Interações on-line nas atividades de orientação de trabalhos finais de curso: um estudo sobre as práticas dos orientadores no Brasil e em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Constantino, Paulo Roberto Prado
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Henriques, Susana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/8091
Resumo: Este artigo é parte de uma investigação mais ampla sobre os fundamentos e práticas de orientação dos trabalhos finais de cursos em modalidades on-line [dissertações, teses, monografias, projetos experimentais], com foco sobre instituições educacionais superiores em Portugal e no Brasil. No presente, a reflexão assenta-se sobre as interações on-line desenvolvidas durante estas orientações. A partir da análise de conteúdo em entrevistas com oito professores, pretendeu-se um mapeamento das preferências e práticas de interações, analisando aspectos que envolvem os canais comunicacionais e seus recursos e tipos; os tempos e modos para interações síncronas e assíncronas e a sua periodicidade; a formação de redes sociais e comunidades de aprendizagem; e os substratos das relações entre os indivíduos e da criação de redes comunicacionais com finalidades de aprendizagem. Os resultados apontam algumas diretivas para a educação on-line, como contributos da pesquisa.
id RCAP_accc528be53f0c95aa94c0a21edff094
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8091
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interações on-line nas atividades de orientação de trabalhos finais de curso: um estudo sobre as práticas dos orientadores no Brasil e em PortugalOnline interactions in the orientation activities of final works: a study of the advisors in Brazil and PortugalInterações on-lineOrientação de trabalhos finaisFormação de professoresOnline interactionsFinal works orientationTeacher developmentEste artigo é parte de uma investigação mais ampla sobre os fundamentos e práticas de orientação dos trabalhos finais de cursos em modalidades on-line [dissertações, teses, monografias, projetos experimentais], com foco sobre instituições educacionais superiores em Portugal e no Brasil. No presente, a reflexão assenta-se sobre as interações on-line desenvolvidas durante estas orientações. A partir da análise de conteúdo em entrevistas com oito professores, pretendeu-se um mapeamento das preferências e práticas de interações, analisando aspectos que envolvem os canais comunicacionais e seus recursos e tipos; os tempos e modos para interações síncronas e assíncronas e a sua periodicidade; a formação de redes sociais e comunidades de aprendizagem; e os substratos das relações entre os indivíduos e da criação de redes comunicacionais com finalidades de aprendizagem. Os resultados apontam algumas diretivas para a educação on-line, como contributos da pesquisa.This article is part of a wider research of the foundations and practices of orientation of the final works in online modalities [dissertations, theses, monographs, projects], focusing on higher educational institutions in Portugal and Brazil. At present, the reflection is based on the online interactions developed during these works, verifying the possibilities between advisors and students, between advisors and of these and the supervision of the courses. From the analysis of content in interviews with eight guiding teachers, it was intended a mapping of preferences and practices of interactions, analyzing aspects that involve the communication channels and their resources and types; times and modes for synchronous and asynchronous interactions and their periodicity; the formation of social networks and learning communities; and the substrates of the relationships and the creation of communication networks for learning purposes. The results point out some guidelines for online education as research contributions.Repositório AbertoConstantino, Paulo Roberto PradoHenriques, Susana2019-04-11T09:28:42Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/8091porConstantino, Paulo Roberto Prato; Henriques, Susana - Interações on-line nas atividades de orientação de trabalhos finais de curso: um estudo sobre as práticas dos orientadores no Brasil e em Portugal. "Revista Diálogo Educacional" [Em linha]. ISSN 1518-3483 (Print) 1981-416X (Online). Vol. 19, nº 60 (jan./mar. 2019), p. 117-1361518-348310.7213/1981-416X.19.060.DS06info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:28:59Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8091Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:13.876518Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interações on-line nas atividades de orientação de trabalhos finais de curso: um estudo sobre as práticas dos orientadores no Brasil e em Portugal
Online interactions in the orientation activities of final works: a study of the advisors in Brazil and Portugal
title Interações on-line nas atividades de orientação de trabalhos finais de curso: um estudo sobre as práticas dos orientadores no Brasil e em Portugal
spellingShingle Interações on-line nas atividades de orientação de trabalhos finais de curso: um estudo sobre as práticas dos orientadores no Brasil e em Portugal
Constantino, Paulo Roberto Prado
Interações on-line
Orientação de trabalhos finais
Formação de professores
Online interactions
Final works orientation
Teacher development
title_short Interações on-line nas atividades de orientação de trabalhos finais de curso: um estudo sobre as práticas dos orientadores no Brasil e em Portugal
title_full Interações on-line nas atividades de orientação de trabalhos finais de curso: um estudo sobre as práticas dos orientadores no Brasil e em Portugal
title_fullStr Interações on-line nas atividades de orientação de trabalhos finais de curso: um estudo sobre as práticas dos orientadores no Brasil e em Portugal
title_full_unstemmed Interações on-line nas atividades de orientação de trabalhos finais de curso: um estudo sobre as práticas dos orientadores no Brasil e em Portugal
title_sort Interações on-line nas atividades de orientação de trabalhos finais de curso: um estudo sobre as práticas dos orientadores no Brasil e em Portugal
author Constantino, Paulo Roberto Prado
author_facet Constantino, Paulo Roberto Prado
Henriques, Susana
author_role author
author2 Henriques, Susana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Constantino, Paulo Roberto Prado
Henriques, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Interações on-line
Orientação de trabalhos finais
Formação de professores
Online interactions
Final works orientation
Teacher development
topic Interações on-line
Orientação de trabalhos finais
Formação de professores
Online interactions
Final works orientation
Teacher development
description Este artigo é parte de uma investigação mais ampla sobre os fundamentos e práticas de orientação dos trabalhos finais de cursos em modalidades on-line [dissertações, teses, monografias, projetos experimentais], com foco sobre instituições educacionais superiores em Portugal e no Brasil. No presente, a reflexão assenta-se sobre as interações on-line desenvolvidas durante estas orientações. A partir da análise de conteúdo em entrevistas com oito professores, pretendeu-se um mapeamento das preferências e práticas de interações, analisando aspectos que envolvem os canais comunicacionais e seus recursos e tipos; os tempos e modos para interações síncronas e assíncronas e a sua periodicidade; a formação de redes sociais e comunidades de aprendizagem; e os substratos das relações entre os indivíduos e da criação de redes comunicacionais com finalidades de aprendizagem. Os resultados apontam algumas diretivas para a educação on-line, como contributos da pesquisa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-11T09:28:42Z
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/8091
url http://hdl.handle.net/10400.2/8091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Constantino, Paulo Roberto Prato; Henriques, Susana - Interações on-line nas atividades de orientação de trabalhos finais de curso: um estudo sobre as práticas dos orientadores no Brasil e em Portugal. "Revista Diálogo Educacional" [Em linha]. ISSN 1518-3483 (Print) 1981-416X (Online). Vol. 19, nº 60 (jan./mar. 2019), p. 117-136
1518-3483
10.7213/1981-416X.19.060.DS06
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135061627371520