A gestão de design em plataformas digitais de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, G.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Braviano, E.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6200
Resumo: Visando contribuir com os estudos e pesquisas da relação entre o design e as tecnologias para ensino esse artigo utilizou as referências da gestão de design como base teórica e metodológica para produção e análise de produtos e apresenta uma proposta de como invesgar valor em plataformas digitais de ensino por meio de uma abordagem gerencial do design. Objetiva analisar a oferta de ensino informal disponível na internet, em português, para acesso e hospedagem de cursos livres dirigidas a adultos. A metodologia ulizada foi a de estudo de caso explanatório com análise descritiva em vistas a gerar apontamentos sobre potencialidades e fragilidades de quatro plataformas de ensino colaboravo. As plataformas foram selecionadas sob os critérios da relação de valor, tanto pela perspecva da Gestão Operacional do Design - produção e comunicação e quando em relação às Prácas de Ensino Informal em novas mídias digitais - livre acesso e ações colaborativas. Os casos analisados revelaram o design e os investimentos em recursos visuais, o tratamento e disponibilização dos conteúdos em práticas colaborativas bem como a gratuidade e facilidade de acesso como aspectos para diferenciação e geração de valor nas plataformas analisadas.
id RCAP_a946a18cf4ae95e7b58de43f1e38715a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6200
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A gestão de design em plataformas digitais de ensinoGestão de designPlataformas de ensinoEnsino informalTecnologias educativas colaborativas.Design managementLearning PlatformsInformal educationCollaborative educational technologiesVisando contribuir com os estudos e pesquisas da relação entre o design e as tecnologias para ensino esse artigo utilizou as referências da gestão de design como base teórica e metodológica para produção e análise de produtos e apresenta uma proposta de como invesgar valor em plataformas digitais de ensino por meio de uma abordagem gerencial do design. Objetiva analisar a oferta de ensino informal disponível na internet, em português, para acesso e hospedagem de cursos livres dirigidas a adultos. A metodologia ulizada foi a de estudo de caso explanatório com análise descritiva em vistas a gerar apontamentos sobre potencialidades e fragilidades de quatro plataformas de ensino colaboravo. As plataformas foram selecionadas sob os critérios da relação de valor, tanto pela perspecva da Gestão Operacional do Design - produção e comunicação e quando em relação às Prácas de Ensino Informal em novas mídias digitais - livre acesso e ações colaborativas. Os casos analisados revelaram o design e os investimentos em recursos visuais, o tratamento e disponibilização dos conteúdos em práticas colaborativas bem como a gratuidade e facilidade de acesso como aspectos para diferenciação e geração de valor nas plataformas analisadas.ABSTRACT: To contribute to studies and research of the relationship between design and technologies for education this article used the reference design management as a theoretical and methodological base for production and product analysis and presents a proposal for how to investigate value on digital platiorms education By means of a management design approach. It aims to analyze the offer of formal education available on the internet, in Portuguese, to access and hosting free courses aimed at adults. The methodology used was the explanatory case study with descripve analysis in order to generate notes on strengths and weaknesses four collaborative learning platiorms. The platiorms were selected under the value ratio criteria, both from the perspective of Operational Management of Design - production and communication and, in relation to the Informal Education Practices in new digital media – the free access and collaborative action. The cases analyzed revealed the design and investments in visuals, treatment and availability of content in collaborative practices as well as the generosity and accessibility as aspects of differentiation and value creation in the analyzed plaorms.IPCB. ESARTRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoRosa, G.Braviano, E.2018-09-26T11:17:37Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6200porROSA, G. ; BRAVIANO, E. (2015) - A gestão de design em plataformas digitais de ensino. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. VIII, nº 15.1646 - 9054info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:52Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6200Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:50.530805Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A gestão de design em plataformas digitais de ensino
title A gestão de design em plataformas digitais de ensino
spellingShingle A gestão de design em plataformas digitais de ensino
Rosa, G.
Gestão de design
Plataformas de ensino
Ensino informal
Tecnologias educativas colaborativas.
Design management
Learning Platforms
Informal education
Collaborative educational technologies
title_short A gestão de design em plataformas digitais de ensino
title_full A gestão de design em plataformas digitais de ensino
title_fullStr A gestão de design em plataformas digitais de ensino
title_full_unstemmed A gestão de design em plataformas digitais de ensino
title_sort A gestão de design em plataformas digitais de ensino
author Rosa, G.
author_facet Rosa, G.
Braviano, E.
author_role author
author2 Braviano, E.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, G.
Braviano, E.
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de design
Plataformas de ensino
Ensino informal
Tecnologias educativas colaborativas.
Design management
Learning Platforms
Informal education
Collaborative educational technologies
topic Gestão de design
Plataformas de ensino
Ensino informal
Tecnologias educativas colaborativas.
Design management
Learning Platforms
Informal education
Collaborative educational technologies
description Visando contribuir com os estudos e pesquisas da relação entre o design e as tecnologias para ensino esse artigo utilizou as referências da gestão de design como base teórica e metodológica para produção e análise de produtos e apresenta uma proposta de como invesgar valor em plataformas digitais de ensino por meio de uma abordagem gerencial do design. Objetiva analisar a oferta de ensino informal disponível na internet, em português, para acesso e hospedagem de cursos livres dirigidas a adultos. A metodologia ulizada foi a de estudo de caso explanatório com análise descritiva em vistas a gerar apontamentos sobre potencialidades e fragilidades de quatro plataformas de ensino colaboravo. As plataformas foram selecionadas sob os critérios da relação de valor, tanto pela perspecva da Gestão Operacional do Design - produção e comunicação e quando em relação às Prácas de Ensino Informal em novas mídias digitais - livre acesso e ações colaborativas. Os casos analisados revelaram o design e os investimentos em recursos visuais, o tratamento e disponibilização dos conteúdos em práticas colaborativas bem como a gratuidade e facilidade de acesso como aspectos para diferenciação e geração de valor nas plataformas analisadas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2018-09-26T11:17:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6200
url http://hdl.handle.net/10400.11/6200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ROSA, G. ; BRAVIANO, E. (2015) - A gestão de design em plataformas digitais de ensino. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. VIII, nº 15.
1646 - 9054
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IPCB. ESART
publisher.none.fl_str_mv IPCB. ESART
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130829418397696