Programa de promoção de competências socioemocionais em crianças entre os 4 e os 6 anos: estudo do impacto nas funções executivas da regulação emocional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Leal, Juliana Patrícia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.24/472
Resumo: O principal objetivo desta investigação foi estudar o impacto de uma intervenção socioemocional nas funções executivas em crianças em idade pré-escolar. Pensa-se que o desenvolvimento socioemocional estará associado ao desenvolvimento das funções executivas. Mas, a investigação acerca desta questão é ainda parca. Especificamente, dentro das competências socioemocionais, a regulação emocional poderá estar mais fortemente associada às funções executivas, uma vez que ambos são processos que permitem o controlo do comportamento. Neste sentido, o objetivo específico desta investigação é avaliar o impacto da regulação emocional nas funções executivas. O estudo, teve um design quasi-experimental, sendo a amostra total de 193 crianças, entre os 4 e os 6 anos de idade e respetivos pais
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