As vitrines das pinturas do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP–Brasil. O projeto museográfico de Lina Bo Bardi e a evolução na conservação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/30785 |
Resumo: | Este artigo foca o retorno do projeto museográfico de Lina Bo Bardi para as pinturas do Museu de Arte de São Paulo, MASP (Brasil), um dos museus mais importantes do hemisfério sul, graças ao seu acervo de arte europeia. Analisam-se a evolução da conservação das pinturas através das diferentes tipologias e sistemas de proteção com vitrines, vidros, assim como proteções do reverso, utilizados em pinturas ao longo de 50 anos, com o propósito de preservação durante exposições de longa duração e empréstimos entre museus. Se debatem os possíveis problemas de conservação derivados do fechamento das pinturas em microclimas, os efeitos dos contaminantes e da humidade relativa. |
id |
RCAP_ae3025ef7b8c258ce28ce3f8bf47cd05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30785 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As vitrines das pinturas do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP–Brasil. O projeto museográfico de Lina Bo Bardi e a evolução na conservaçãoThe showcases of the paintings of the São Paulo Art Museum Assis Chateaubriand, MASP-Brazil. The Lina Bo Bardi museum project and the evolution in conservationLas vitrinas de las pinturas del Museo de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP –Brasil. El proyecto museografico de Lina Bo Bardi y la evolución en la conservaciónMASPVitrinesVidrosPinturasConservaçãoCOVGlassPaintingConservationVOCMarco-vitrinaVidriosPinturasConservaciónEste artigo foca o retorno do projeto museográfico de Lina Bo Bardi para as pinturas do Museu de Arte de São Paulo, MASP (Brasil), um dos museus mais importantes do hemisfério sul, graças ao seu acervo de arte europeia. Analisam-se a evolução da conservação das pinturas através das diferentes tipologias e sistemas de proteção com vitrines, vidros, assim como proteções do reverso, utilizados em pinturas ao longo de 50 anos, com o propósito de preservação durante exposições de longa duração e empréstimos entre museus. Se debatem os possíveis problemas de conservação derivados do fechamento das pinturas em microclimas, os efeitos dos contaminantes e da humidade relativa.This paper aims to highlight the museography of Lina Bo Bardi for exhibiting paintings at the Museum of Art of São Paulo, MASP (Brasil), one of the most relevant collections of European art in a museum in the southern hemisphere. Analysed here is the evolution of glazed paintings, different glasses as the different types of backing board used in the permanent exhibition over 50 years for loans and conservation purposes. Emphases are given to the possible relationship between the condition of the art work and the effects of pollutants and relative humidity inside the microclimate vitrine.Este artículo pretende dar a conocer la recuperación del proyecto museografico de Lina Bo Bardi para el Museo de Arte de S. Paulo, MASP (Brasil), uno de los más importantes por su acervo europeo en el hemisferio sur. Se analiza la evolución de los sistemas y tipologias de marco-vitrina, vidrios y protecciones al reverso utilizados para la exposición de pinturas a largo de 50 años, para su conservación y préstamos entre museos y se debaten los posibles problemas de conservación derivados del encerramiento de las obras en microclimas y los efectos de contaminantes y humedad relativa.Grupo Espanol del IICVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaBarbosa, KarenMoreira, PatríciaVieira, Eduarda2020-07-06T10:04:29Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/30785porBarbosa, K. C., Moreira, P., Vieira, E. (2019). As vitrines das pinturas do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP–Brasil. O projeto museográfico de Lina Bo Bardi e a evolução na conservação. Ge-conservación, 15, 18-261989-856810.37558/gec.v15i0.577info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:36:18Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30785Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:24:44.123750Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As vitrines das pinturas do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP–Brasil. O projeto museográfico de Lina Bo Bardi e a evolução na conservação The showcases of the paintings of the São Paulo Art Museum Assis Chateaubriand, MASP-Brazil. The Lina Bo Bardi museum project and the evolution in conservation Las vitrinas de las pinturas del Museo de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP –Brasil. El proyecto museografico de Lina Bo Bardi y la evolución en la conservación |
title |
As vitrines das pinturas do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP–Brasil. O projeto museográfico de Lina Bo Bardi e a evolução na conservação |
spellingShingle |
As vitrines das pinturas do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP–Brasil. O projeto museográfico de Lina Bo Bardi e a evolução na conservação Barbosa, Karen MASP Vitrines Vidros Pinturas Conservação COV Glass Painting Conservation VOC Marco-vitrina Vidrios Pinturas Conservación |
title_short |
As vitrines das pinturas do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP–Brasil. O projeto museográfico de Lina Bo Bardi e a evolução na conservação |
title_full |
As vitrines das pinturas do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP–Brasil. O projeto museográfico de Lina Bo Bardi e a evolução na conservação |
title_fullStr |
As vitrines das pinturas do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP–Brasil. O projeto museográfico de Lina Bo Bardi e a evolução na conservação |
title_full_unstemmed |
As vitrines das pinturas do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP–Brasil. O projeto museográfico de Lina Bo Bardi e a evolução na conservação |
title_sort |
As vitrines das pinturas do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP–Brasil. O projeto museográfico de Lina Bo Bardi e a evolução na conservação |
author |
Barbosa, Karen |
author_facet |
Barbosa, Karen Moreira, Patrícia Vieira, Eduarda |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Patrícia Vieira, Eduarda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Karen Moreira, Patrícia Vieira, Eduarda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MASP Vitrines Vidros Pinturas Conservação COV Glass Painting Conservation VOC Marco-vitrina Vidrios Pinturas Conservación |
topic |
MASP Vitrines Vidros Pinturas Conservação COV Glass Painting Conservation VOC Marco-vitrina Vidrios Pinturas Conservación |
description |
Este artigo foca o retorno do projeto museográfico de Lina Bo Bardi para as pinturas do Museu de Arte de São Paulo, MASP (Brasil), um dos museus mais importantes do hemisfério sul, graças ao seu acervo de arte europeia. Analisam-se a evolução da conservação das pinturas através das diferentes tipologias e sistemas de proteção com vitrines, vidros, assim como proteções do reverso, utilizados em pinturas ao longo de 50 anos, com o propósito de preservação durante exposições de longa duração e empréstimos entre museus. Se debatem os possíveis problemas de conservação derivados do fechamento das pinturas em microclimas, os efeitos dos contaminantes e da humidade relativa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2020-07-06T10:04:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/30785 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/30785 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Barbosa, K. C., Moreira, P., Vieira, E. (2019). As vitrines das pinturas do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP–Brasil. O projeto museográfico de Lina Bo Bardi e a evolução na conservação. Ge-conservación, 15, 18-26 1989-8568 10.37558/gec.v15i0.577 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo Espanol del IIC |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo Espanol del IIC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131959486578688 |