A criação e gestão de miniempresas na sala de aula: Opiniões dos alunos e professores participantes do programa Empreender na Escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/46038 |
Resumo: | O Programa Empreender na Escola é um programa de educação que visa a promoção do desenvolvimento de competências na área do empreendedorismo através da criação e gestão, por parte dos alunos, de miniempresas de “importação/exportação” que funcionam em parcerias comerciais, trocando entre si produtos que serão posteriormente comercializados na comunidade local. Realizado no âmbito do Programa Estratégico da “Rede de Cidades e Centros Urbanos para a Competitividade e a Inovação do Corredor Azul” foi implementado em 12 escolas de 7 municípios da região do Alentejo, Portugal, envolvendo 281 alunos e 27 professores do ensino básico e secundário, organizados em 18 “empresas” e 9 parcerias comerciais. Recorrendo a uma amostra aleatória de alunos e professores participantes procurámos conhecer a sua opinião sobre o desenvolvimento do projeto e sobre a sua participação através de um questionário desenvolvido para o efeito. Os resultados demonstraram que o estabelecimento de relações interpessoais é um aspeto muito importante para os participantes e que deve ser mantido e fomentado em programas deste género. Além disso, deve existir também uma redução da carga burocrática para que no final do 1º período as miniempresas já estejam em condições de comercializar os produtos “importados” da “empresa” parceira. |
id |
RCAP_a6cdcf7240883d524c6dd2e6a5d3d893 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46038 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
A criação e gestão de miniempresas na sala de aula: Opiniões dos alunos e professores participantes do programa Empreender na EscolaCreation and Management of Pupil Enterprises: Opinions of Participating Students and Teachers on the Entrepreneurship in the School ProgramCreación y gestión de microempresas en el salón de clase: Opiniones de estudantes y profesores participantes en el Programa Emprender en la EscuelaEducação para o empreendedorismoPrograma de promoção do empreendedorismoGestão de miniempresas na sala de aulaEstudantes e professores do ensino básico e secundárioentrepreneurship educationprogram to promote entrepreneurshippupil enterprises managementprimary and secondary's education students and teachersCiências Sociais::Ciências da EducaçãoSocial SciencesO Programa Empreender na Escola é um programa de educação que visa a promoção do desenvolvimento de competências na área do empreendedorismo através da criação e gestão, por parte dos alunos, de miniempresas de “importação/exportação” que funcionam em parcerias comerciais, trocando entre si produtos que serão posteriormente comercializados na comunidade local. Realizado no âmbito do Programa Estratégico da “Rede de Cidades e Centros Urbanos para a Competitividade e a Inovação do Corredor Azul” foi implementado em 12 escolas de 7 municípios da região do Alentejo, Portugal, envolvendo 281 alunos e 27 professores do ensino básico e secundário, organizados em 18 “empresas” e 9 parcerias comerciais. Recorrendo a uma amostra aleatória de alunos e professores participantes procurámos conhecer a sua opinião sobre o desenvolvimento do projeto e sobre a sua participação através de um questionário desenvolvido para o efeito. Os resultados demonstraram que o estabelecimento de relações interpessoais é um aspeto muito importante para os participantes e que deve ser mantido e fomentado em programas deste género. Além disso, deve existir também uma redução da carga burocrática para que no final do 1º período as miniempresas já estejam em condições de comercializar os produtos “importados” da “empresa” parceira.A publicação deste artigo contou com o apoio da instituição portuguesa de financiamento FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) através da atribuição da Bolsa de Doutoramento número SFRH/BD/76044/2011.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidad del RosarioUniversidade do MinhoImaginário, SusanaCristo, EurídiceJesus, Saul NevesMorais, Maria de Fátima20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/46038porImaginário, S., Cristo, E., Neves de Jesus, S., & Morais, F. (2017). A criação e gestão de miniempresas na sala de aula: opiniões dos alunos e professores participantes do Programa Empreender na Escola. Avances en Psicología Latinoamericana, 35(1), 23-42. doi: http://dx.doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.37101794-47242145-451510.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.3710info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:32ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A criação e gestão de miniempresas na sala de aula: Opiniões dos alunos e professores participantes do programa Empreender na Escola Creation and Management of Pupil Enterprises: Opinions of Participating Students and Teachers on the Entrepreneurship in the School Program Creación y gestión de microempresas en el salón de clase: Opiniones de estudantes y profesores participantes en el Programa Emprender en la Escuela |
title |
A criação e gestão de miniempresas na sala de aula: Opiniões dos alunos e professores participantes do programa Empreender na Escola |
spellingShingle |
A criação e gestão de miniempresas na sala de aula: Opiniões dos alunos e professores participantes do programa Empreender na Escola Imaginário, Susana Educação para o empreendedorismo Programa de promoção do empreendedorismo Gestão de miniempresas na sala de aula Estudantes e professores do ensino básico e secundário entrepreneurship education program to promote entrepreneurship pupil enterprises management primary and secondary's education students and teachers Ciências Sociais::Ciências da Educação Social Sciences |
title_short |
A criação e gestão de miniempresas na sala de aula: Opiniões dos alunos e professores participantes do programa Empreender na Escola |
title_full |
A criação e gestão de miniempresas na sala de aula: Opiniões dos alunos e professores participantes do programa Empreender na Escola |
title_fullStr |
A criação e gestão de miniempresas na sala de aula: Opiniões dos alunos e professores participantes do programa Empreender na Escola |
title_full_unstemmed |
A criação e gestão de miniempresas na sala de aula: Opiniões dos alunos e professores participantes do programa Empreender na Escola |
title_sort |
A criação e gestão de miniempresas na sala de aula: Opiniões dos alunos e professores participantes do programa Empreender na Escola |
author |
Imaginário, Susana |
author_facet |
Imaginário, Susana Cristo, Eurídice Jesus, Saul Neves Morais, Maria de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Cristo, Eurídice Jesus, Saul Neves Morais, Maria de Fátima |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Imaginário, Susana Cristo, Eurídice Jesus, Saul Neves Morais, Maria de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação para o empreendedorismo Programa de promoção do empreendedorismo Gestão de miniempresas na sala de aula Estudantes e professores do ensino básico e secundário entrepreneurship education program to promote entrepreneurship pupil enterprises management primary and secondary's education students and teachers Ciências Sociais::Ciências da Educação Social Sciences |
topic |
Educação para o empreendedorismo Programa de promoção do empreendedorismo Gestão de miniempresas na sala de aula Estudantes e professores do ensino básico e secundário entrepreneurship education program to promote entrepreneurship pupil enterprises management primary and secondary's education students and teachers Ciências Sociais::Ciências da Educação Social Sciences |
description |
O Programa Empreender na Escola é um programa de educação que visa a promoção do desenvolvimento de competências na área do empreendedorismo através da criação e gestão, por parte dos alunos, de miniempresas de “importação/exportação” que funcionam em parcerias comerciais, trocando entre si produtos que serão posteriormente comercializados na comunidade local. Realizado no âmbito do Programa Estratégico da “Rede de Cidades e Centros Urbanos para a Competitividade e a Inovação do Corredor Azul” foi implementado em 12 escolas de 7 municípios da região do Alentejo, Portugal, envolvendo 281 alunos e 27 professores do ensino básico e secundário, organizados em 18 “empresas” e 9 parcerias comerciais. Recorrendo a uma amostra aleatória de alunos e professores participantes procurámos conhecer a sua opinião sobre o desenvolvimento do projeto e sobre a sua participação através de um questionário desenvolvido para o efeito. Os resultados demonstraram que o estabelecimento de relações interpessoais é um aspeto muito importante para os participantes e que deve ser mantido e fomentado em programas deste género. Além disso, deve existir também uma redução da carga burocrática para que no final do 1º período as miniempresas já estejam em condições de comercializar os produtos “importados” da “empresa” parceira. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/46038 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/46038 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Imaginário, S., Cristo, E., Neves de Jesus, S., & Morais, F. (2017). A criação e gestão de miniempresas na sala de aula: opiniões dos alunos e professores participantes do Programa Empreender na Escola. Avances en Psicología Latinoamericana, 35(1), 23-42. doi: http://dx.doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.3710 1794-4724 2145-4515 10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.3710 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad del Rosario |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad del Rosario |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303690738139136 |