PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS: UM ESTUDO SOBRE A POSSIBILIDADE DE INSERÇÃO NA MERENDA ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Shirley Grazieli da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Almansa, Karina de Souza, Hanke, Daniel, de Ávila, Mariana Rockenbach, Maia, Joélio Farias, da Silva, Fernanda Novo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.19084/rca.18670
Resumo: O trabalho verificou a possibilidade de inserção das Panc’s na merenda escolar no município de Dom Pedrito, RS. Buscou-se compreender como ocorre a articulação do PNAE em relação as estratégias de segurança alimentar e nutricional dos alunos. Participaram deste estudo dois gestores municipais e quatro servidores de duas escolas. Foram realizadas entrevistas nos meses de março e abril de dois mil e dezenove. Os resultados foram avaliados a luz da análise textual de discurso. Os resultados apresentam o desconhecimento dos servidores em relação às Panc’s e sua importância como elemento para assegurar segurança alimentar e nutricional, enfatizam a preocupação pela adoção de hábitos alimentares saudáveis, verificou-se o distanciamento entre a participação dos pais para com as atividades realizadas dentro da escola, sinalizando à necessidade da promoção de ações em torno da segurança alimentar, envolvendo todos os atores envolvidos no processo da alimentação na escola.
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spelling PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS: UM ESTUDO SOBRE A POSSIBILIDADE DE INSERÇÃO NA MERENDA ESCOLARGeralO trabalho verificou a possibilidade de inserção das Panc’s na merenda escolar no município de Dom Pedrito, RS. Buscou-se compreender como ocorre a articulação do PNAE em relação as estratégias de segurança alimentar e nutricional dos alunos. Participaram deste estudo dois gestores municipais e quatro servidores de duas escolas. Foram realizadas entrevistas nos meses de março e abril de dois mil e dezenove. Os resultados foram avaliados a luz da análise textual de discurso. Os resultados apresentam o desconhecimento dos servidores em relação às Panc’s e sua importância como elemento para assegurar segurança alimentar e nutricional, enfatizam a preocupação pela adoção de hábitos alimentares saudáveis, verificou-se o distanciamento entre a participação dos pais para com as atividades realizadas dentro da escola, sinalizando à necessidade da promoção de ações em torno da segurança alimentar, envolvendo todos os atores envolvidos no processo da alimentação na escola.The work verified the possibility of insertion of Panc's in the school lunch in the municipality of Dom Pedrito, RS. To this end, we sought to understand how the articulation of PNAE occurs in strategies to ensure food and nutritional security of students. Two municipal managers and four employees from two schools participated in this study. In-depth interviews were conducted in March and April 2019. Results were evaluated by textual discourse analysis. The main result shows the lack of knowledge of servers regarding the Panc's and their importance as an element to ensure food and nutritional security. Another result found was the concern for the adoption of healthy eating habits. Verify a detachment between the participation of parents towards activities carried out within the school, signaling the need to promote actions around food safety, involving all actors involved in the school feeding process.Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal2020-01-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.19084/rca.18670por2183-041X0871-018XNascimento, Shirley Grazieli da SilvaAlmansa, Karina de SouzaNascimento, Shirley Grazieli da SilvaHanke, Danielde Ávila, Mariana RockenbachMaia, Joélio FariasMaia, Joélio Fariasda Silva, Fernanda Novoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:25:22Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18670Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:31:21.613337Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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