A seleção de textos nas aulas de português no 6º ano do ensino básico: aspetos e considerações didáticas no domínio da educação literária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Inês Bárbara
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/18546
Resumo: O presente relatório final foi elaborado no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB) e pretende, não só evidenciar de forma descritiva, investigativa e refletiva o percurso enquanto estagiária nas práticas supervisionadas em 1.º e 2.º CEB mas, também, apresentar um breve estudo realizado na área de Português, especificamente no domínio da Educação Literária, no 2.º CEB, relacionado com a pertinência das Obras e dos Textos Literários abordados no 6.º ano de escolaridade. Posto isto, é de realçar que o presente documento se encontra dividido em três partes: Na primeira parte, é apresentada a Componente Investigativa que tem como propósito analisar a ênfase conferida ao domínio da Educação Literária, em contexto de sala de aula, através da pertinência das Obras Literárias e dos Textos Literários presentes no manual escolar, tendo por pressuposto as sugestões do Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico e do Plano Nacional de Leitura (PNL) e da análise dos dados recolhidos por questionário. A segunda parte abrange o estágio desenvolvido em 1º CEB. Aí se descreve a organização das atividades, se caracteriza o contexto educativo, apresentam-se as experiências-chave vivenciadas, se fundamentam as estratégias pedagógicas implementadas e se reflete sobre todo o percurso neste nível de ensino. A terceira parte, à semelhança da segunda, abrange os mesmos elementos, mas direcionados para o estágio desenvolvido em 2.º CEB. Contempla-se a fundamentação e a reflexão da prática pedagógica nas quatro áreas disciplinares: Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal, Matemática e Português.
id RCAP_aa69c246a6f21b0bb29ddad076afa9f2
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18546
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A seleção de textos nas aulas de português no 6º ano do ensino básico: aspetos e considerações didáticas no domínio da educação literáriaEducação LiteráriaObras e Textos LiteráriosPrática PedagógicaTrabalho de GrupoEnvolvimento ParentalO presente relatório final foi elaborado no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB) e pretende, não só evidenciar de forma descritiva, investigativa e refletiva o percurso enquanto estagiária nas práticas supervisionadas em 1.º e 2.º CEB mas, também, apresentar um breve estudo realizado na área de Português, especificamente no domínio da Educação Literária, no 2.º CEB, relacionado com a pertinência das Obras e dos Textos Literários abordados no 6.º ano de escolaridade. Posto isto, é de realçar que o presente documento se encontra dividido em três partes: Na primeira parte, é apresentada a Componente Investigativa que tem como propósito analisar a ênfase conferida ao domínio da Educação Literária, em contexto de sala de aula, através da pertinência das Obras Literárias e dos Textos Literários presentes no manual escolar, tendo por pressuposto as sugestões do Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico e do Plano Nacional de Leitura (PNL) e da análise dos dados recolhidos por questionário. A segunda parte abrange o estágio desenvolvido em 1º CEB. Aí se descreve a organização das atividades, se caracteriza o contexto educativo, apresentam-se as experiências-chave vivenciadas, se fundamentam as estratégias pedagógicas implementadas e se reflete sobre todo o percurso neste nível de ensino. A terceira parte, à semelhança da segunda, abrange os mesmos elementos, mas direcionados para o estágio desenvolvido em 2.º CEB. Contempla-se a fundamentação e a reflexão da prática pedagógica nas quatro áreas disciplinares: Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal, Matemática e Português.Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-Custódio, Pedro Balaus, 1964-Pereira, José Miguel Sacramento, 1968Repositório ComumMartins, Inês Bárbara2017-06-16T11:19:39Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18546201705664porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:59Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18546Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:49.716642Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A seleção de textos nas aulas de português no 6º ano do ensino básico: aspetos e considerações didáticas no domínio da educação literária
title A seleção de textos nas aulas de português no 6º ano do ensino básico: aspetos e considerações didáticas no domínio da educação literária
spellingShingle A seleção de textos nas aulas de português no 6º ano do ensino básico: aspetos e considerações didáticas no domínio da educação literária
Martins, Inês Bárbara
Educação Literária
Obras e Textos Literários
Prática Pedagógica
Trabalho de Grupo
Envolvimento Parental
title_short A seleção de textos nas aulas de português no 6º ano do ensino básico: aspetos e considerações didáticas no domínio da educação literária
title_full A seleção de textos nas aulas de português no 6º ano do ensino básico: aspetos e considerações didáticas no domínio da educação literária
title_fullStr A seleção de textos nas aulas de português no 6º ano do ensino básico: aspetos e considerações didáticas no domínio da educação literária
title_full_unstemmed A seleção de textos nas aulas de português no 6º ano do ensino básico: aspetos e considerações didáticas no domínio da educação literária
title_sort A seleção de textos nas aulas de português no 6º ano do ensino básico: aspetos e considerações didáticas no domínio da educação literária
author Martins, Inês Bárbara
author_facet Martins, Inês Bárbara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-
Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-
Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-
Custódio, Pedro Balaus, 1964-
Pereira, José Miguel Sacramento, 1968
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Inês Bárbara
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Literária
Obras e Textos Literários
Prática Pedagógica
Trabalho de Grupo
Envolvimento Parental
topic Educação Literária
Obras e Textos Literários
Prática Pedagógica
Trabalho de Grupo
Envolvimento Parental
description O presente relatório final foi elaborado no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB) e pretende, não só evidenciar de forma descritiva, investigativa e refletiva o percurso enquanto estagiária nas práticas supervisionadas em 1.º e 2.º CEB mas, também, apresentar um breve estudo realizado na área de Português, especificamente no domínio da Educação Literária, no 2.º CEB, relacionado com a pertinência das Obras e dos Textos Literários abordados no 6.º ano de escolaridade. Posto isto, é de realçar que o presente documento se encontra dividido em três partes: Na primeira parte, é apresentada a Componente Investigativa que tem como propósito analisar a ênfase conferida ao domínio da Educação Literária, em contexto de sala de aula, através da pertinência das Obras Literárias e dos Textos Literários presentes no manual escolar, tendo por pressuposto as sugestões do Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico e do Plano Nacional de Leitura (PNL) e da análise dos dados recolhidos por questionário. A segunda parte abrange o estágio desenvolvido em 1º CEB. Aí se descreve a organização das atividades, se caracteriza o contexto educativo, apresentam-se as experiências-chave vivenciadas, se fundamentam as estratégias pedagógicas implementadas e se reflete sobre todo o percurso neste nível de ensino. A terceira parte, à semelhança da segunda, abrange os mesmos elementos, mas direcionados para o estágio desenvolvido em 2.º CEB. Contempla-se a fundamentação e a reflexão da prática pedagógica nas quatro áreas disciplinares: Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal, Matemática e Português.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-16T11:19:39Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/18546
201705664
url http://hdl.handle.net/10400.26/18546
identifier_str_mv 201705664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130022777192448