A proposal for a framework for serious game development based on entertainment game design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ricardo Francisco Vilelas de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/10951
Resumo: Os videojogos tornaram-se uma grande parte da sociedade moderna. Altamente valorizada para propósitos de entretenimento esta indústria expandiu rapidamente. Jogos sérios, um tipo de jogos com um propósito mais focado no ensino do que em mero entretenimento, foram criados e publicitados como ferramentas de ensino. No entanto estes últimos não partilham do mesmo sucesso dos primeiros. Nesta dissertação gostaríamos de propor uma framework para o desenvolvimento de jogos sérios assim como de jogos em geral. Construída através da análise de técnicas de design de jogos de entretenimento e de jogos sérios, a nossa meta é contruir uma ponte entre as filosofias de desenvolvimento de cada género. Com isto o objetivo principal será ajudar desenvolvedores a produzir jogos sérios que tenham o mesmo sucesso que jogos focados em entretenimento.
id RCAP_a76c6f2f8b2c9dd545d7b2a82627f28d
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10951
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A proposal for a framework for serious game development based on entertainment game designSérioEntretenimentoJogoDesignFrameworkDesenvolvimentoSeriousEntertainmentGameDesignEdutainmentDevelopmentOs videojogos tornaram-se uma grande parte da sociedade moderna. Altamente valorizada para propósitos de entretenimento esta indústria expandiu rapidamente. Jogos sérios, um tipo de jogos com um propósito mais focado no ensino do que em mero entretenimento, foram criados e publicitados como ferramentas de ensino. No entanto estes últimos não partilham do mesmo sucesso dos primeiros. Nesta dissertação gostaríamos de propor uma framework para o desenvolvimento de jogos sérios assim como de jogos em geral. Construída através da análise de técnicas de design de jogos de entretenimento e de jogos sérios, a nossa meta é contruir uma ponte entre as filosofias de desenvolvimento de cada género. Com isto o objetivo principal será ajudar desenvolvedores a produzir jogos sérios que tenham o mesmo sucesso que jogos focados em entretenimento.Video games have become a big part of modern society. Highly valued for entertainment purposes this industry has expanded very fast. Serious games, a type of game with a purpose more focused on teaching rather than mere entertainment, have been created and marketed as tools for teaching. However the latter hasn’t enjoyed the success of the former. In this dissertation we would like to propose a framework for the development of serious games and games in general. Built through the analysis of entertainment game design and serious game design we aim to bridge the gap between the development philosophies of each genre. With this the main goal will be to help developers produce serious games which will enjoy the same success as entertainment centric games2016-02-26T15:25:15Z2015-01-01T00:00:00Z20152015-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/10951porAlmeida, Ricardo Francisco Vilelas deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:29:42Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10951Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:13:18.939661Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A proposal for a framework for serious game development based on entertainment game design
title A proposal for a framework for serious game development based on entertainment game design
spellingShingle A proposal for a framework for serious game development based on entertainment game design
Almeida, Ricardo Francisco Vilelas de
Sério
Entretenimento
Jogo
Design
Framework
Desenvolvimento
Serious
Entertainment
Game
Design
Edutainment
Development
title_short A proposal for a framework for serious game development based on entertainment game design
title_full A proposal for a framework for serious game development based on entertainment game design
title_fullStr A proposal for a framework for serious game development based on entertainment game design
title_full_unstemmed A proposal for a framework for serious game development based on entertainment game design
title_sort A proposal for a framework for serious game development based on entertainment game design
author Almeida, Ricardo Francisco Vilelas de
author_facet Almeida, Ricardo Francisco Vilelas de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Ricardo Francisco Vilelas de
dc.subject.por.fl_str_mv Sério
Entretenimento
Jogo
Design
Framework
Desenvolvimento
Serious
Entertainment
Game
Design
Edutainment
Development
topic Sério
Entretenimento
Jogo
Design
Framework
Desenvolvimento
Serious
Entertainment
Game
Design
Edutainment
Development
description Os videojogos tornaram-se uma grande parte da sociedade moderna. Altamente valorizada para propósitos de entretenimento esta indústria expandiu rapidamente. Jogos sérios, um tipo de jogos com um propósito mais focado no ensino do que em mero entretenimento, foram criados e publicitados como ferramentas de ensino. No entanto estes últimos não partilham do mesmo sucesso dos primeiros. Nesta dissertação gostaríamos de propor uma framework para o desenvolvimento de jogos sérios assim como de jogos em geral. Construída através da análise de técnicas de design de jogos de entretenimento e de jogos sérios, a nossa meta é contruir uma ponte entre as filosofias de desenvolvimento de cada género. Com isto o objetivo principal será ajudar desenvolvedores a produzir jogos sérios que tenham o mesmo sucesso que jogos focados em entretenimento.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2015-09
2016-02-26T15:25:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/10951
url http://hdl.handle.net/10071/10951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134689327316992