Motivações e barreiras para o consumo colaborativo de roupa: um estudo qualitativo com consumidores portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Karina Faria
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31516
Resumo: A presente dissertação do Mestrado de Marketing pretende estudar o consumo colaborativo de roupa incidindo, especificamente, nas motivações e barreiras para este tipo de consumo. Neste estudo foi empregue uma filosofia interpretativista, com uma abordagem exploratória recorrendo a uma metodologia qualitativa através de entrevistas semiestruturadas. Concluiu-se que as principais motivações para o consumo colaborativo de roupa se dividem em quatro categorias: motivações identitárias (expressão de identidade, necessidade de unicidade e nostalgia), motivações utilitárias (preço, qualidade, durabilidade), motivações de responsabilidade ambiental e social (sustentabilidade ambiental e ética e fuga ao sistema), motivações hedónicas (interação social e treasure hunting). As barreiras para este tipo de consumo são a falta de confiança, a falta de disponibilidade e acessibilidade e a inexistência de propriedade associada a algumas formas de consumo colaborativo. Os resultados sugerem que a compra de roupa em lojas de segunda mão é a forma de consumo colaborativo dominante, o que remete para uma reflexão mais aprofundada sobre o conceito de propriedade, utility based non ownership e redistributed ownership. Com base nos resultados obtidos são enunciadas algumas sugestões de investigações futuras.
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