percursos revelou ser uma estratégia crucial para assegurar a agência das crianças na construção de conhecimento e para delinear intencionalidades e estratégias de intervenção pedagógica que permitem alargar as aprendizagens, as múltiplas linguagens, respondendo aos diferentes interesses de um grupo em interação.This internship report, developed in the course of Supervised Teaching Practice of the master's degree in Preschool Education, describes and analyzes a pedagogical intervention project in Garden-of-Childhood contexts and Nursery. The project was developed in two classrooms that implement the Pedagogy-in- Participation and aimed to highlight the pedagogical documentation as listening strategy and response to the interests of children in interaction, inside the framework of projects and activities. The interests of children – in kindergarten by dinosaurs in daycare by birds - did emerge issues and learning pathways built in group. The pedagogical documentation of these routes proved to be a crucial strategy to ensure the agency of children in building knowledge and to outline intentions and pedagogical intervention strategies that expand the learning, multiple languages, responding to the different interests of a group interaction.Vieira, FátimaUniversidade do MinhoVieira, Rute Daniela de Sousa20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/38273por201514265info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:32:58Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38273Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:28:24.046665Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Documentação pedagógica: estratégia de escuta e resposta a diferentes interesses em interação
title Documentação pedagógica: estratégia de escuta e resposta a diferentes interesses em interação
spellingShingle Documentação pedagógica: estratégia de escuta e resposta a diferentes interesses em interação
Vieira, Rute Daniela de Sousa
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Documentação pedagógica: estratégia de escuta e resposta a diferentes interesses em interação
title_full Documentação pedagógica: estratégia de escuta e resposta a diferentes interesses em interação
title_fullStr Documentação pedagógica: estratégia de escuta e resposta a diferentes interesses em interação
title_full_unstemmed Documentação pedagógica: estratégia de escuta e resposta a diferentes interesses em interação
title_sort Documentação pedagógica: estratégia de escuta e resposta a diferentes interesses em interação
author Vieira, Rute Daniela de Sousa
author_facet Vieira, Rute Daniela de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Fátima
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Rute Daniela de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/38273
url http://hdl.handle.net/1822/38273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201514265
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132778908876800