As vitrines das pinturas do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP–Brasil. O projeto museográfico de Lina Bo Bardi e a evolução na conservação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Karen
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Moreira, Patrícia, Vieira, Eduarda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/30785
Resumo: Este artigo foca o retorno do projeto museográfico de Lina Bo Bardi para as pinturas do Museu de Arte de São Paulo, MASP (Brasil), um dos museus mais importantes do hemisfério sul, graças ao seu acervo de arte europeia. Analisam-se a evolução da conservação das pinturas através das diferentes tipologias e sistemas de proteção com vitrines, vidros, assim como proteções do reverso, utilizados em pinturas ao longo de 50 anos, com o propósito de preservação durante exposições de longa duração e empréstimos entre museus. Se debatem os possíveis problemas de conservação derivados do fechamento das pinturas em microclimas, os efeitos dos contaminantes e da humidade relativa.
id RCAP_ae3025ef7b8c258ce28ce3f8bf47cd05
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30785
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As vitrines das pinturas do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP–Brasil. O projeto museográfico de Lina Bo Bardi e a evolução na conservaçãoThe showcases of the paintings of the São Paulo Art Museum Assis Chateaubriand, MASP-Brazil. The Lina Bo Bardi museum project and the evolution in conservationLas vitrinas de las pinturas del Museo de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP –Brasil. El proyecto museografico de Lina Bo Bardi y la evolución en la conservaciónMASPVitrinesVidrosPinturasConservaçãoCOVGlassPaintingConservationVOCMarco-vitrinaVidriosPinturasConservaciónEste artigo foca o retorno do projeto museográfico de Lina Bo Bardi para as pinturas do Museu de Arte de São Paulo, MASP (Brasil), um dos museus mais importantes do hemisfério sul, graças ao seu acervo de arte europeia. Analisam-se a evolução da conservação das pinturas através das diferentes tipologias e sistemas de proteção com vitrines, vidros, assim como proteções do reverso, utilizados em pinturas ao longo de 50 anos, com o propósito de preservação durante exposições de longa duração e empréstimos entre museus. Se debatem os possíveis problemas de conservação derivados do fechamento das pinturas em microclimas, os efeitos dos contaminantes e da humidade relativa.This paper aims to highlight the museography of Lina Bo Bardi for exhibiting paintings at the Museum of Art of São Paulo, MASP (Brasil), one of the most relevant collections of European art in a museum in the southern hemisphere. Analysed here is the evolution of glazed paintings, different glasses as the different types of backing board used in the permanent exhibition over 50 years for loans and conservation purposes. Emphases are given to the possible relationship between the condition of the art work and the effects of pollutants and relative humidity inside the microclimate vitrine.Este artículo pretende dar a conocer la recuperación del proyecto museografico de Lina Bo Bardi para el Museo de Arte de S. Paulo, MASP (Brasil), uno de los más importantes por su acervo europeo en el hemisferio sur. Se analiza la evolución de los sistemas y tipologias de marco-vitrina, vidrios y protecciones al reverso utilizados para la exposición de pinturas a largo de 50 años, para su conservación y préstamos entre museos y se debaten los posibles problemas de conservación derivados del encerramiento de las obras en microclimas y los efectos de contaminantes y humedad relativa.Grupo Espanol del IICVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaBarbosa, KarenMoreira, PatríciaVieira, Eduarda2020-07-06T10:04:29Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/30785porBarbosa, K. C., Moreira, P., Vieira, E. (2019). As vitrines das pinturas do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP–Brasil. O projeto museográfico de Lina Bo Bardi e a evolução na conservação. Ge-conservación, 15, 18-261989-856810.37558/gec.v15i0.577info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:36:18Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30785Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:24:44.123750Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As vitrines das pinturas do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP–Brasil. O projeto museográfico de Lina Bo Bardi e a evolução na conservação
The showcases of the paintings of the São Paulo Art Museum Assis Chateaubriand, MASP-Brazil. The Lina Bo Bardi museum project and the evolution in conservation
Las vitrinas de las pinturas del Museo de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP –Brasil. El proyecto museografico de Lina Bo Bardi y la evolución en la conservación
title As vitrines das pinturas do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP–Brasil. O projeto museográfico de Lina Bo Bardi e a evolução na conservação
spellingShingle As vitrines das pinturas do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP–Brasil. O projeto museográfico de Lina Bo Bardi e a evolução na conservação
Barbosa, Karen
MASP
Vitrines
Vidros
Pinturas
Conservação
COV
Glass
Painting
Conservation
VOC
Marco-vitrina
Vidrios
Pinturas
Conservación
title_short As vitrines das pinturas do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP–Brasil. O projeto museográfico de Lina Bo Bardi e a evolução na conservação
title_full As vitrines das pinturas do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP–Brasil. O projeto museográfico de Lina Bo Bardi e a evolução na conservação
title_fullStr As vitrines das pinturas do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP–Brasil. O projeto museográfico de Lina Bo Bardi e a evolução na conservação
title_full_unstemmed As vitrines das pinturas do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP–Brasil. O projeto museográfico de Lina Bo Bardi e a evolução na conservação
title_sort As vitrines das pinturas do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP–Brasil. O projeto museográfico de Lina Bo Bardi e a evolução na conservação
author Barbosa, Karen
author_facet Barbosa, Karen
Moreira, Patrícia
Vieira, Eduarda
author_role author
author2 Moreira, Patrícia
Vieira, Eduarda
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Karen
Moreira, Patrícia
Vieira, Eduarda
dc.subject.por.fl_str_mv MASP
Vitrines
Vidros
Pinturas
Conservação
COV
Glass
Painting
Conservation
VOC
Marco-vitrina
Vidrios
Pinturas
Conservación
topic MASP
Vitrines
Vidros
Pinturas
Conservação
COV
Glass
Painting
Conservation
VOC
Marco-vitrina
Vidrios
Pinturas
Conservación
description Este artigo foca o retorno do projeto museográfico de Lina Bo Bardi para as pinturas do Museu de Arte de São Paulo, MASP (Brasil), um dos museus mais importantes do hemisfério sul, graças ao seu acervo de arte europeia. Analisam-se a evolução da conservação das pinturas através das diferentes tipologias e sistemas de proteção com vitrines, vidros, assim como proteções do reverso, utilizados em pinturas ao longo de 50 anos, com o propósito de preservação durante exposições de longa duração e empréstimos entre museus. Se debatem os possíveis problemas de conservação derivados do fechamento das pinturas em microclimas, os efeitos dos contaminantes e da humidade relativa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-07-06T10:04:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/30785
url http://hdl.handle.net/10400.14/30785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Barbosa, K. C., Moreira, P., Vieira, E. (2019). As vitrines das pinturas do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP–Brasil. O projeto museográfico de Lina Bo Bardi e a evolução na conservação. Ge-conservación, 15, 18-26
1989-8568
10.37558/gec.v15i0.577
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo Espanol del IIC
publisher.none.fl_str_mv Grupo Espanol del IIC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131959486578688