Afetos e comportamento ambiental : um estudo empírico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Andreia de Matos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/29699
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Coelho.
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spelling Afetos e comportamento ambiental : um estudo empíricoComportamento ambientalAtitude ambientalConhecimento ambientalAfeto positivoAfeto negativoDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Coelho.Os problemas ambientais que a população mundial enfrente atualmente, nomeadamente o aquecimento global provocado pelas emissões excessivas de dióxido de carbono e outros gases, têm vindo a provocar diversas alterações a nível do comportamento. Tornou-se clara a necessidade de uma mudança tanto por parte das empresas como por parte dos consumidores, que passa principalmente pela alteração de processos de produção e pela mudança de hábitos de consumo. Vários cientistas têm investido o seu tempo na investigação do consumidor verde e dos comportamentos ambientais. São vários os estudos que têm vindo a estudar os comportamentos ambientais dos consumidores, procurando compreender as motivações e os fatores que levam os consumidores a adotarem comportamentos mais ambientalmente amigáveis. De acordo com estes estudos, tronou-se claro que determinados fatores, como por exemplo o conhecimento ambiental, as atitudes ambientais e a eficácia percebida pelo consumidor das suas ações de preservação têm um efeito significativo no comportamento ambiental. À vontade de estudar o comportamento ambiental dos consumidores portugueses, relacionando as variáveis descritas acima com o comportamento ambiental, acrescentou-se a vontade de conhecer qual o efeito que o afeto positivo e o afeto negativo, que os consumidores sentem em geral, exercem sobre o comportamento. Assim, com o presente estudo pretende-se entender em que medida as variáveis eficácia percebida pelo consumidor, atitude ambiental, conhecimento ambiental, afeto positivo e afeto negativo influenciam os comportamentos ambientais dos consumidores portugueses. Para tal, foram estabelecidas 12 hipóteses que serviram como base para este estudo. Os resultados indicam que as atitudes ambientais e o conhecimento ambiental têm um efeito positivo e significativo no comportamento, enquanto o afeto negativo influencia negativamente os comportamentos ambientais dos consumidores portugueses. Confirma-se, ainda, uma relação positiva entre o conhecimento ambiental e a atitude ambiental, assim como um efeito mediador destas variáveis na relação entre o afeto positivo e o comportamento ambiental. Para além disso, verificou-se uma relação positiva entre o conhecimento ambiental e a atitude ambiental. Quanto à eficácia percebida pelo consumidor, esta variável foi excluída das análises, por apresentar uma fraca consistência interna. Assim, sete das nove hipóteses restantes verificadas são suportadas.FEUC2015-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/29699http://hdl.handle.net/10316/29699TID:201478560porGomes, Andreia de Matos - Afetos e comportamento ambiental : um estudo empírico, Coimbra, 2015Gomes, Andreia de Matosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:37Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/29699Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:46:51.778774Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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