XPress Me : uma oportunidade de escrita expressiva para o bem-estar de adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/55623 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e Aconselhamento), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2021 |
id |
RCAP_a7a102cb15c60de9118ba128ecf53e31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/55623 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
XPress Me : uma oportunidade de escrita expressiva para o bem-estar de adolescentesEscrita expressivaBem-estar psicológicoAdolescentesPsicologia da educaçãoTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e Aconselhamento), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2021A escrita expressiva apresenta vastas aplicações para a saúde física e mental. O presente estudo foi realizado com o objetivo de explorar as possibilidades da escrita expressiva em contexto educacional. Utilizou-se uma metodologia inspirada no paradigma de escrita expressiva, que compôs a participação online de 28 adolescentes estudantes do ensino secundário, que foram convidados a escrever o que quisessem num espaço de escrita segura, livre, anónima e confidencial. Os participantes responderam a uma escala de bem-estar (MCH-SF) e reportaram o seu bem-estar geral antes e depois de escreverem. São analisados os textos obtidos quanto às características da produção escrita, à sua expressividade e relacionam-se tais variáveis com o bem-estar reportados pelos participantes e o estado de saúde mental resultado da escala de bem-estar. Conclui-se que a escrita expressiva pode ser aplicada em contexto educacional, abrindo possibilidades de intervenção nas diferentes medidas de intervenção psicopedagógica determinadas pela legislação portuguesa.Expressive writing has a long list of possible applications for physical and mental health. This study was conducted with the objective to explore the possibilities of application of expressive writing in the educational context. The methodology was inspired in the expressive writing paradigm. 28 adolescents were invited to write whatever they wanted in a save, free, anonymous, and confidential online writing space. A well-being scale (MCH-SF) was used, and the participants reported their well-being before and after writing. Writing was analyzed regarding the characteristics of writing production and those were related to the reported well-being and mental health states of the participants. Results found support the applicability of expressive writing in the educational context, suggesting a psycopedagogic intervention within the context of Portuguese legislation for education.Gonçalves, Maria Dulce Miguéns, 1961-Repositório da Universidade de LisboaCoelho, Sofia de Azevedo Rodrigues Cortez2023-01-04T13:17:45Z20212021-10-182021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/55623TID:203271653porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:02:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/55623Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:06:15.983971Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
XPress Me : uma oportunidade de escrita expressiva para o bem-estar de adolescentes |
title |
XPress Me : uma oportunidade de escrita expressiva para o bem-estar de adolescentes |
spellingShingle |
XPress Me : uma oportunidade de escrita expressiva para o bem-estar de adolescentes Coelho, Sofia de Azevedo Rodrigues Cortez Escrita expressiva Bem-estar psicológico Adolescentes Psicologia da educação Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
XPress Me : uma oportunidade de escrita expressiva para o bem-estar de adolescentes |
title_full |
XPress Me : uma oportunidade de escrita expressiva para o bem-estar de adolescentes |
title_fullStr |
XPress Me : uma oportunidade de escrita expressiva para o bem-estar de adolescentes |
title_full_unstemmed |
XPress Me : uma oportunidade de escrita expressiva para o bem-estar de adolescentes |
title_sort |
XPress Me : uma oportunidade de escrita expressiva para o bem-estar de adolescentes |
author |
Coelho, Sofia de Azevedo Rodrigues Cortez |
author_facet |
Coelho, Sofia de Azevedo Rodrigues Cortez |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Maria Dulce Miguéns, 1961- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Sofia de Azevedo Rodrigues Cortez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita expressiva Bem-estar psicológico Adolescentes Psicologia da educação Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Escrita expressiva Bem-estar psicológico Adolescentes Psicologia da educação Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e Aconselhamento), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2021 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-10-18 2021-01-01T00:00:00Z 2023-01-04T13:17:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/55623 TID:203271653 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/55623 |
identifier_str_mv |
TID:203271653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134615546363904 |