Potencial de mercado para o vinho do Alentejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perdiz, Luís Filipe Carías de Matos
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16347
Resumo: Com este trabalho de investigação, pretendeu‐se estudar o consumidor e o produtor de vinho do Alentejo, fazendo um estudo de mercado, a nível nacional, para o consumo, e um estudo a nível regional para a quase totalidade dos produtores. Com estes duos vertentes pretendeu‐se: o Analisar a região vitivinícola do Alentejo e as suas sub‐regiões, particularmente as perceções e preferências que os consumidores têm relativamente a tais sub‐regiões; Avaliar as atitudes e as escolhas dos consumidores relativamente ao vinho das sub‐regiões do Alentejo; Estabelecer uma relação entre perceções face ao consumo de vinho e as sub‐regiões; Classificar atributos por parte dos consumidores; Caracterizar e definir os principais pontos‐chave da evolução do vinho do Alentejo por parte dos produtores. A metodologia adotada para atingir os objetivos inclui dois estádios: um primeiro, onde o estudo exploratório com recurso a fontes secundárias de informação disponíveis foi a opção escolhida. Com este foi possível obter um conjunto mais vasto de informação e conhecimento relativo ao tema em estudo. No segundo estádio, realizado através do estudo descritivo, foram construídos os instrumentos de análise a aplicar, definida a forma de recolha da informação e aplicados os inquéritos aos consumidores e realizadas as entrevistas aos produtores. Os resultados obtidos mostram que os vinhos com denominações de origem são os mais conhecidos; onde a confiança e os níveis de qualidade do produto são a principal razão pelo qual se efetua a compra. Os consumidores da amostra revelam que existe um conhecimento das marcas de vinho do Alentejo direcionado apenas para um pequeno conjunto de marcos: tem muita falta de conhecimento relativamente aos designativos de qualidade, castas e metodologias de produção existentes. Por fim, tentou‐se ainda definir a linha evolutiva de marketing a nível dos produtores de vinho do Alentejo e exsudouse a convergência ou divergência por parte do consumo em relação à produção. /ABSTRACT ‐ Hit this investigation work, in the area of marketing, it was intended to study the consumer and the producer of wine of the Alentejo region by making a study of the market, at the national level for the consumption, and, at the regional level, studying almost all the producers. With these two directions of analysis it was meant: to analyze the viticulture and winemaking region of Alentejo and its sub‐regions, particularly the perceptions and preferences that the consumers have relatively to such sub‐regions; to relatively evaluate the attitudes and the choices of the consumers towards the wine of each subregion of Alentejo; o to establish a relation between perceptions of wine consumption and the sub‐regions; to classify attributes on the part of the consumers; to, on the part of the producers, characterize and define the main key‐points in the evolution of the winemaking of AIentejo. The methodology adopted to reach the objectives defined includes two phases a first one, where an exploratory study using the available secondary sources of information was the chosen option, where it was possible to get a vaster set of information and relative knowledge to the subject in study. In the second phase, performed through a descriptive study, the analysis instruments to apply were constructed, the form of retraction of the information was defined and the inquiries to the consumers were applied and carried through the interviews to the producers. The results obtained showed that the wines with origin certification are the most known; where the confidence and the levels of product quality are the main reason for the purchase. The consumers in the sample disclose that there is knowledge of the brands of Alentejo wine focused on a small set of the existing brands; the sample showed a lack of knowledge of the official quality designations, of the varieties and of the existing methodologies of production. I also tried to define the evolution of the marketing in the Alentejo producers and, finally his convergence or divergence on the part of the consumption in relation to the production was also studied.
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Com estes duos vertentes pretendeu‐se: o Analisar a região vitivinícola do Alentejo e as suas sub‐regiões, particularmente as perceções e preferências que os consumidores têm relativamente a tais sub‐regiões; Avaliar as atitudes e as escolhas dos consumidores relativamente ao vinho das sub‐regiões do Alentejo; Estabelecer uma relação entre perceções face ao consumo de vinho e as sub‐regiões; Classificar atributos por parte dos consumidores; Caracterizar e definir os principais pontos‐chave da evolução do vinho do Alentejo por parte dos produtores. A metodologia adotada para atingir os objetivos inclui dois estádios: um primeiro, onde o estudo exploratório com recurso a fontes secundárias de informação disponíveis foi a opção escolhida. Com este foi possível obter um conjunto mais vasto de informação e conhecimento relativo ao tema em estudo. No segundo estádio, realizado através do estudo descritivo, foram construídos os instrumentos de análise a aplicar, definida a forma de recolha da informação e aplicados os inquéritos aos consumidores e realizadas as entrevistas aos produtores. Os resultados obtidos mostram que os vinhos com denominações de origem são os mais conhecidos; onde a confiança e os níveis de qualidade do produto são a principal razão pelo qual se efetua a compra. Os consumidores da amostra revelam que existe um conhecimento das marcas de vinho do Alentejo direcionado apenas para um pequeno conjunto de marcos: tem muita falta de conhecimento relativamente aos designativos de qualidade, castas e metodologias de produção existentes. Por fim, tentou‐se ainda definir a linha evolutiva de marketing a nível dos produtores de vinho do Alentejo e exsudouse a convergência ou divergência por parte do consumo em relação à produção. /ABSTRACT ‐ Hit this investigation work, in the area of marketing, it was intended to study the consumer and the producer of wine of the Alentejo region by making a study of the market, at the national level for the consumption, and, at the regional level, studying almost all the producers. With these two directions of analysis it was meant: to analyze the viticulture and winemaking region of Alentejo and its sub‐regions, particularly the perceptions and preferences that the consumers have relatively to such sub‐regions; to relatively evaluate the attitudes and the choices of the consumers towards the wine of each subregion of Alentejo; o to establish a relation between perceptions of wine consumption and the sub‐regions; to classify attributes on the part of the consumers; to, on the part of the producers, characterize and define the main key‐points in the evolution of the winemaking of AIentejo. The methodology adopted to reach the objectives defined includes two phases a first one, where an exploratory study using the available secondary sources of information was the chosen option, where it was possible to get a vaster set of information and relative knowledge to the subject in study. In the second phase, performed through a descriptive study, the analysis instruments to apply were constructed, the form of retraction of the information was defined and the inquiries to the consumers were applied and carried through the interviews to the producers. The results obtained showed that the wines with origin certification are the most known; where the confidence and the levels of product quality are the main reason for the purchase. The consumers in the sample disclose that there is knowledge of the brands of Alentejo wine focused on a small set of the existing brands; the sample showed a lack of knowledge of the official quality designations, of the varieties and of the existing methodologies of production. I also tried to define the evolution of the marketing in the Alentejo producers and, finally his convergence or divergence on the part of the consumption in relation to the production was also studied.Universidade de Évora2015-11-23T11:45:06Z2015-11-232006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16347http://hdl.handle.net/10174/16347pordep C.S.teses@bib.uevora.pt638Perdiz, Luís Filipe Carías de Matosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:03:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16347Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:44.920945Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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