PREPARAÇÃO DA CRIANÇA PARA A HOSPITALIZAÇÃO E CIRURGIA: CONSULTA DE ENFERMAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, Maria Mariana Monteiro da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://web.esenfc.pt/?url=db7jDngl
Resumo: Procedimentos médicos e cirúrgicos impostos pela necessidade de cirurgia são uma das maiores causas de ansiedade, medo e dor durante a hospitalização, podendo originar na criança alterações de comportamento, cujas consequências se podem manter a curto ou a longo prazo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a efetividade de um programa de preparação da criança para a hospitalização e cirurgia, através de uma consulta de enfermagem. Foi delineado um estudo randomizado, controlado, com avaliação cega, envolvendo 32 crianças, entre os 5 e os 18 anos, internadas para cirurgia programada. A efetividade do programa foi medida avaliando a ansiedade, medo e dor vivenciados ao longo da hospitalização (período pré e pós-operatório). A intervenção realizada consistiu numa consulta de enfermagem onde se deu informação e oportunidade de manipulação de material hospitalar. Esta atividade decorreu 5 a 10 dias antes da cirurgia e por um período médio de 45minutos. O programa apenas se revelou eficaz no controlo da dor (p<0,05), demonstrando que as crianças submetidas ao programa apresentavam níveis de dor inferior e dor mais controlada no pós-operatório. Quanto ao controlo de ansiedade e medo, apesar dos estudos demonstrarem que este tipo de preparação permite à criança sentir menos ansiedade e medo perante a hospitalização e cirurgia, o nosso estudo não obteve esta conclusão. Apesar das limitações do estudo, o programa de preparação da criança para a hospitalização e cirurgia parece apenas ser útil no controlo da dor, no pós-operatório. Todavia, os autores reconhecem a importância da implementação deste programa, já que a ansiedade e medo do desconhecido são sempre piores que a ansiedade e medo de algo esperado.
id RCAP_ac04418b6d7910f3d58f4c846936abe8
oai_identifier_str oai:repositorio.esenfc.pt:5991
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling PREPARAÇÃO DA CRIANÇA PARA A HOSPITALIZAÇÃO E CIRURGIA: CONSULTA DE ENFERMAGEMCriançaHospitalizaçãoEnfermagemAnsiedadeDorProcedimentos médicos e cirúrgicos impostos pela necessidade de cirurgia são uma das maiores causas de ansiedade, medo e dor durante a hospitalização, podendo originar na criança alterações de comportamento, cujas consequências se podem manter a curto ou a longo prazo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a efetividade de um programa de preparação da criança para a hospitalização e cirurgia, através de uma consulta de enfermagem. Foi delineado um estudo randomizado, controlado, com avaliação cega, envolvendo 32 crianças, entre os 5 e os 18 anos, internadas para cirurgia programada. A efetividade do programa foi medida avaliando a ansiedade, medo e dor vivenciados ao longo da hospitalização (período pré e pós-operatório). A intervenção realizada consistiu numa consulta de enfermagem onde se deu informação e oportunidade de manipulação de material hospitalar. Esta atividade decorreu 5 a 10 dias antes da cirurgia e por um período médio de 45minutos. O programa apenas se revelou eficaz no controlo da dor (p<0,05), demonstrando que as crianças submetidas ao programa apresentavam níveis de dor inferior e dor mais controlada no pós-operatório. Quanto ao controlo de ansiedade e medo, apesar dos estudos demonstrarem que este tipo de preparação permite à criança sentir menos ansiedade e medo perante a hospitalização e cirurgia, o nosso estudo não obteve esta conclusão. Apesar das limitações do estudo, o programa de preparação da criança para a hospitalização e cirurgia parece apenas ser útil no controlo da dor, no pós-operatório. Todavia, os autores reconhecem a importância da implementação deste programa, já que a ansiedade e medo do desconhecido são sempre piores que a ansiedade e medo de algo esperado.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra2017-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://web.esenfc.pt/?url=db7jDnglTID:201770814porhttp://web.esenfc.pt/?url=db7jDnglSerra, Maria Mariana Monteiro da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2017-06-29T00:00:00ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv PREPARAÇÃO DA CRIANÇA PARA A HOSPITALIZAÇÃO E CIRURGIA: CONSULTA DE ENFERMAGEM
title PREPARAÇÃO DA CRIANÇA PARA A HOSPITALIZAÇÃO E CIRURGIA: CONSULTA DE ENFERMAGEM
spellingShingle PREPARAÇÃO DA CRIANÇA PARA A HOSPITALIZAÇÃO E CIRURGIA: CONSULTA DE ENFERMAGEM
Serra, Maria Mariana Monteiro da Silva
Criança
Hospitalização
Enfermagem
Ansiedade
Dor
title_short PREPARAÇÃO DA CRIANÇA PARA A HOSPITALIZAÇÃO E CIRURGIA: CONSULTA DE ENFERMAGEM
title_full PREPARAÇÃO DA CRIANÇA PARA A HOSPITALIZAÇÃO E CIRURGIA: CONSULTA DE ENFERMAGEM
title_fullStr PREPARAÇÃO DA CRIANÇA PARA A HOSPITALIZAÇÃO E CIRURGIA: CONSULTA DE ENFERMAGEM
title_full_unstemmed PREPARAÇÃO DA CRIANÇA PARA A HOSPITALIZAÇÃO E CIRURGIA: CONSULTA DE ENFERMAGEM
title_sort PREPARAÇÃO DA CRIANÇA PARA A HOSPITALIZAÇÃO E CIRURGIA: CONSULTA DE ENFERMAGEM
author Serra, Maria Mariana Monteiro da Silva
author_facet Serra, Maria Mariana Monteiro da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serra, Maria Mariana Monteiro da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Hospitalização
Enfermagem
Ansiedade
Dor
topic Criança
Hospitalização
Enfermagem
Ansiedade
Dor
description Procedimentos médicos e cirúrgicos impostos pela necessidade de cirurgia são uma das maiores causas de ansiedade, medo e dor durante a hospitalização, podendo originar na criança alterações de comportamento, cujas consequências se podem manter a curto ou a longo prazo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a efetividade de um programa de preparação da criança para a hospitalização e cirurgia, através de uma consulta de enfermagem. Foi delineado um estudo randomizado, controlado, com avaliação cega, envolvendo 32 crianças, entre os 5 e os 18 anos, internadas para cirurgia programada. A efetividade do programa foi medida avaliando a ansiedade, medo e dor vivenciados ao longo da hospitalização (período pré e pós-operatório). A intervenção realizada consistiu numa consulta de enfermagem onde se deu informação e oportunidade de manipulação de material hospitalar. Esta atividade decorreu 5 a 10 dias antes da cirurgia e por um período médio de 45minutos. O programa apenas se revelou eficaz no controlo da dor (p<0,05), demonstrando que as crianças submetidas ao programa apresentavam níveis de dor inferior e dor mais controlada no pós-operatório. Quanto ao controlo de ansiedade e medo, apesar dos estudos demonstrarem que este tipo de preparação permite à criança sentir menos ansiedade e medo perante a hospitalização e cirurgia, o nosso estudo não obteve esta conclusão. Apesar das limitações do estudo, o programa de preparação da criança para a hospitalização e cirurgia parece apenas ser útil no controlo da dor, no pós-operatório. Todavia, os autores reconhecem a importância da implementação deste programa, já que a ansiedade e medo do desconhecido são sempre piores que a ansiedade e medo de algo esperado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://web.esenfc.pt/?url=db7jDngl
TID:201770814
url http://web.esenfc.pt/?url=db7jDngl
identifier_str_mv TID:201770814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://web.esenfc.pt/?url=db7jDngl
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301730724151296