Relação de ajuda em pediatria: perspetiva dos pais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Elsa Margarida Magalhães Simões
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Rocha, Amarílis Pereira, orient.
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1683
Resumo: Enquadramento: Cuidar em pediatria baseia-se numa filosofia muito própria, que privilegia a prestação de cuidados em parceria e centrados na família. A relação de ajuda é considerada um instrumento de cuidados de enfermagem fundamental. O conhecimento da perceção que os pais têm acerca da relação de ajuda estabelecida pelos enfermeiros dos serviços de pediatria é indispensável para a busca de conhecimento e aquisição de competências para conseguir estabelecer uma relação de ajuda com a criança/adolescente/família, baseada no respeito, congruência e empatia. Objetivos: Avaliar a perspetiva da família das crianças/adolescentes acerca do desempenho da relação de ajuda dos enfermeiros que as cuidam; Verificar a influência das variáveis sociodemográficas dos pais na perceção que têm sobre a relação de ajuda estabelecida pelos enfermeiros. Métodos: Estudo de natureza quantitativa, transversal, descritivo, correlacional, realizado numa amostra não probabilística, por conveniência, constituída por 203 pais que acompanharam os filhos nos serviços de pediatria. O instrumento de recolha de dados utilizado inclui questões para a caraterização sociodemográfica da amostra e o inventário de relações interpessoais de Barrett-Lennard, versão OS-40 que avalia a relação de ajuda nas suas quatro dimensões: nível de respeito, compreensão empática, incondicionalidade e congruência. Resultados: O nível de respeito e incondicionalidade são percecionados pelas mães de forma muito positiva, enquanto que pelos pais é mais valorizada a compreensão empática e congruência. Obtiveram-se ordenações médias superiores nos pais com idades compreendidas entre 29-35 anos em todas as dimensões, exceto na congruência. Os pais que residem em meio urbano obtiveram scores superiores na relação de ajuda. Na unidade de neonatologia observaram-se ordenações médias mais elevadas para todas as dimensões da relação de ajuda e na pediatria, ordenações médias mais baixas. Conclusões: Os pais das crianças/adolescentes internados têm uma perceção positiva da relação de ajuda. Nas dimensões nível de respeito e compreensão empática apresentaram scores mais elevados, seguidos da congruência e, com score mais baixo, a incondicionalidade do respeito. Sugere-se a implementação de formação contínua na equipa de enfermagem acerca da relação de ajuda e a continuidade da investigação nesta área. Palavras-chave: Relação de ajuda, família, enfermeiro, pediatria.
id RCAP_acfb6a2c4bb9657578946f13a49223d5
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1683
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relação de ajuda em pediatria: perspetiva dos paisAtitude perante a saúdeCompetência clínicaCompetência profissionalComportamento de ajudaEnfermagem pediátricaPaisPapelRelação profissional-famíliaAttitude to healthClinical competenceHelping behaviorParentsPediatric nursingProfessional competenceProfessional-family relationsRoleEnquadramento: Cuidar em pediatria baseia-se numa filosofia muito própria, que privilegia a prestação de cuidados em parceria e centrados na família. A relação de ajuda é considerada um instrumento de cuidados de enfermagem fundamental. O conhecimento da perceção que os pais têm acerca da relação de ajuda estabelecida pelos enfermeiros dos serviços de pediatria é indispensável para a busca de conhecimento e aquisição de competências para conseguir estabelecer uma relação de ajuda com a criança/adolescente/família, baseada no respeito, congruência e empatia. Objetivos: Avaliar a perspetiva da família das crianças/adolescentes acerca do desempenho da relação de ajuda dos enfermeiros que as cuidam; Verificar a influência das variáveis sociodemográficas dos pais na perceção que têm sobre a relação de ajuda estabelecida pelos enfermeiros. Métodos: Estudo de natureza quantitativa, transversal, descritivo, correlacional, realizado numa amostra não probabilística, por conveniência, constituída por 203 pais que acompanharam os filhos nos serviços de pediatria. O instrumento de recolha de dados utilizado inclui questões para a caraterização sociodemográfica da amostra e o inventário de relações interpessoais de Barrett-Lennard, versão OS-40 que avalia a relação de ajuda nas suas quatro dimensões: nível de respeito, compreensão empática, incondicionalidade e congruência. Resultados: O nível de respeito e incondicionalidade são percecionados pelas mães de forma muito positiva, enquanto que pelos pais é mais valorizada a compreensão empática e congruência. Obtiveram-se ordenações médias superiores nos pais com idades compreendidas entre 29-35 anos em todas as dimensões, exceto na congruência. Os pais que residem em meio urbano obtiveram scores superiores na relação de ajuda. Na unidade de neonatologia observaram-se ordenações médias mais elevadas para todas as dimensões da relação de ajuda e na pediatria, ordenações médias mais baixas. Conclusões: Os pais das crianças/adolescentes internados têm uma perceção positiva da relação de ajuda. Nas dimensões nível de respeito e compreensão empática apresentaram scores mais elevados, seguidos da congruência e, com score mais baixo, a incondicionalidade do respeito. Sugere-se a implementação de formação contínua na equipa de enfermagem acerca da relação de ajuda e a continuidade da investigação nesta área. Palavras-chave: Relação de ajuda, família, enfermeiro, pediatria.ABSTRACT Context: Taking care in paediatrics is based on a very specific philosophy which privileges partnership and family-centred care. Help Relationship is considered a fundamental instrument for nursing. Knowing the perception that parents have on the Help Relationship set up by nurses on the paediatrics service is indispensable in the search for knowledge and to acquire the skills to establish a Help Relationship with the child/adolescent/family, based on regard, congruence and empathy. Objectives: To evaluate the perspective of the children/adolescents’ family on the role of Help Relationship with the nurses that take care of them; to verify the influence of sociodemographic variables in the parents’ perception on the Help Relationship established by nurses. Methodology: A study of quantitative, transversal, descriptive and co-relational nature, carried out in a non-probabilistic sample, by convenience, formed by 203 parents that accompanied their children to the paediatrics service. The instrument for collecting data included a questionnaire for socio-demographic characterisation of the sample and the Barrett-Lennard Interpersonal Relationships Inventory, version OS-40, which evaluates Help Relationship in its four dimensions: level of regard, empathic understanding, unconditionality and congruence. Results: Level of regard and unconditionality are perceived by mothers in a very positive way, whereas fathers value empathic understanding and congruence. Higher average scores were obtained by parents between the ages 29-35 in all dimensions, except for congruence. Parents living in urban areas got higher scores in what respects Help Relationship. In the newly-born unit higher average scores were observed in all dimensions of Help Relationship and in the paediatrics unit the average scores were lower. Conclusions: The parents of hospitalised children/adolescents have a positive perception on Help Relationship. Level of regard and empathic understanding got higher scores, followed by congruence and, with the lowest score, unconditionality. We suggest implementing continuous training for nurses on the subject and further investigation in this area. Keywords: Help Relationship, family, nurse, paediatrics.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuAlmeida, Elsa Margarida Magalhães SimõesRocha, Amarílis Pereira, orient.2013-04-17T15:29:36Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1683porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:01Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1683Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:00.519996Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação de ajuda em pediatria: perspetiva dos pais
title Relação de ajuda em pediatria: perspetiva dos pais
spellingShingle Relação de ajuda em pediatria: perspetiva dos pais
Almeida, Elsa Margarida Magalhães Simões
Atitude perante a saúde
Competência clínica
Competência profissional
Comportamento de ajuda
Enfermagem pediátrica
Pais
Papel
Relação profissional-família
Attitude to health
Clinical competence
Helping behavior
Parents
Pediatric nursing
Professional competence
Professional-family relations
Role
title_short Relação de ajuda em pediatria: perspetiva dos pais
title_full Relação de ajuda em pediatria: perspetiva dos pais
title_fullStr Relação de ajuda em pediatria: perspetiva dos pais
title_full_unstemmed Relação de ajuda em pediatria: perspetiva dos pais
title_sort Relação de ajuda em pediatria: perspetiva dos pais
author Almeida, Elsa Margarida Magalhães Simões
author_facet Almeida, Elsa Margarida Magalhães Simões
Rocha, Amarílis Pereira, orient.
author_role author
author2 Rocha, Amarílis Pereira, orient.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Elsa Margarida Magalhães Simões
Rocha, Amarílis Pereira, orient.
dc.subject.por.fl_str_mv Atitude perante a saúde
Competência clínica
Competência profissional
Comportamento de ajuda
Enfermagem pediátrica
Pais
Papel
Relação profissional-família
Attitude to health
Clinical competence
Helping behavior
Parents
Pediatric nursing
Professional competence
Professional-family relations
Role
topic Atitude perante a saúde
Competência clínica
Competência profissional
Comportamento de ajuda
Enfermagem pediátrica
Pais
Papel
Relação profissional-família
Attitude to health
Clinical competence
Helping behavior
Parents
Pediatric nursing
Professional competence
Professional-family relations
Role
description Enquadramento: Cuidar em pediatria baseia-se numa filosofia muito própria, que privilegia a prestação de cuidados em parceria e centrados na família. A relação de ajuda é considerada um instrumento de cuidados de enfermagem fundamental. O conhecimento da perceção que os pais têm acerca da relação de ajuda estabelecida pelos enfermeiros dos serviços de pediatria é indispensável para a busca de conhecimento e aquisição de competências para conseguir estabelecer uma relação de ajuda com a criança/adolescente/família, baseada no respeito, congruência e empatia. Objetivos: Avaliar a perspetiva da família das crianças/adolescentes acerca do desempenho da relação de ajuda dos enfermeiros que as cuidam; Verificar a influência das variáveis sociodemográficas dos pais na perceção que têm sobre a relação de ajuda estabelecida pelos enfermeiros. Métodos: Estudo de natureza quantitativa, transversal, descritivo, correlacional, realizado numa amostra não probabilística, por conveniência, constituída por 203 pais que acompanharam os filhos nos serviços de pediatria. O instrumento de recolha de dados utilizado inclui questões para a caraterização sociodemográfica da amostra e o inventário de relações interpessoais de Barrett-Lennard, versão OS-40 que avalia a relação de ajuda nas suas quatro dimensões: nível de respeito, compreensão empática, incondicionalidade e congruência. Resultados: O nível de respeito e incondicionalidade são percecionados pelas mães de forma muito positiva, enquanto que pelos pais é mais valorizada a compreensão empática e congruência. Obtiveram-se ordenações médias superiores nos pais com idades compreendidas entre 29-35 anos em todas as dimensões, exceto na congruência. Os pais que residem em meio urbano obtiveram scores superiores na relação de ajuda. Na unidade de neonatologia observaram-se ordenações médias mais elevadas para todas as dimensões da relação de ajuda e na pediatria, ordenações médias mais baixas. Conclusões: Os pais das crianças/adolescentes internados têm uma perceção positiva da relação de ajuda. Nas dimensões nível de respeito e compreensão empática apresentaram scores mais elevados, seguidos da congruência e, com score mais baixo, a incondicionalidade do respeito. Sugere-se a implementação de formação contínua na equipa de enfermagem acerca da relação de ajuda e a continuidade da investigação nesta área. Palavras-chave: Relação de ajuda, família, enfermeiro, pediatria.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-04-17T15:29:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/1683
url http://hdl.handle.net/10400.19/1683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130875308277760