A Imagem da Mulher na Imprensa Feminina: estudo de caso em quatro revistas portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Bárbara Maria Josué
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/85321
Resumo: Dissertação de Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentada à Faculdade de Letras
id RCAP_ac4b5bed548d3c0899730cd10fd76114
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/85321
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Imagem da Mulher na Imprensa Feminina: estudo de caso em quatro revistas portuguesasThe Image of Women in the Female Press:case study in four Portuguese journalsmulherimprensarepresentaçãoanálisewomanpressrepresentationanalysisDissertação de Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentada à Faculdade de LetrasEsta dissertação enquadra-se no âmbito do Mestrado de Jornalismo e Comunicação, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e prende-se com a análise da construção da imagem da mulher na imprensa feminina em Portugal. Para o efeito, optou-se por se selecionar como objeto de análise as capas de quatro revistas femininas, nomeadamente, Activa, Cosmopolitan, LuxWoman, e ainda, a revista Cristina. A figura feminina, quando apresentada na capa de uma revista tende a apelar à sedução e às audiências. No entanto, a sociedade mudou e com ela as mentalidades, tendo a mulher adquirido maior paridade e protagonismo. Este trabalho de análise procura perceber quais os atributos das mulheres representados nas revistas. Com este objetivo, faz-se um breve Estado da Arte de teorias e conceitos sobre género, feminismo, corpo e media. A representação do corpo feminino, é um dos elementos estudados e abordados ao longo desta análise, visto que, está presente em todas as capas das revistas selecionadas e tem o intuito de chamar a atenção do consumidor. O conceito de feminismo é, também objeto de estudo nesta dissertação, pelo seu carácter histórico e pela importância que possuiu na luta pela igualdade de género. Esta dissertação recorre à análise de conteúdo com o objetivo de levantar indicadores que permitam analisar tendências de representação das mulheres nas revistas portuguesas. A dissertação procura ainda cotejar os dados recolhidos com a literatura nacional e internacional produzida sobre a imagem feminina na imprensa.This thesis fits into the Journalism and Communication Master’s Degree of Letters School from University of Coimbra, and deals with the analysis of the construction of the image of women in the women's press in Portugal. For this porpoise, we opted to select the covers of four women's magazines, namely Activa, Cosmopolitan, LuxWoman, and Cristina magazine.The female figure, when presented on the cover of a magazine tends to appeal to seduction and audiences. However, society changed and with it the mentalities, having the woman acquired greater parity and protagonism. With this objective, it makes a brief State of the Art of theories and concepts about gender, feminism, body and the media. The representation of the female body is one of the elements studied and approached throughout this analysis, since it is present in all the covers of the analyzed magazines and is intended to draw the attention of the consumer. The concept of feminism is also the object of study in this dissertation, its historical character and the importance it has in the struggle for gender equality.This thesis uses content analysis with the objective of raising indicators that allow the analysis of trends in the representation of women in Portuguese journals. The dissertation also seeks to compare the data collected with the national and international literature produced on the female image in the press.The dissertation also seeks to compare the data collected with the national and international literature produced on the female image in the press.2017-10-102023-10-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/85321http://hdl.handle.net/10316/85321TID:202042650porDuarte, Bárbara Maria Josuéinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T10:51:44Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/85321Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:39.729011Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Imagem da Mulher na Imprensa Feminina: estudo de caso em quatro revistas portuguesas
The Image of Women in the Female Press:case study in four Portuguese journals
title A Imagem da Mulher na Imprensa Feminina: estudo de caso em quatro revistas portuguesas
spellingShingle A Imagem da Mulher na Imprensa Feminina: estudo de caso em quatro revistas portuguesas
Duarte, Bárbara Maria Josué
mulher
imprensa
representação
análise
woman
press
representation
analysis
title_short A Imagem da Mulher na Imprensa Feminina: estudo de caso em quatro revistas portuguesas
title_full A Imagem da Mulher na Imprensa Feminina: estudo de caso em quatro revistas portuguesas
title_fullStr A Imagem da Mulher na Imprensa Feminina: estudo de caso em quatro revistas portuguesas
title_full_unstemmed A Imagem da Mulher na Imprensa Feminina: estudo de caso em quatro revistas portuguesas
title_sort A Imagem da Mulher na Imprensa Feminina: estudo de caso em quatro revistas portuguesas
author Duarte, Bárbara Maria Josué
author_facet Duarte, Bárbara Maria Josué
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Bárbara Maria Josué
dc.subject.por.fl_str_mv mulher
imprensa
representação
análise
woman
press
representation
analysis
topic mulher
imprensa
representação
análise
woman
press
representation
analysis
description Dissertação de Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentada à Faculdade de Letras
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-10
2023-10-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/85321
http://hdl.handle.net/10316/85321
TID:202042650
url http://hdl.handle.net/10316/85321
identifier_str_mv TID:202042650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133959069630464