“INSOMNIA”: design no âmbito do streetwear

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carreia, João Manuel da Cruz
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2413
Resumo: Este projeto pretende explorar e executar um produto conceptual de design gráfico na área têxtil, nomeadamente, no desenvolvimento de uma linha exclusiva de vestuário de streetwear para o sector da estamparia, tendo em conta as tendências de moda, mercado e o público-alvo a que se destina. No mundo têxtil, o papel do designer gráfico, enquanto criador de conteúdos visuais (ilustração, fotografia, imagens, entre outros) com base no desenvolvimento de conceitos, tem vindo a adquirir um destaque extremamente relevante na oferta de produtos diferenciados. Visando criar um produto cativante, com um valor comunicativo caracterizado pela mensagem que pretende transportar através dos elementos visuais que utiliza, este estudo assume-se com a pretensão de sensibilização de um público-alvo para uma problemática da atualidade: “Uso abusivo das tecnologias da informação e comunicação face ao crescente protagonismo da inteligência artificial”. Este projeto realizado em parceria com a marca portuguesa de streetwear METRALHA, propõe-se a desenvolver a estampagem de ilustrações para uma edição limitada de jeans personalizados. O estudo apresenta-se dividido em dois momentos distintos. Numa primeira parte remete para a revisão bibliográfica sobre o tema e conceitos fundamentais, abordando estudos de caso e questões relacionadas com as áreas envolvidas no processo de materialização do projeto (moda, streetwear, casos de estudo no mercado, etc.). Numa segunda parte expõe-se o contexto prático do projeto, desde o processo criativo da imagem gráfica à sua aplicação em todo o ecossistema envolvente do produto Com este projeto pretende-se destacar o valor de um produto de design, enquanto agente comunicativo de uma temática complexa e de debate atual, adaptada de forma criativa e equilibrada para o contexto comercial.
id RCAP_a6f15491cb9ac0be01ad1f45f7c25e57
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2413
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “INSOMNIA”: design no âmbito do streetwearModaStreetwearDesign gráficoConsciencializaçãoFashionGraphic designAwarenessEste projeto pretende explorar e executar um produto conceptual de design gráfico na área têxtil, nomeadamente, no desenvolvimento de uma linha exclusiva de vestuário de streetwear para o sector da estamparia, tendo em conta as tendências de moda, mercado e o público-alvo a que se destina. No mundo têxtil, o papel do designer gráfico, enquanto criador de conteúdos visuais (ilustração, fotografia, imagens, entre outros) com base no desenvolvimento de conceitos, tem vindo a adquirir um destaque extremamente relevante na oferta de produtos diferenciados. Visando criar um produto cativante, com um valor comunicativo caracterizado pela mensagem que pretende transportar através dos elementos visuais que utiliza, este estudo assume-se com a pretensão de sensibilização de um público-alvo para uma problemática da atualidade: “Uso abusivo das tecnologias da informação e comunicação face ao crescente protagonismo da inteligência artificial”. Este projeto realizado em parceria com a marca portuguesa de streetwear METRALHA, propõe-se a desenvolver a estampagem de ilustrações para uma edição limitada de jeans personalizados. O estudo apresenta-se dividido em dois momentos distintos. Numa primeira parte remete para a revisão bibliográfica sobre o tema e conceitos fundamentais, abordando estudos de caso e questões relacionadas com as áreas envolvidas no processo de materialização do projeto (moda, streetwear, casos de estudo no mercado, etc.). Numa segunda parte expõe-se o contexto prático do projeto, desde o processo criativo da imagem gráfica à sua aplicação em todo o ecossistema envolvente do produto Com este projeto pretende-se destacar o valor de um produto de design, enquanto agente comunicativo de uma temática complexa e de debate atual, adaptada de forma criativa e equilibrada para o contexto comercial.This project intends to explore and execute a conceptual product of graphic design in the textile area, namely in the development of an exclusive line of streetwear clothing for the printing sector, taking into account the fashion trends, market and the target audience. In the textile world, the role of the graphic designer as a creator of visual content (illustration, photography, images, among others) based on the development of concepts, has been gaining an extremely relevant prominence in the offer of differentiated products. In order to create a captivating product, with a communicative value characterized by the message it intends to convey through the visual elements it uses, this study assumes itself as the intention of raising the awareness of a target audience to a current issue: “Abuse of information technologies information and communication in the face of the growing role of artificial intelligence”. This project, carried out in partnership with the portuguese streetwear brand METRALHA, proposes to develop the printing of illustrations for a limited edition of personalized jeans. The study is divided into two distinct moments. In the first part, it refers to the bibliographic review on the theme and fundamental concepts, addressing case studies and issues related to the areas involved in the process of materializing the project (fashion, streetwear, case studies in the market, etc.). In a second part, the practical context of the project is revealed, from the creative process of the graphic image to its application throughout the product's surrounding ecosystem. With this project it is intended to highlight the value of a design product, as a communicative agent of a complex theme and current debate, adapted in a creative and balanced way to the commercial context.2020-10-22T09:37:51Z2070-07-16T00:00:00Z2020-07-16T00:00:00Z2020-07-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2413TID:202528502porCarreia, João Manuel da Cruzinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:35:35Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2413Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:23.435980Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “INSOMNIA”: design no âmbito do streetwear
title “INSOMNIA”: design no âmbito do streetwear
spellingShingle “INSOMNIA”: design no âmbito do streetwear
Carreia, João Manuel da Cruz
Moda
Streetwear
Design gráfico
Consciencialização
Fashion
Graphic design
Awareness
title_short “INSOMNIA”: design no âmbito do streetwear
title_full “INSOMNIA”: design no âmbito do streetwear
title_fullStr “INSOMNIA”: design no âmbito do streetwear
title_full_unstemmed “INSOMNIA”: design no âmbito do streetwear
title_sort “INSOMNIA”: design no âmbito do streetwear
author Carreia, João Manuel da Cruz
author_facet Carreia, João Manuel da Cruz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carreia, João Manuel da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Moda
Streetwear
Design gráfico
Consciencialização
Fashion
Graphic design
Awareness
topic Moda
Streetwear
Design gráfico
Consciencialização
Fashion
Graphic design
Awareness
description Este projeto pretende explorar e executar um produto conceptual de design gráfico na área têxtil, nomeadamente, no desenvolvimento de uma linha exclusiva de vestuário de streetwear para o sector da estamparia, tendo em conta as tendências de moda, mercado e o público-alvo a que se destina. No mundo têxtil, o papel do designer gráfico, enquanto criador de conteúdos visuais (ilustração, fotografia, imagens, entre outros) com base no desenvolvimento de conceitos, tem vindo a adquirir um destaque extremamente relevante na oferta de produtos diferenciados. Visando criar um produto cativante, com um valor comunicativo caracterizado pela mensagem que pretende transportar através dos elementos visuais que utiliza, este estudo assume-se com a pretensão de sensibilização de um público-alvo para uma problemática da atualidade: “Uso abusivo das tecnologias da informação e comunicação face ao crescente protagonismo da inteligência artificial”. Este projeto realizado em parceria com a marca portuguesa de streetwear METRALHA, propõe-se a desenvolver a estampagem de ilustrações para uma edição limitada de jeans personalizados. O estudo apresenta-se dividido em dois momentos distintos. Numa primeira parte remete para a revisão bibliográfica sobre o tema e conceitos fundamentais, abordando estudos de caso e questões relacionadas com as áreas envolvidas no processo de materialização do projeto (moda, streetwear, casos de estudo no mercado, etc.). Numa segunda parte expõe-se o contexto prático do projeto, desde o processo criativo da imagem gráfica à sua aplicação em todo o ecossistema envolvente do produto Com este projeto pretende-se destacar o valor de um produto de design, enquanto agente comunicativo de uma temática complexa e de debate atual, adaptada de forma criativa e equilibrada para o contexto comercial.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-22T09:37:51Z
2020-07-16T00:00:00Z
2020-07-16
2070-07-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/2413
TID:202528502
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/2413
identifier_str_mv TID:202528502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131519676055552