XPress Me : uma oportunidade de escrita expressiva para o bem-estar de adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Sofia de Azevedo Rodrigues Cortez
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/55623
Resumo: Dissertação de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e Aconselhamento), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2021
id RCAP_a7a102cb15c60de9118ba128ecf53e31
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/55623
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling XPress Me : uma oportunidade de escrita expressiva para o bem-estar de adolescentesEscrita expressivaBem-estar psicológicoAdolescentesPsicologia da educaçãoTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e Aconselhamento), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2021A escrita expressiva apresenta vastas aplicações para a saúde física e mental. O presente estudo foi realizado com o objetivo de explorar as possibilidades da escrita expressiva em contexto educacional. Utilizou-se uma metodologia inspirada no paradigma de escrita expressiva, que compôs a participação online de 28 adolescentes estudantes do ensino secundário, que foram convidados a escrever o que quisessem num espaço de escrita segura, livre, anónima e confidencial. Os participantes responderam a uma escala de bem-estar (MCH-SF) e reportaram o seu bem-estar geral antes e depois de escreverem. São analisados os textos obtidos quanto às características da produção escrita, à sua expressividade e relacionam-se tais variáveis com o bem-estar reportados pelos participantes e o estado de saúde mental resultado da escala de bem-estar. Conclui-se que a escrita expressiva pode ser aplicada em contexto educacional, abrindo possibilidades de intervenção nas diferentes medidas de intervenção psicopedagógica determinadas pela legislação portuguesa.Expressive writing has a long list of possible applications for physical and mental health. This study was conducted with the objective to explore the possibilities of application of expressive writing in the educational context. The methodology was inspired in the expressive writing paradigm. 28 adolescents were invited to write whatever they wanted in a save, free, anonymous, and confidential online writing space. A well-being scale (MCH-SF) was used, and the participants reported their well-being before and after writing. Writing was analyzed regarding the characteristics of writing production and those were related to the reported well-being and mental health states of the participants. Results found support the applicability of expressive writing in the educational context, suggesting a psycopedagogic intervention within the context of Portuguese legislation for education.Gonçalves, Maria Dulce Miguéns, 1961-Repositório da Universidade de LisboaCoelho, Sofia de Azevedo Rodrigues Cortez2023-01-04T13:17:45Z20212021-10-182021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/55623TID:203271653porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:02:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/55623Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:06:15.983971Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv XPress Me : uma oportunidade de escrita expressiva para o bem-estar de adolescentes
title XPress Me : uma oportunidade de escrita expressiva para o bem-estar de adolescentes
spellingShingle XPress Me : uma oportunidade de escrita expressiva para o bem-estar de adolescentes
Coelho, Sofia de Azevedo Rodrigues Cortez
Escrita expressiva
Bem-estar psicológico
Adolescentes
Psicologia da educação
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short XPress Me : uma oportunidade de escrita expressiva para o bem-estar de adolescentes
title_full XPress Me : uma oportunidade de escrita expressiva para o bem-estar de adolescentes
title_fullStr XPress Me : uma oportunidade de escrita expressiva para o bem-estar de adolescentes
title_full_unstemmed XPress Me : uma oportunidade de escrita expressiva para o bem-estar de adolescentes
title_sort XPress Me : uma oportunidade de escrita expressiva para o bem-estar de adolescentes
author Coelho, Sofia de Azevedo Rodrigues Cortez
author_facet Coelho, Sofia de Azevedo Rodrigues Cortez
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Maria Dulce Miguéns, 1961-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Sofia de Azevedo Rodrigues Cortez
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita expressiva
Bem-estar psicológico
Adolescentes
Psicologia da educação
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Escrita expressiva
Bem-estar psicológico
Adolescentes
Psicologia da educação
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e Aconselhamento), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-10-18
2021-01-01T00:00:00Z
2023-01-04T13:17:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/55623
TID:203271653
url http://hdl.handle.net/10451/55623
identifier_str_mv TID:203271653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134615546363904