A criação e gestão de miniempresas na sala de aula: Opiniões dos alunos e professores participantes do programa Empreender na Escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Imaginário, Susana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cristo, Eurídice, Jesus, Saul Neves, Morais, Maria de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/46038
Resumo: O Programa Empreender na Escola é um programa de educação que visa a promoção do desenvolvimento de competências na área do empreendedorismo através da criação e gestão, por parte dos alunos, de miniempresas de “importação/exportação” que funcionam em parcerias comerciais, trocando entre si produtos que serão posteriormente comercializados na comunidade local. Realizado no âmbito do Programa Estratégico da “Rede de Cidades e Centros Urbanos para a Competitividade e a Inovação do Corredor Azul” foi implementado em 12 escolas de 7 municípios da região do Alentejo, Portugal, envolvendo 281 alunos e 27 professores do ensino básico e secundário, organizados em 18 “empresas” e 9 parcerias comerciais. Recorrendo a uma amostra aleatória de alunos e professores participantes procurámos conhecer a sua opinião sobre o desenvolvimento do projeto e sobre a sua participação através de um questionário desenvolvido para o efeito. Os resultados demonstraram que o estabelecimento de relações interpessoais é um aspeto muito importante para os participantes e que deve ser mantido e fomentado em programas deste género. Além disso, deve existir também uma redução da carga burocrática para que no final do 1º período as miniempresas já estejam em condições de comercializar os produtos “importados” da “empresa” parceira.
id RCAP_a6cdcf7240883d524c6dd2e6a5d3d893
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46038
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A criação e gestão de miniempresas na sala de aula: Opiniões dos alunos e professores participantes do programa Empreender na EscolaCreation and Management of Pupil Enterprises: Opinions of Participating Students and Teachers on the Entrepreneurship in the School ProgramCreación y gestión de microempresas en el salón de clase: Opiniones de estudantes y profesores participantes en el Programa Emprender en la EscuelaEducação para o empreendedorismoPrograma de promoção do empreendedorismoGestão de miniempresas na sala de aulaEstudantes e professores do ensino básico e secundárioentrepreneurship educationprogram to promote entrepreneurshippupil enterprises managementprimary and secondary's education students and teachersCiências Sociais::Ciências da EducaçãoSocial SciencesO Programa Empreender na Escola é um programa de educação que visa a promoção do desenvolvimento de competências na área do empreendedorismo através da criação e gestão, por parte dos alunos, de miniempresas de “importação/exportação” que funcionam em parcerias comerciais, trocando entre si produtos que serão posteriormente comercializados na comunidade local. Realizado no âmbito do Programa Estratégico da “Rede de Cidades e Centros Urbanos para a Competitividade e a Inovação do Corredor Azul” foi implementado em 12 escolas de 7 municípios da região do Alentejo, Portugal, envolvendo 281 alunos e 27 professores do ensino básico e secundário, organizados em 18 “empresas” e 9 parcerias comerciais. Recorrendo a uma amostra aleatória de alunos e professores participantes procurámos conhecer a sua opinião sobre o desenvolvimento do projeto e sobre a sua participação através de um questionário desenvolvido para o efeito. Os resultados demonstraram que o estabelecimento de relações interpessoais é um aspeto muito importante para os participantes e que deve ser mantido e fomentado em programas deste género. Além disso, deve existir também uma redução da carga burocrática para que no final do 1º período as miniempresas já estejam em condições de comercializar os produtos “importados” da “empresa” parceira.A publicação deste artigo contou com o apoio da instituição portuguesa de financiamento FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) através da atribuição da Bolsa de Doutoramento número SFRH/BD/76044/2011.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidad del RosarioUniversidade do MinhoImaginário, SusanaCristo, EurídiceJesus, Saul NevesMorais, Maria de Fátima20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/46038porImaginário, S., Cristo, E., Neves de Jesus, S., & Morais, F. (2017). A criação e gestão de miniempresas na sala de aula: opiniões dos alunos e professores participantes do Programa Empreender na Escola. Avances en Psicología Latinoamericana, 35(1), 23-42. doi: http://dx.doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.37101794-47242145-451510.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.3710info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:32ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A criação e gestão de miniempresas na sala de aula: Opiniões dos alunos e professores participantes do programa Empreender na Escola
Creation and Management of Pupil Enterprises: Opinions of Participating Students and Teachers on the Entrepreneurship in the School Program
Creación y gestión de microempresas en el salón de clase: Opiniones de estudantes y profesores participantes en el Programa Emprender en la Escuela
title A criação e gestão de miniempresas na sala de aula: Opiniões dos alunos e professores participantes do programa Empreender na Escola
spellingShingle A criação e gestão de miniempresas na sala de aula: Opiniões dos alunos e professores participantes do programa Empreender na Escola
Imaginário, Susana
Educação para o empreendedorismo
Programa de promoção do empreendedorismo
Gestão de miniempresas na sala de aula
Estudantes e professores do ensino básico e secundário
entrepreneurship education
program to promote entrepreneurship
pupil enterprises management
primary and secondary's education students and teachers
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
title_short A criação e gestão de miniempresas na sala de aula: Opiniões dos alunos e professores participantes do programa Empreender na Escola
title_full A criação e gestão de miniempresas na sala de aula: Opiniões dos alunos e professores participantes do programa Empreender na Escola
title_fullStr A criação e gestão de miniempresas na sala de aula: Opiniões dos alunos e professores participantes do programa Empreender na Escola
title_full_unstemmed A criação e gestão de miniempresas na sala de aula: Opiniões dos alunos e professores participantes do programa Empreender na Escola
title_sort A criação e gestão de miniempresas na sala de aula: Opiniões dos alunos e professores participantes do programa Empreender na Escola
author Imaginário, Susana
author_facet Imaginário, Susana
Cristo, Eurídice
Jesus, Saul Neves
Morais, Maria de Fátima
author_role author
author2 Cristo, Eurídice
Jesus, Saul Neves
Morais, Maria de Fátima
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Imaginário, Susana
Cristo, Eurídice
Jesus, Saul Neves
Morais, Maria de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para o empreendedorismo
Programa de promoção do empreendedorismo
Gestão de miniempresas na sala de aula
Estudantes e professores do ensino básico e secundário
entrepreneurship education
program to promote entrepreneurship
pupil enterprises management
primary and secondary's education students and teachers
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
topic Educação para o empreendedorismo
Programa de promoção do empreendedorismo
Gestão de miniempresas na sala de aula
Estudantes e professores do ensino básico e secundário
entrepreneurship education
program to promote entrepreneurship
pupil enterprises management
primary and secondary's education students and teachers
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
description O Programa Empreender na Escola é um programa de educação que visa a promoção do desenvolvimento de competências na área do empreendedorismo através da criação e gestão, por parte dos alunos, de miniempresas de “importação/exportação” que funcionam em parcerias comerciais, trocando entre si produtos que serão posteriormente comercializados na comunidade local. Realizado no âmbito do Programa Estratégico da “Rede de Cidades e Centros Urbanos para a Competitividade e a Inovação do Corredor Azul” foi implementado em 12 escolas de 7 municípios da região do Alentejo, Portugal, envolvendo 281 alunos e 27 professores do ensino básico e secundário, organizados em 18 “empresas” e 9 parcerias comerciais. Recorrendo a uma amostra aleatória de alunos e professores participantes procurámos conhecer a sua opinião sobre o desenvolvimento do projeto e sobre a sua participação através de um questionário desenvolvido para o efeito. Os resultados demonstraram que o estabelecimento de relações interpessoais é um aspeto muito importante para os participantes e que deve ser mantido e fomentado em programas deste género. Além disso, deve existir também uma redução da carga burocrática para que no final do 1º período as miniempresas já estejam em condições de comercializar os produtos “importados” da “empresa” parceira.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/46038
url http://hdl.handle.net/1822/46038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Imaginário, S., Cristo, E., Neves de Jesus, S., & Morais, F. (2017). A criação e gestão de miniempresas na sala de aula: opiniões dos alunos e professores participantes do Programa Empreender na Escola. Avances en Psicología Latinoamericana, 35(1), 23-42. doi: http://dx.doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.3710
1794-4724
2145-4515
10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.3710
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad del Rosario
publisher.none.fl_str_mv Universidad del Rosario
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303690738139136