Relação entre depressão e qualidade de vida de adolescentes no contexto escolar
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862016000300003 |
Resumo: | O estudo teve como objetivo principal verificar a relação entre depressão e qualidade de vida (QV) de adolescentes no contexto escolar. Para tanto, foi necessário conhecer a prevalência de sintomatologia depressiva, analisar a correlação da depressão com a qualidade de vida e comparar os grupos que apresentaram ausência e presença de sintomatologia depressiva. Participaram 204 adolescentes, com idades de 12 a 18 anos, (M= 14,99; SD= 1,92) maioria do sexo feminino (53,4%), de escolas públicas de João Pessoa-PB, os quais responderam ao Inventário de Depressão Infantil (CDI), ao questionário de QV (Kidskreen-52) e um questionário sociodemográfico. Os dados foram submetidos a estatísticas descritivas e inferenciais. Os resultados demonstraram que 8,3% dos adolescentes tinham indicativos de sintomatologia depressiva. As pontuações do CDI foram negativas e significativamente correlacionadas com todos os domínios de QV, sendo que as correlações mais fortes foram com os fatores: estado emocional (r=-0,54), sentimentos (r=-0,65) e família e ambiente familiar (r=-0,54). Quanto a comparação dos grupos com ausência e presença de sintomatologia, houve diferenças estatisticamente significativas nos domínios, família e ambiente familiar e, provocações/bullying. O que confirma que a depressão influencia negativamente a QV dos adolescentes. |
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